Bagas locais combinam bem com frutas estrangeiras. Um ótimo exemplo é uma receita de geléia de groselha com banana para o inverno. A geléia tem uma bela cor roxa escura, um aroma maravilhoso e um sabor brilhante de groselha com notas de banana. Mesmo a criança mais caprichosa terá dificuldade em recusar tal sobremesa.
Características de fazer geléia de groselha preta e vermelha para o inverno
A geléia de groselha tem uma cor menos interessante que a geléia de frutas vermelhas, mas é considerada mais saudável. Variedades de frutos grandes são adequadas para isso, já que frutos grandes passam pelo processo de processamento muito mais rápido. Além disso, é necessário levar em consideração a densidade e espessura da casca dos bagos. Para geléia, as groselhas de casca fina são mais adequadas.
Existem várias maneiras de fazer geléia de groselha. Por exemplo, se quiser preservar todo o conjunto de vitaminas contidas na fruta, então é melhor preparar frutos silvestres crus moendo e adicionando açúcar. Se você precisa de geléia madura, é melhor ferver as frutas com açúcar (ou sem) e enrolá-las em potes.
Apesar de a groselha preta ser considerada mais útil, a fruta vermelha também contém uma grande quantidade de vitaminas e microelementos. Variedades de frutos grandes são mais adequadas para cozinhar. Isso permitirá que a guloseima tenha uma consistência ideal e um sabor mais pronunciado.
A geléia de groselha não precisa ser cozida porque contém pectina.
Mas se você decidir aquecer as frutas vermelhas, o processo de cozimento deve ser mínimo. Como as groselhas são bastante azedas, você precisa adicionar um pouco mais de açúcar a elas do que às groselhas pretas.
Produtos necessários
Para fazer uma boa geléia usaremos a receita clássica. Contém os seguintes ingredientes:
- groselha preta – 0,5 kg;
- bananas – 0,5kg;
- açúcar – 0,5 kg.
Regras para preparar ingredientes
Antes de começar a cozinhar, você precisa preparar os ingredientes. Para fazer isso, você precisa remover galhos e detritos das frutas e selecionar frutas estragadas. Em seguida, enxágue as passas em água corrente e seque.Frutas ligeiramente verdes não precisam ser jogadas fora, mas você pode adicionar mais açúcar durante o cozimento. Descasque as bananas maduras e corte em cubos pequenos.
Como preparar o recipiente?
Vale dizer desde já que panelas de alumínio não podem ser utilizadas no preparo de sobremesas de frutas vermelhas, pois quando os ácidos entram em contato com o material, formam-se substâncias nocivas ao corpo humano. Os pratos devem ser esmaltados.
Além disso, os potes onde será colocada a geléia devem ser bem lavados e esterilizados.
As tampas metálicas envernizadas dos potes devem ser submetidas a um procedimento de fervura. Não se esqueça das ferramentas utilizadas no processo de cozimento. Recomenda-se usar apenas dispositivos de plástico ou madeira.
Processo de cozimento
O processo de confecção da geléia consiste em várias etapas:
- Misture os frutos lavados e secos com o açúcar e bata no liquidificador até dissolver completamente.
- Adicione as bananas descascadas e picadas ao liquidificador.
- Misture os ingredientes e bata bem.
- Despeje a geléia em potes esterilizados e feche com as tampas pré-fervidas.
Armazenamento adicional de guloseimas
A geléia só deve ser guardada em local fresco, como uma adega, ou na geladeira. Temperatura de armazenamento recomendada até +12 °C. Se esta condição for atendida, o produto pode ser armazenado por até um ano e meio.