No verão, no auge da estação dos vegetais frescos, você quer comê-los o máximo possível e guardá-los para a estação fria. As preparações feitas com tomate e pepino, pimentão e abobrinha são populares, mas as berinjelas são ignoradas. A partir dessas frutas você pode preparar facilmente um perfumado e delicioso lanche de inverno. Enrole algumas latas de berinjela salgada e você sempre terá algo para agradar aos convidados inesperados.
- Beringela. Prós e contras dos vegetais
- Preparando os ingredientes principais para decapagem
- Receitas para conservar berinjelas em casa
- Receita clássica com alho em potes
- Com estragão e raiz-forte
- Recheado com alho em uma panela
- Sal em georgiano
- Salga ao estilo do Azerbaijão
- Decapagem com cenoura
- Com sabor de cogumelo
- Uma maneira de salgar sob pressão
- Como preservar a decapagem
Beringela. Prós e contras dos vegetais
Este vegetal contém muitas vitaminas, micro e macroelementos benéficos e fibras. Lembre-se de que apenas se comem frutas tratadas termicamente. Berinjelas muito velhas e verdes contêm muita substância tóxica - solanina, que desaparece completamente quando aquecida, mas essas berinjelas podem ter um sabor amargo. É melhor selecionar imediatamente amostras frescas, maduras e elásticas, sem danos externos.
Como todos os vegetais, são pobres em calorias e gorduras, estimulam o trato gastrointestinal e são recomendados para quem cuida do peso. Por outro lado, não devem ser consumidos se você tiver doenças do aparelho digestivo.
Graças à sua rica composição vitamínica e mineral, a berinjela tem um efeito benéfico no sistema cardiovascular e ajuda a controlar o nível de colesterol ruim e ferro no sangue.
Preparando os ingredientes principais para decapagem
Berinjelas combinam bem com outros vegetais - cenoura, tomate, pimentão, temperos e ervas. Alho, coentro e manjericão são adicionados às frutas frescas e salgadas.
Para o preparo, as frutas são cortadas em cubos ou rodelas, as pequenas são salgadas inteiras, até com os talos, recheadas com ervas, cebola e cenoura; as grandes ou irregulares são boas para fazer salada.
Na maioria das receitas de tostar, eles são primeiro escaldados em água e sal para tirar o sabor amargo, depois colocados sob peso e o excesso de líquido é espremido.
Receitas para conservar berinjelas em casa
Existem diferentes opções de preparo de picles dessas frutas roxas, então você precisa escolher de acordo com suas preferências de gosto e tempo livre.Portanto, é mais rápido e fácil conservar cubos ou vegetais inteiros do que recheados ou picados para salada.
Receita clássica com alho em potes
A versão básica da decapagem, simples e compreensível para cozinheiros inexperientes:
- 4kg de berinjela;
- 1 litro de água filtrada;
- 3 litros de água para ferver;
- 120 g de sal para salmoura + 4 colheres de sopa. eu.;
- 20 dentes de alho;
- Folha de louro;
- guarda-chuvas de endro.
Como cozinhar:
- Prepare as berinjelas. Corte frutas grandes em vários pedaços, corte as pequenas alguns centímetros no sentido do comprimento. Esfregue com sal.
- Despeje 3 litros de água na panela e adicione sal. Quando começar a ferver, coloque as frutas ali e ferva por 7 a 10 minutos. Certifique-se de que eles não cozinham, apenas ficam mais macios. Retire e enxágue com água fria.
- Coloque as berinjelas sob pressão, por exemplo, coloque-as em uma bandeja, coloque outra tábua e uma tigela grande com água sobre ela. Deixe descansar por pelo menos 3 horas; você pode deixar durante a noite.
- Pique o alho com uma faca. Coloque a folha de louro e o endro em potes pré-esterilizados e alterne camadas de berinjela e alho.
- Ferva 800 ml de água limpa com 4 colheres de sopa. eu. sal, despeje a solução resultante sobre os vegetais. Enrole os potes, cubra com uma manta e deixe esfriar.
Com estragão e raiz-forte
Uma combinação inusitada de sabores, também indicada para rechear berinjelas salgadas. Esta conserva é preparada da mesma forma que a receita clássica, apenas muda a composição dos temperos. Para 1 kg de berinjela, tome 25-30 g de sal, 1 cabeça de alho, 1 pequena raiz de raiz-forte, um cacho de estragão (estragão) cerca de 50 g.
Após a prensagem, esfregue os legumes com alho ralado e raiz-forte e coloque o restante das ervas em potes.
Recheado com alho em uma panela
Você pode colocar um recheio de ervas e temperos dentro de cada fruta para que fiquem mais saturadas com o aroma picante. Este prato é uma boa opção de lanche pronto para a mesa festiva.
- 3kg de berinjela;
- 10 dentes de alho;
- quaisquer ervas frescas ao seu gosto (cerca de 200 g no total);
- 80 g de sal + algumas colheres de sopa para cozinhar;
- 1,5 litros de água potável.
Como cozinhar:
- Lave, seque as frutas, corte os talos. Corte longitudinalmente até 2/3 da altura do vegetal.
- Coloque as berinjelas em uma panela, encha com água, adicione uma colher de sal para cada litro de água. Deixe ferver, reduza o fogo e cozinhe por cerca de 10 minutos.
- Retire as frutas, coloque-as sob pressão e deixe por algumas horas.
- Faça o recheio com alho amassado e ervas picadas. O manjericão roxo funciona bem aqui. Opcionalmente, adicione alguns punhados de nozes trituradas (nozes, castanhas de caju). Sal e pimenta.
- Coloque o recheio dentro de cada vegetal e amarre bem com linha.
- Coloque-os em um recipiente grande de esmalte para acomodar os vegetais e a salmoura. Para prepará-lo, ferva 1,5 litros de água potável e 80-90 g de sal, regue com as berinjelas. Cubra com gaze e aplique pressão.
- Deixe a peça em uma sala com temperatura de 18 a 25 graus por 2 a 5 dias, depois guarde na geladeira, porão, nicho embaixo da janela (t° 2 graus), ou coloque em potes, encha com fervido solução novamente e enrole-a.
Sal em georgiano
Os vegetais são preparados em salmoura com adição de vinagre, por isso seria mais correto chamá-los de conserva. Escolha amostras lisas e de tamanho médio.
- 3kg de berinjela;
- 180 ml de vinagre 6%;
- 1,5 xícaras de nozes trituradas;
- 2 cabeças de alho;
- 100g de sal;
- 3 colheres de sopa. eu. Saara;
- coentro, endro a gosto.
Como cozinhar:
- Corte as frutas limpas em duas partes no sentido do comprimento. Remova as sementes.
- Coloque os legumes, 1,5 litros de água em uma panela, acrescente sal (40 g). Cozinhe por 3-5 minutos após ferver.
- Retire as metades, enxágue com água fria e coloque sob pressão por 3-4 horas.
- Para o recheio, pique as verduras e misture com as nozes.
- Recheie as berinjelas e coloque-as com cuidado nos potes preparados.
- Para a marinada, ferva 1 litro de água com o restante sal e açúcar, acrescente o vinagre e retire do fogo.
- Despeje imediatamente a marinada nos potes, enrole, deixe esfriar, embrulhada em uma manta ou manta.
Salga ao estilo do Azerbaijão
- 2kg de berinjela;
- um grande ramo de coentro;
- grande cabeça de alho;
- 700g de cenoura;
- azeite, inodoro;
- 4 colheres de sopa. eu. vinagre 9%;
- sal, açúcar.
Como cozinhar:
- Corte as berinjelas em cubos, rale as cenouras. Numa frigideira grande aqueça o azeite e frite os legumes, tapados, até ficarem totalmente cozidos.
- Descasque o alho e pique-o na trituradora ou com uma faca. Pique o coentro finamente. Misture as verduras com os vegetais, acrescente uma pitada de açúcar, sal e, se desejar, pimenta-do-reino ou uma mistura de pimentões.
- Coloque a peça de trabalho em potes esterilizados de 0,5 litro e coloque 2 colheres de sopa em cada um. eu. vinagre. Cubra com as tampas (sem enrolar), coloque no fundo de uma panela ou tigela com água fervente. Seu nível deve atingir 2 a 3 cm do topo das latas. Aqueça em fogo baixo por 25 minutos e feche os potes.
Decapagem com cenoura
Você pode conservar berinjelas recheando-as com vegetais, nozes e ervas. Isso não é feito rapidamente, mas parece incomum e impressionante na mesa.
- 4kg de berinjela;
- 1kg de cenoura;
- 2 cabeças de alho;
- 150g de sal;
- endro, coentro, aipo a gosto.
- Como cozinhar:
- Corte as berinjelas limpas longitudinalmente em duas partes e retire as sementes com uma colher.
- Coloque as metades em uma panela, acrescente 2 litros de água, sal e leve ao fogo. Após ferver, cozinhe por 7 a 10 minutos.
- Escorra a água, enxágue os legumes cozidos com água fria e coloque sob pressão por 3 horas.
- Lave, seque e pique finamente as verduras. Rale as cenouras, misture com o alho amassado, sal e pimenta.
- Após 3 horas, retire a opressão, recheie as metades com cenouras e amarre com 2 fios.
- Para a salmoura, leve à fervura 2 litros de água potável e 60 g de sal. Coloque as berinjelas em um recipiente de vidro ou esmalte, alternando camadas com ervas. Encha com salmoura e ajuste a pressão.
- A decapagem deve permanecer em temperatura ambiente por 2-3 dias. Depois, as berinjelas podem ser comidas, guardadas na geladeira ou enroladas para o inverno.
Com sabor de cogumelo
Berinjelas salgadas com leves nuances quando cozidas parecerão cogumelos selvagens. A receita passo a passo é semelhante à primeira, clássica, porém:
- Retire a casca da fruta com uma faca afiada, corte em pedaços de 2 cm ou menos.
- Proporções de ingredientes por quilograma de berinjela – 150 g de endro, 4 dentes de alho, 25-30 g de sal.
- Você pode conservá-los em potes, sob pressão, ou preparar uma marinada com a receita de picles georgianos. A saída será uma preparação com sabor de cogumelos salgados ou em conserva.
Uma maneira de salgar sob pressão
Tradicionalmente, os picles eram infundidos em grandes barris de madeira sob pressão. Nas condições modernas é mais fácil prepará-los imediatamente em potes, mas será muito mais interessante conservá-los com peso, por exemplo, em uma panela grande e esmaltada.
Você pode fazer berinjelas sob pressão de acordo com a receita clássica ou recheadas com qualquer conjunto de temperos e ervas. Em vez de potes, os vegetais preparados são colocados em um recipiente para decapagem, coberto com pano de algodão ou gaze, um prato (tábua) é colocado em cima e pressionado.
O picles fica sob pressão por 2 a 4 dias em temperatura ambiente; se a casa estiver mais quente, menos, até que a salmoura fique turva. Em seguida, você precisa mover a peça de trabalho para a geladeira ou qualquer ambiente com temperatura de ar de 2 a 3 graus. Depois de uma semana, as berinjelas podem ser consumidas.
Como preservar a decapagem
Após a fervura, os picles esterilizados são armazenados em potes de vidro em temperatura ambiente (não superior a 22 graus). O principal é que não sejam expostos à luz direta. Legumes cozidos sob pressão em pratos esmaltados devem ser guardados na geladeira. Recomenda-se utilizar esses pratos até a próxima colheita, ou seja, dentro de um ano.
Para evitar que as costuras estraguem antecipadamente, certifique-se de que os produtos e utensílios que utiliza estão frescos e limpos!