Um prato interessante, saboroso e colorido será a abobrinha fresca com o popular molho georgiano satsebeli, que pode ser consumido fresco ou guardado para o inverno. Com esse método de preparo, o sabor familiar, mas querido, da abobrinha adquire uma exclusividade especial, picante, torna-se mais rico e intenso. E o aroma e a crocância agradável não deixarão ninguém indiferente.
Características de conservar abobrinha com molho satsebeli para o inverno
Uma das principais características na hora de enlatar abobrinha é que os vegetais não são previamente submetidos a tratamento térmico, mas já são esterilizados no forno, previamente colocados em potes. Além disso, a cebola com abobrinha e a marinada são preparadas separadamente e só então tudo é misturado. A receita pede o uso de abobrinhas jovens e maduras demais.
Ingredientes necessários
Eles usam cebola fresca, endro e abobrinha, além de molho satsebeli comprado na embalagem original.
Caso não seja possível adquirir um molho original ou de boa qualidade, pode-se prepará-lo com extrato de tomate diluído em água morna. Acrescentam-se coentro, salsa, manjericão, pimentão torcido no moedor de carne, açúcar e alho. Também são temperados com pimenta preta e vermelha, dependendo das preferências de gosto.
Como escolher os produtos?
A abobrinha deve ser elástica, forte, não podre ou estragada. Idealmente, frutas jovens e suculentas, com casca ainda não áspera e sementes duras não formadas, são adequadas para a receita. Mas, claro, você também pode usar abobrinhas mais velhas e maduras. A cebola também deve estar fresca, firme, não podre ou estragada.
Preparando recipientes
Antes de usar para costura, os potes devem ser limpos de fungos e bactérias que possam estar em sua superfície. Primeiro, são bem lavados e depois esterilizados, colocando-os sobre uma panela fervente por vários minutos. Muitas donas de casa usam micro-ondas ou fogão para esterilizar recipientes.
Processo de cozimento
Cozinhar abobrinha com molho satsebeli não é difícil, o principal é adicionar os ingredientes nas quantidades exigidas pela receita. E, claro, execute todas as ações necessárias de forma consistente.
Composto:
- abobrinha – 3 quilos;
- cebola – 6 peças (500 gramas).
Ingredientes para marinada:
- molho satsebeli – 400 gramas;
- vinagre de mesa (9%) – 200 mililitros;
- açúcar – 250 gramas;
- óleo de girassol – 250 mililitros;
- sal – 1 colher de sopa;
- pimenta preta – 1 colher de chá;
- pimenta vermelha – 1/3 colher de chá;
- endro – 1 cacho;
- água – 1 litro (se necessário).
Preparação: Primeiro pique a cebola finamente e corte a abobrinha em rodelas. Em seguida, todos os ingredientes da marinada são misturados em um recipiente separado e colocados em uma tigela com legumes. Misture tudo bem e deixe em infusão por 10-12 horas em temperatura ambiente. Isso é feito para que a abobrinha libere suco.
Os frutos novos são excelentes; Ao usar abobrinhas muito maduras, que não produzem bem o suco, coloque água na tigela. Em seguida, o conteúdo da tigela é distribuído uniformemente entre os potes e enchido com o suco restante. Agora os espaços em branco são colocados no forno e esterilizados por 40-50 minutos.
Em seguida, os potes são enrolados e embrulhados em uma manta ou manta até esfriarem. Caso não seja possível usar o molho satsebeli, ele é substituído pelo molho Krasnodar ou simplesmente pela pasta de tomate. Vai ficar uma delícia, mas é melhor seguir a receita original.
Armazenamento de peças de trabalho
Guarde a costura em local seco e fresco, de preferência escuro. Em temperaturas de até +10 graus C, a abobrinha pode ser armazenada por até 2 anos. Porões e porões são usados para isso. À temperatura ambiente (na despensa) podem ser armazenados até um ano sem perder o sabor.