Muitas pessoas se lembram da imagem da infância: toda a família à mesa, grampos de cabelo ou alfinetes nas mãos e uma tigela de cerejas frescas na mesa. Cada cereja é descascada e enviada para seu próprio pote. Em seguida, faziam bolinhos com ele ou enrolavam cerejas sem caroço em seu próprio suco com açúcar para o inverno. As cerejas em seu suco nunca ficam sem gosto. É sempre aromático e rico em sabor. Também é importante que as cerejas sem caroço não contenham ácido cianídrico e, portanto, permaneçam bem mesmo por muitos anos.
- Características de preparar cerejas no próprio suco para o inverno
- Como selecionar e preparar ingredientes?
- Regras para preparar pratos
- Como selar as cerejas no próprio suco?
- Receita clássica
- Cinco minutos sem sementes e sem esterilização
- Com açúcar no forno
- Com ossos
- Sem açúcar
- Em uma panela elétrica
- No microondas
- Tratar o armazenamento
Características de preparar cerejas no próprio suco para o inverno
Este método é muito difundido devido à facilidade de preparo e versatilidade desses alimentos enlatados. O mais difícil aqui é descascar os frutos das sementes e não comer imediatamente o resultado resultante.
As receitas não requerem nenhuma sabedoria especial. Bagas descascadas são colocadas em uma jarra e esterilizadas. Com menos frequência, eles são fervidos e depois colocados em recipientes.
Dica: leve potes pequenos para que o conteúdo dure uma vez. São latas de 0,7-1 litro.
Como selecionar e preparar ingredientes?
É importante selecionar frutos bons, maduros e grandes, porque os pequenos não ficam tão esteticamente agradáveis depois de retiradas as sementes. Sim, e você terá que mexer neles por mais tempo. As cerejas pequenas também perdem a aparência quando preparadas com caroço - assim que o suco sai da casca, uma casca fina e sem polpa fica no caroço.
Mais alguns pontos:
- O produto, selado com sementes, tem uma bela aparência e um sabor mais pronunciado; tal preparação exala um pouco de sabor de amêndoa. Mas esses alimentos enlatados não podem ser armazenados por mais de 8 a 10 meses - é tudo uma questão de ácido cianídrico.
- Os frutos devem ser lavados com cuidado sem danificar a casca. A tarefa é preservar ao máximo o valioso suco com que os frutos serão fervidos. Se os frutos tiverem pedúnculos, é melhor retirá-los após a lavagem. Eles também começam a remover os caroços apenas das cerejas limpas.
- Para retirar as sementes, você pode comprar uma máquina para espremê-las. Se não houver, um alfinete ou um grampo comum servirão - o método é antigo, mas comprovado e preserva ainda melhor o formato da cereja do que perfurando com dispositivos especiais.É mais conveniente fazer um furo com um grampo na lateral do crescimento do pedúnculo.
- Esses alimentos enlatados podem ser preparados de diferentes maneiras - com ou sem açúcar, com fervura da fruta ou com esterilização.
Regras para preparar pratos
Os potes são bem lavados com refrigerante, enxaguados com água e após o que devem ser esterilizados. As tampas podem ser lacadas ou metálicas aparafusadas. Ambos devem primeiro ser fervidos.
Como selar as cerejas no próprio suco?
Oferecemos vários métodos básicos e simples.
Receita clássica
A conserva tradicional requer o uso de açúcar. Essa é a geléia que as avós faziam - doce, viscosa, grossa. Você pode obter a consistência e preservação corretas dos frutos silvestres cozinhando a sobremesa em duas etapas. Primeiro, o suco das frutas vermelhas deve ser substituído por calda, isso preservará o formato das cerejas. Cozinhamos uma segunda vez para atingir a consistência e espessura desejadas da geléia. A proporção de açúcar e cerejas é de 1 para 1.
Preparação:
- Descasque as cerejas e coloque-as numa tigela.
- Polvilhe com açúcar e espere o suco aparecer.
- Assim que o açúcar começar a flutuar, dissolva, leve ao fogo baixo e espere até que os bagos fiquem imersos na calda.
- Aumente o fogo para formar espuma e retire a espuma.
- Ferva em fogo baixo por mais cinco minutos e reserve do fogo.
- Quando esfriar, cozinhe em fogo baixo por mais meia hora até engrossar e uma gota de geléia parar de se espalhar no pires.
- Transfira a sobremesa pronta para potes limpos e secos, enrole e deixe esfriar.
Cinco minutos sem sementes e sem esterilização
O bom de um preparo de cinco minutos é que ele cozinha rápido e retém o máximo de nutrientes.Não se trata de geléia no sentido tradicional, mas sim de um xarope em compota muito espesso e rico.
Produtos:
- açúcar - 0,8kg;
- cereja - 1kg.
Vamos preparar assim:
- Lave as cerejas, retire os caroços. Polvilhe com açúcar e deixe por cinco horas para liberar o suco.
- Leve ao lume e deixe ferver em lume alto. Remova a espuma.
- Ferva por 5 minutos e despeje a fervura em potes. Enrole e embrulhe sob um cobertor até esfriar.
Com açúcar no forno
Progresso:
- Prepare potes de meio litro.
- Lave as cerejas e retire os caroços, mas também pode cozinhar com elas. Encha metade da jarra com cerejas, adicione 2 colheres de açúcar por jarra.
- Agite, coloque novamente as cerejas nas bordas, agite e acrescente mais 2 colheres de açúcar. Despeje o suco restante em potes, se as cerejas estiverem descascadas.
- Cubra com as tampas e leve ao forno em fogo médio.
- Esterilize no forno em fogo baixo. A partir do momento em que aparecerem bolhas de ar nos potes, indicando fervura, segure por mais 5 minutos e retire com cuidado retirando a grelha e utilizando um suporte especial. Enrole as latas.
Com ossos
Cerejas no próprio suco com caroço são boas para quem não tem tempo de retirá-las. Pode ser preparado com ou sem açúcar, o que reduz significativamente o teor calórico do produto.
Vamos preparar assim:
- Coloque as cerejas lavadas e secas em uma jarra, agite e adicione novamente as cerejas.
- Coloque em banho-maria até que a água quente cubra o frasco até os ombros.
- Durante o processo de esterilização, a cereja vai engrossar e afundar; coloque-a por cima. Se não houver suco suficiente, adicione água fervente. Para deixar as cerejas mais suculentas, mergulhe-as em água por 20 minutos antes de cozinhar.
- Enrole as cerejas esterilizadas por 15 minutos.
Sem açúcar
Este é um método econômico que as donas de casa usavam em tempos de escassez de açúcar. Você só precisará de frutas sem caroço e talvez um pouco de água para completar, se não houver suco suficiente.
Vamos preparar assim:
- Coloque as cerejas preparadas em potes esterilizados até o topo e deixe descansar por uma hora para liberar o suco inicial.
- Local para esterilizar mergulhando em água quente até os ombros.
- As cerejas vão liberar mais suco e começar a assentar. Em seguida, adicione uma nova porção para encher o frasco o máximo possível. Depois de ferver a água em uma panela, esterilize uma jarra de 1 litro em 20 minutos. Os potes devem ser tapados com tampas.
- Aperte a peça de trabalho.
Em uma panela elétrica
Produtos:
- 2 kg de frutas vermelhas;
- 400g de açúcar.
Progresso:
- Coloque as frutas na tigela multicooker. Polvilhe com camadas de açúcar e deixe sair o suco – geralmente infundir por 5 ou 6 horas.
- Defina o modo guisado e cozinhe por 1 hora.
- Despeje em potes limpos e feche.
No microondas
Culinária:
- Coloque as frutas sem sementes em potes preparados de meio litro. Despeje 2 colheres de sopa de açúcar em cada um e coloque no micro-ondas - geralmente cabem três potes de uma vez. Não cubra o frasco com tampa!
- Defina o modo para 10 minutos e observe ferver. Quando ferver, retire os potes, cubra com as tampas e agite bem. Coloque novamente no micro-ondas e termine de cozinhar.
- Retire e enrole. Mantenha-o coberto com um cobertor até esfriar.
Tratar o armazenamento
Bagas enlatadas contêm ácido, portanto, um produto bem preparado, mesmo sem açúcar, custa normalmente em condições normais. A geléia feita com açúcar também tolera muito bem o armazenamento doméstico.
É importante lembrar: a geléia em conserva com sementes deve ser consumida o mais rápido possível, pois no segundo ano essa comida enlatada torna-se insegura.