Entre outros vegetais, o tomate ocupa merecidamente um dos primeiros lugares na mesa, fresco e enlatado. Depósito do mais útil licopeno, que, aliás, se conserva mesmo após o tratamento térmico, o tomate retém perfeitamente o sabor nos preparos. Basta comer três tomates para que o corpo receba a necessidade diária de um poderoso antioxidante chamado licopeno. Os tomates são bons sozinhos ou em combinação com outros vegetais. Abaixo estão receitas de tomate enlatado e salsa para o inverno.
Sutilezas de preparar tomates com salsa para o inverno
Mesmo um raminho de salsa pode enriquecer o sabor e o aroma de uma preparação de tomate. Porém, como outras verduras, a salsa enlatada requer uma limpeza muito cuidadosa - a menor sujeira nas folhas pode causar danos aos alimentos enlatados. Além disso, existem outras características no preparo dos preparativos para o inverno com tomates e ervas:
- Ao encher com salmoura, certifique-se de encher o frasco até o topo, derramando o líquido pela borda. Quanto menos ar sobrar, melhor será a qualidade e segurança do produto;
- É melhor colocar verduras em raminhos, fica mais atraente. A exceção são as receitas em que as verduras picadas são colocadas diretamente nos tomates;
- Salvo indicação em contrário na receita, recomenda-se usar essência de vinagre na decapagem em vez de vinagre de mesa. Dá maior segurança ao produto.
O volume de enchimento geralmente é medido na proporção de metade do volume do frasco.
Como escolher e preparar legumes e ervas?
Normalmente, tomates totalmente maduros, suculentos e maiores são escolhidos para alimentação. É melhor levar tomates menores em uma jarra se a receita não exigir especificamente vegetais picados. Aqui estão mais algumas dicas para selecionar e processar verduras e legumes:
- Os potes contêm tomates da mesma maturação, fortes, embora em geral possam estar maduros, verdes e até castanhos.
- As verduras são colhidas suculentas, brilhantes, sem folhas amarelas ou danificadas. Antes do assentamento é embebido para retirar areia e sujeira, lavado várias vezes e seco.
- Variedades carnudas de tomate com casca lisa e densa são preferíveis às de casca fina, pois toleram melhor o tratamento térmico.
- Para preparar vegetais inteiros, recomenda-se picar cada fruta com um garfo ou palito antes de colocá-la em uma jarra. Isso não prejudicará sua integridade, mas evitará que quebrem ao despejar água fervente.
Preparando recipientes
A limpeza das ferramentas para cortar vegetais e recipientes afeta diretamente a segurança dos alimentos enlatados.
Os potes são bem enxaguados com água corrente, depois de lavados com solução de soda, e esterilizados no forno ou na chaleira a vapor. Para potes pequenos, você pode usar o micro-ondas - não se esqueça de colocar um pouco de água no pote antes de esterilizar. As tampas lavadas são fervidas por 5 minutos.
As melhores receitas
Tomates e salsa para o inverno são uma combinação comum, as donas de casa enriquecem a receita clássica com vários vegetais e temperos. Você pode cozinhar tomates inteiros e vegetais picados muito saborosos. Neste último caso, é possível utilizar potes de pequeno volume, inclusive de meio litro.
E agora algumas receitas populares e deliciosas para fazer tomates em conserva com salsa.
Jeito fácil
Os tomates enlatados podem ser cozidos muito rapidamente. Produtos para frasco de 1 litro:
- 0,6 kg de tomate;
- salsinha;
- 2 dentes de alho;
- uma pequena raiz de salsa;
- algumas ervilhas de pimenta da Jamaica;
- pimentas quentes;
- 1 Colher de Sopa. eu. Saara;
- meia colher de sopa. eu. sal;
- meia colher de sopa. eu. 9 por cento de vinagre;
- meio litro de água.
Progresso:
- Pique os tomates (de preferência carnudos, “creme” de tamanho médio), coloque-os em uma jarra e cubra com 2-3 raminhos de ervas.
- Adicione todos os outros ingredientes e cubra com os tomates.
- Ferva água, açúcar e sal em uma panela e despeje salmoura fervente sobre o conteúdo da jarra. Cubra com as tampas e deixe por 10 minutos para aquecer os tomates.
- Escorra a marinada, ferva novamente e despeje de volta na jarra.
- Despeje o vinagre e feche o frasco com uma tampa. Vire e cubra com um cobertor quente.
Tomates marinados, cortados em rodelas, com óleo vegetal e especiarias
Uma excelente opção para processar tomates grandes é marinar ao meio. Preparamos produtos a partir de uma jarra de 1,5 litro:
- tomates;
- salsinha;
- alho;
- meia cebola média;
- óleo vegetal - 2 colheres de sopa. eu.;
- algumas ervilhas de pimenta da Jamaica;
- essência - 1 colher de chá.
Prepare separadamente para a marinada:
- açúcar - 6 colheres de sopa. eu.;
- água - 3 litros;
- sal - 3 colheres de sopa. eu.
Nós preservamos assim:
- Corte os tomates ao meio ou em quartos, se forem muito grandes.
- Coloque pimenta, rodelas de cebola, alguns dentes de alho e um raminho de ervas no fundo do frasco.
- Coloque os tomates com cuidado. Para caber mais, recomendamos dobrá-lo com o lado cortado para baixo.
- Despeje a marinada fervente de água, açúcar e sal.
- Cubra os frascos com tampas e esterilize por um quarto de hora.
- Antes de enrolar, coloque uma dose de essência de vinagre em cada frasco.
Opção com cebola e pimentão
Tomates perfumados, perfumados com pimentões de verão e temperados com cebolas picantes, podem ser feitos com tomates de diferentes tamanhos. Afinal, qualquer tomate é adequado para este preparo, mas de preferência com polpa densa.
Observamos as proporções apenas na marinada:
- 1 litro de água;
- algumas colheres de sal e açúcar;
- a mesma quantidade de óleo vegetal.
Progresso:
- Para enlatados levamos tomate picado, pimentão, cebola, salsa. Você pode colocar um pouco de alho.
- Prepare a marinada fervendo temperos e óleo em água.
- Coloque rodelas de cebola, alho em potes preparados e esterilizados, coloque as metades de tomate, cobrindo com raminhos de salsa e quartos de pimentão. Adicione pimenta e ervas conforme desejar, a gosto.
- Despeje a marinada em uma jarra e coloque em banho-maria. Aqueça em fogo baixo por 15 minutos, despeje o vinagre, retire da panela e enrole. Vire e cubra com algo quente por cima.
Como armazenar adequadamente o produto acabado?
Tomates doces enlatados podem ser armazenados em um apartamento comum durante o inverno. Se você tiver um porão ou adega, poderá dispensar a esterilização e o enchimento duplo durante a decapagem.
Neste caso, o conteúdo do frasco é enchido com salmoura fervente, adiciona-se uma dose de vinagre (tudo de acordo com a receita usual), o frasco é rapidamente enrolado e imediatamente colocado de cabeça para baixo sob uma manta grossa para reter o interior aqueça pelo maior tempo possível.
O que é surpreendente, mas esse aquecimento, o ácido do tomate e o vinagre são suficientes para que os tomates sejam armazenados no porão e até no apartamento. Mas os tomates preparados desta forma são fortes, não cozidos demais e têm casca grossa.