Tradicionalmente, o dolma é preparado com folhas de uva. Ao contrário dos rolinhos de repolho semelhantes, cujos ingredientes podem ser encontrados em qualquer época do ano, preparar dolma no inverno e na primavera torna-se problemático. Embora o repolho seja vendido nas lojas o ano todo, as folhas de uva só podem ser encontradas no verão. Para preparar dolma, é preciso preparar folhas de uva para o inverno. Existem várias opções de preparo de folhas de uva para o inverno.
Características da colheita de folhas de uva para o inverno
Para preparar a folhagem para o inverno, primeiro você precisa decidir o momento. As folhas novas que começam a aparecer antes do florescimento da videira são adequadas para o dolma. E se levarmos em conta que a videira cresce continuamente ao longo do período vegetativo, então a colheita das folhas começa no final da primavera e termina no outono.
Para preparar o prato, utiliza-se apenas a folhagem das castas brancas. Essas folhas são suculentas e macias, perfeitas para dolma. As variedades vermelhas têm folhas secas e pegajosas. A carne picada neles ficará seca e as próprias folhas ficarão duras após o cozimento.
Seleção e preparação de folhas de uva
Para os preparos, utilizam-se folhas de uva, que crescem longe das estradas. As folhas do dolma devem ser suculentas e jovens, de tom esmeralda claro. Eles são fáceis de distinguir dos antigos. Além disso, não devem apresentar sinais de danos, marcas de insetos, manchas ou placas. São escolhidas folhas saudáveis e elásticas. Se as plantas foram recentemente tratadas com produtos químicos, evite coletar folhas por várias semanas.
Antes de colher a folhagem, ela deve primeiro ser preparada. As folhas cortadas são colocadas em um recipiente fundo e enchido com água fria da torneira. Cada folha é então cuidadosamente lavada e reinspecionada. Depois de tudo lavado, são dispostos em camada fina à sombra e secos. Não há necessidade de secar muito, o principal é que só a água seca e eles não ficam molhados.
Métodos para colher uvas verdes em casa
Existem várias maneiras de preparar folhas de uva para o inverno. Cada método tem prós e contras.Você só poderá escolher aquele que é ideal para cada dona de casa se experimentar todos os métodos de preparação de uvas verdes para preparar este prato armênio.
Congelando
A maneira mais fácil de preparar uvas para fazer dolma é congelá-las no congelador. Antes de congelar as verduras no freezer, elas são lavadas e secas. O principal é que as folhas estejam secas, senão a água congelará nas folhas e elas não ficarão tão saborosas. As verduras são colocadas em pilhas de 15 a 20 peças e colocadas em um saco plástico. Em seguida, coloque no freezer.
A principal desvantagem deste método é a dificuldade de descongelar e utilizar verduras para cozinhar. As folhas congeladas são muito frágeis e rasgam se forem movidas incorretamente.
Decapagem
As uvas verdes também podem ser conservadas em conserva para o inverno. Primeiro você precisa preparar a marinada. Para isso você precisará de:
- 1 litro de água;
- especiarias (cravo, pimenta);
- louro;
- 1 Colher de Sopa. eu. sal e açúcar normais;
- 1-2 colheres de sopa. eu. ácido acético.
Primeiro, os frascos são esterilizados. Em seguida, temperos e folhas de louro são colocados no fundo e folhas de uva são dispostas. Despeje água fervente e após 3-4 minutos a água é despejada no recipiente. Em seguida, essa água é colocada no fogo e levada para ferver. Adicione sal, açúcar. Depois que o sal e o açúcar se dissolverem, acrescente o vinagre e encha imediatamente os potes com a marinada. Feche os potes com tampas. Este método manterá as folhas intactas. Qualquer tempero pode ser usado. Eles darão aroma às folhas e um agradável sabor picante. Vale a pena considerar isso, porque esse prato não é para todos e nem todos vão gostar.
Salga em potes
Você pode selar as folhas de uva em potes de vidro.O processo de preparação da decapagem em potes é o seguinte:
- Enrole as folhas em tubos (não mais que 10 folhas por tubo).
- Esterilize os frascos.
- Ferva a agua.
- Coloque os tubos em uma jarra e encha com água, após 10-12 minutos escorra a água.
- Em seguida, despeje água fervente nos potes novamente.
- Escorra a água novamente, adicione sal e ferva.
- Despeje a salmoura sobre as folhas e feche os potes com a tampa.
Espere os potes esfriarem e coloque-os na geladeira.
Enlatados secos
Conservar folhas de uva para dolma para o inverno pelo método seco é bastante simples. As folhas são dobradas em envelopes. Você precisa escolher verduras do mesmo tamanho, então elas se dobrarão uniformemente no frasco. Cada envelope não contém mais de 10 peças.
Não há necessidade de usar temperos, sal ou mesmo água para esta receita. Os potes cheios são cobertos com tampas, embrulhados em uma toalha quente e deixados em local fresco e escuro por um dia. Após 24 horas você precisa retirar o frasco. Se a tampa estiver um pouco inchada, tudo bem, as folhas não se perdem. A peça de trabalho precisa ser refeita se a tampa estiver muito inchada. Esta é uma maneira simples de preparar folhas de uva para o inverno para preparar o suculento dolma armênio.
Preservação por salga a seco
Outra forma de preparar uvas verdes para o inverno é por meio da salga a seco. Existem muitas receitas para cozinhar verduras, mas esta é uma das mais simples. A única maneira mais fácil é congelar as verduras no congelador.
As uvas são lavadas em água corrente e secas por várias horas em sala fria.
É importante garantir que as folhas estejam completamente secas ao colocá-las nos potes. Os potes para salga são esterilizados.
As folhas são dobradas em tubos ou envelopes.O principal é que não sejam muito grossos. Em seguida, os espaços em branco são colocados em potes em camadas. Quando a primeira camada fica no fundo, ela é coberta com sal. Em seguida, coloque a segunda camada e polvilhe novamente com sal. Isso deve ser feito até que o frasco esteja cheio. Depois disso, feche as peças com uma tampa e coloque-as em local fresco.
Armazenar
Via de regra, é mais conveniente guardar potes de preparações de uva para o inverno na geladeira ou na adega. Após o resfriamento dos recipientes com verduras, eles são colocados nas prateleiras inferiores da geladeira ou baixados para o porão. A escolha de um local ou outro não é importante, o principal é que sejam armazenados em local fresco, onde a luz solar intensa não chegue. As preparações não devem ser armazenadas por mais de um ano. Se ficarem sentados por mais tempo, perdem todo o sabor, e o dolma baseado nessas verduras acaba ficando sem gosto.
Os produtos que ficam no freezer são os menos armazenados. A vida útil deles é de apenas seis meses. Se ficarem sentados por mais tempo, serão descartados com segurança. Eles não são mais adequados para cozinhar. Quando descongelados ficam aguados e viscosos.
Claro, mesmo que sejam observadas condições ideais armazenamento de uvas preparações, o dolma armênio baseado neles não é tão saboroso e suculento quanto o fresco. Nesse caso, as folhas de couve serão a melhor opção. Afinal, rolinhos de repolho e dolma não são muito diferentes. É melhor saborear o dolma na estação quente, quando as folhas da uva são colhidas diretamente da videira. Muitas donas de casa notam que as folhas preparadas para o inverno ficam duras e ásperas, por mais que sejam conservadas.