Pimentas raramente ficam fechadas no inverno. Isso é feito principalmente por quem gosta de pratos muito gordurosos e fartos. O lanche descrito a seguir tem uma propriedade única: melhora o sabor de muitos produtos. Os verdadeiros gourmets sempre têm à mão alguns potes de pimenta em conserva. Essas pequenas vagens diferem de suas contrapartes por sua extraordinária suculência. Existem várias maneiras de prepará-lo em casa.
Benefícios da pimenta e contra-indicações de uso
Todo mundo já ouviu dizer que a pimenta é a rainha das vitaminas. Isso se deve ao fato de que este vegetal em particular é o recordista do teor de vitamina C vital.Além disso, a pimenta é rica em muitas vitaminas, betacaroteno, potássio, ferro, fósforo e colina. Segundo os cientistas, a reposição das necessidades diárias de vitamina C é possível comendo 30–50 gramas de pimenta.
Apesar da composição extremamente benéfica do vegetal, muitos consideram que este produto é prejudicial. Deve-se notar que isso é errado. Comer pimenta em pequenas quantidades terá um efeito positivo no sistema circulatório e nos órgãos respiratórios. A pimenta pequena também é útil para pessoas que sofrem de alta miopia e que querem se livrar dos quilos extras: Tsitsak é um “lutador” ativo contra o colesterol.
Pimenta também é boa para a beleza. Melhorar o crescimento do cabelo, fortalecer os folículos capilares, combater a celulite - a pimenta pode fazer tudo isso.
Este é um estimulador ativo do hormônio da felicidade - a endorfina. Devido ao seu aumento de produção, o funcionamento do sistema imunológico melhora, o estresse desaparece e a dor diminui.
Tsitsak também tem contra-indicações. Em primeiro lugar, deve ser excluído da dieta alimentar de pessoas que sofrem de hipertensão. Pessoas com doenças do trato gastrointestinal, doenças do fígado, pessoas propensas a alergias e mulheres grávidas não devem se deliciar com pratos picantes.
Todas as categorias de gourmets devem ter cautela ao consumir pimentas em conserva da Geórgia durante a estação quente.
Receita de pimenta georgiana
A cozinha georgiana é muito original na escolha dos temperos e especiarias. Os representantes desta nacionalidade conhecem bem os petiscos, inclusive os picantes, e sabem prepará-los. Pimenta em conserva ao estilo georgiano é encontrada em quase todas as casas. Você pode aprender como cozinhá-lo corretamente com os georgianos.
Para preparar pimenta Tsitsak georgiana, você deve ter os seguintes ingredientes em mãos:
- 2,5 quilos de pimenta;
- muito aipo e salsa;
- 4 – 5 pedaços de folha de louro;
- 150 – 170 gramas de alho;
- 0,25 litros de óleo vegetal;
- 3,5 colheres de sopa de sal;
- 3 colheres de açúcar;
- 0,5 litros de vinagre de mesa.
Você pode conservar pimentas para o inverno no estilo georgiano da seguinte maneira:
- Preparando as vagens para decapagem. Para isso, é necessário cortá-los na base para que a salmoura penetre rapidamente em todas as partes.
- Preparando a marinada. Em uma panela, misture água, óleo vegetal, açúcar e sal. Vinagre e louro são adicionados à mistura e tudo é levado para ferver.
- Fervendo as vagens. Devem ser colocados em salmoura fervente e fervidos por 6 a 8 minutos, mexendo e virando constantemente. Isso garantirá cozimento e imersão uniformes. Decorrido o tempo especificado, as frutas devem ser colocadas em uma tigela ou peneira e deixadas escorrer.
- Saturação da marinada salgada com especiarias. Depois de retiradas as frutas, é necessário ligar novamente o fogão onde a marinada é cozida novamente. Adicionam-se ervas aromáticas finamente picadas: salsa, aipo, alho, após o que a mistura é novamente fervida.
- Conservação. A marinada fervida deve ser utilizada imediatamente para o fim a que se destina. Eles colocam os pimentões dobrados em uma tigela grande. O recipiente deve ser cheio até a borda para que não fique ar. A opressão deve ser colocada no topo.
- Decapagem. O preparo é colocado na geladeira por 24 horas, após o que os frutos são colocados em potes e armazenados em local fresco e escuro.
Todos os vegetais em conserva são muito populares na Geórgia. A pimenta Tsitsak, marinada para o inverno no estilo georgiano, não foi exceção.A pimenta pode ser armazenada por vários meses. Os homens adoram esta receita.
O aperitivo acompanha bem pratos como lobio e todos os tipos de carnes (porco, vaca, cordeiro). Pimentas enlatadas são boas para adicionar a sopas, pilaf e pratos de carne. Salgar é rápido e fácil.
Pimenta assada
O pimentão, pré-frito antes de enlatado, é um maravilhoso aperitivo e um excelente complemento para todos os pratos de carne e peixe. O processo de cozimento é simples e direto. A versão georgiana do prato é caracterizada por um leve tempero e uma marinada agridoce na qual são preparados os picles.
Antes de marinar seus pimentões torrados, há algumas coisas a serem observadas:
- Para fritar antes de enlatar, deve-se escolher variedades caracterizadas por bom sabor carnudo.
- Usando vagens de cores diferentes, você consegue um lanche que além de saboroso e original, também é lindo.
- Para preservar o sabor e o verdadeiro aroma, recomenda-se fritar os frutos inteiros, sem retirar as sementes nem cortar os talos.
- Para fritar, deve-se usar grande quantidade de óleo de girassol refinado, caso contrário os frutos queimarão.
- Em alguns casos, as donas de casa os pré-assam no forno antes de fritar os pimentões.
Para preparar pimentões salgados fritos você precisará de:
- 15 frutas amargas;
- 5 colheres de mel;
- 0,08 litros de vinagre de mesa;
- uma cabeça de alho e um ramo de salsa;
- óleo de girassol.
Preservamos nesta ordem:
- Prepare os pimentões. É melhor cortar as caudas com um comprimento de 1,5 a 2 centímetros, é melhor deixar as sementes. A pimenta deve estar seca porque quando colocada no óleo quente vai respingar muito. Além disso, o Tsitsak pode rachar sob a pressão do vapor.
- A pimenta deve ser frita.Isso é feito com uma grande quantidade de óleo vegetal. Frite até aparecer uma crosta, se tiver grelha pode usar. Esta opção é a melhor porque permite cozinhar Tsitsak frito sem usar muito óleo.
- Preparando a marinada. Alho, mel, ervas e vinagre são adicionados ao óleo restante da fritura. Ao derramar esta mistura sobre a pimenta, lembre-se de que a pimenta para o inverno no estilo georgiano deve ser infundida por pelo menos 24 horas. Se não houver salmoura suficiente, pode-se diluí-la com água fervida.
- Depois de decorrido o tempo, as frutas são colocadas em potes e armazenadas em local fresco. É melhor que seja possível guardar os preparativos na geladeira.
Ao preparar regularmente pimentas para o inverno, você pode ter certeza de manter a imunidade, o bom humor e a boa saúde.
Se as receitas tradicionais começarem a ficar chatas, você sempre poderá inventar variações. Por exemplo, parte do volume de uma jarra pode ser preenchida marinando pimentões para o inverno.