Existem dois ingredientes populares na culinária: vinagre e ácido cítrico. A maioria das donas de casa prefere usar suco de limão para conservar, acreditando que assim o preparo fica muito mais saudável do que com vinagre. Isso é verdade? Sugerimos considerar os benefícios, bem como a proporção correta de ácido cítrico e vinagre para preservação.
Vinagre ou ácido cítrico para preservação?
Para escolher o que usar na preservação, é preciso entender os benefícios dos produtos.
Ácido Cítrico | Vinagre |
Obtido através de um processo químico. Se o vinagre puder ser sintético e natural, então não há escolha - o pó de limão será apenas sintético. Quando usado corretamente, o ingrediente ajuda a reduzir o excesso de peso, melhorar o processo de digestão dos alimentos e também remover compostos nocivos e tóxicos do organismo. | Existem vários tipos de vinagre: de mesa, de maçã, sintético. Se o produto for natural, então contém micro e macroelementos, certas vitaminas (principalmente quando se trata de ácido málico). Para preservação, recomenda-se utilizar apenas o tipo natural. |
Apesar de todos os aspectos positivos, vinagre e limão não podem ser usados para:
- aumento da acidez estomacal;
- patologias do sistema digestivo;
- distúrbios nervosos;
- diabetes mellitus;
- pressão alta;
- disfunção renal.
Esses produtos afetam negativamente o estado do esmalte dentário, tendo efeito destrutivo. Qual a melhor escolha para preservação?
Recomenda-se dar preferência ao vinagre natural ao invés do pó criado quimicamente.
Como diluir a essência do vinagre?
Por que pagar a mais por vinagre de 9% se você pode diluir a essência do vinagre na porcentagem necessária. Calcular a proporção de água e essência não é difícil, basta lembrar da matemática. Vejamos como obter 9% de ácido a partir de 70% de ácido:
- A essência acética contém 70% da substância, e o líquido diluído exigirá 100 ml.
- A equação resultante é (70 - 100) = (9 - x). 100 é a quantidade necessária de ácido, 70 é a concentração da essência, 9 é a concentração necessária da solução e x é a quantidade.
- Para resolver o problema você precisará de 9*100/70=12,5.
Para obter 100 ml de vinagre 9%, é necessário tomar 1 colher de sopa. eu. 70% de essência e adicione água até 100 ml. Da mesma forma, você pode calcular qualquer concentração de vinagre.
Como preparar uma solução de ácido cítrico?
A solução de capim-limão é usada na culinária e também como conservante e aditivo aromatizante. Não será difícil prepará-lo.
Para obter uma solução com concentração igual a 9%, são necessárias 2 colheres de sopa. eu. Dissolva o pó em 100 ml de água morna. Para obter uma composição menos ácida, basta usar uma colher da substância em pó.
O limão é um excelente substituto do vinagre ao enlatar tomates, pepinos e outros lanches de inverno.
Em que proporções você deve diluir o ácido cítrico por litro?
Para uso na culinária, o ácido na forma líquida é mais popular, mas nas lojas é vendido exclusivamente na forma de pó. Como fazer 1 litro de solução concentrada com isso.
Produtos e estoque:
- ácido cítrico (pó) – 500 g;
- água filtrada – 1 l;
- recipientes que não oxidem durante o processo de cozimento. É importante que esteja esterilizado e limpo.
A quantidade de pó preparada deve ser colocada em um recipiente adequado. Em um recipiente separado, leve a água para ferver. Isso pode ser feito no fogão ou no micro-ondas. Neste último caso, é preciso lembrar que durante a fervura o líquido pode transbordar. É por esta razão que este processo deve ser cuidadosamente monitorizado.
Adicione água ao pó mexendo regularmente. Você deve usar uma colher de plástico. Coe a solução resultante em um pano de algodão e uma peneira. Espere até que esfrie completamente. Despeje a composição em um recipiente adequado. Manter refrigerado.Se necessário, a solução concentrada é diluída em água.
Como substituir o ácido cítrico nas conservas?
A substituição durante o enlatamento dependerá diretamente do tipo de peça. Na hora de fazer compotas ou geléias de frutas vermelhas não se pode prescindir do limão, pois é ele que confere ao prato um sabor picante e incomum. Neste caso, você pode substituí-lo por raspas de limão ou laranja.
Outras opções de substituição:
- bagas ácidas - mirtilos, cranberries, groselhas. As frutas não só substituem o conservante, mas também conferem ao produto aspecto brilhante e sabor agradável;
- suco natural – cranberry, uva, maçã;
- vinagre - maçã, vinho, mesa.
Pelo exposto, fica claro que substituir o limão não é difícil. Existem muitas maneiras, e algumas delas compensam a falta de limão, melhorando o sabor e o aroma do prato.
Ao substituir, não se esqueça da proporção dos produtos, caso contrário você pode estragar a peça.