Muitos produtores de vegetais cultivam brócolis em suas plantações. A popularidade desse vegetal se deve ao fato de ser considerado uma das mais deliciosas variedades de repolho. Para desfrutar do sabor agradável desta planta durante todo o ano, você precisa se familiarizar com antecedência sobre como preparar bem os brócolis para o inverno.
- Propriedades benéficas do brócolis
- Combate o câncer
- Previne doenças dos órgãos digestivos
- Trata doenças do sistema cardiovascular
- Combate doenças respiratórias
- Ajuda a se livrar do excesso de peso
- Prepare os ingredientes necessários
- Preparando brócolis
- Salada coreana
- Congelando brócolis para o inverno
- Brócolis em conserva
- Em conserva
- Enlatado em potes
- Em recheio de tomate
- Com pimentão e couve-flor
- Em marinada agridoce
- Receita sem esterilização
- Em conserva
- Como conservar brócolis para o inverno
- Conclusão
Propriedades benéficas do brócolis
Numerosos estudos científicos provaram repetidamente que esse repolho tem propriedades benéficas que o distinguem de outros vegetais. Antes de preparar pratos com esta planta vegetal, todos precisam se familiarizar com as características de seu efeito no corpo humano.
Combate o câncer
A couve contém grande quantidade de esterol, o que previne a ocorrência de câncer que atinge as glândulas mamárias das meninas. Este componente também protege a próstata dos homens contra tumores malignos. Além disso, muito sulforafano se acumula nos vegetais maduros. Este oligoelemento tem efeito antioxidante, que impede o desenvolvimento de células cancerígenas no corpo.
Outro elemento da composição que previne o câncer é a vitamina C. Ela previne o desenvolvimento de tumores malignos devido às suas propriedades antiinflamatórias.
Previne doenças dos órgãos digestivos
Brócolis maduro e suco de vegetais espremido na hora têm um efeito benéfico no processo de produção de bile. Graças a isso, pessoas com vesícula biliar deformada digerem os alimentos com muito mais rapidez. O consumo regular de repolho fresco limpa o estômago de bactérias que causam úlceras estomacais ou gastrite. O vegetal também melhora o bem-estar de pessoas que já possuem essas doenças. Contém componentes que restauram a membrana mucosa e eliminam sinais pronunciados de úlcera péptica.
Trata doenças do sistema cardiovascular
As propriedades benéficas do brócolis ajudam a eliminar a maioria das doenças que afetam o funcionamento do sistema circulatório. As frutas contêm proteínas cuja composição é muito semelhante às proteínas dos ovos de galinha. Ao mesmo tempo, carece completamente de colesterol, o que tem um efeito positivo na circulação sanguínea.
O vegetal contém colina e metionina, que limpam o sangue do excesso de colesterol e dilatam os vasos sanguíneos. O repolho também contém potássio e magnésio, que fortalecem os músculos do coração.
Combate doenças respiratórias
O brócolis é conhecido por eliminar microorganismos perigosos que causam o aparecimento e desenvolvimento de doenças pulmonares. Os médicos aconselham os fumantes com muitos anos de experiência a comer mais repolho, pois as funções protetoras do corpo estão enfraquecidas. O sulforafano, que faz parte da planta vegetal e combate doenças infecciosas, é responsável por proteger a saúde.
Este componente também ajuda a lidar com:
- forma crônica de bronquite;
- exacerbações da asma.
Ajuda a se livrar do excesso de peso
Plantas maduras e decocções preparadas a partir delas ajudam a limpar o corpo de toxinas e resíduos. Os nutricionistas recomendam adicionar pratos de brócolis à sua dieta, pois ajudam a eliminar quilos extras. A perda de peso é alcançada pelo fato do produto retirar o excesso de líquidos do corpo.
Prepare os ingredientes necessários
Antes de começar a preparar o brócolis para o inverno, as pessoas precisam se familiarizar com as características do preparo desse vegetal. Primeiro, selecionam frutas da mais alta qualidade e adequadas para o preparo de conservas. Na hora de escolher uma couve, pegue-a nas mãos e aperte bem. Se o formato da fruta ficar deformado sob carga, significa que ela não está totalmente madura.Essas cabeças de repolho não são adequadas para saladas frescas e alimentos enlatados, pois amolecem rapidamente e praticamente não ficam crocantes.
Os frutos maduros apresentam folhas elásticas com cheiro agradável e aromático. Para a preservação no inverno, são selecionadas apenas frutas saudáveis, sem escurecimento, rachaduras ou manchas pretas.
Para cozinhar, não use vegetais saturados com nitratos. Para distinguir essas hortaliças das espigas normais, preste atenção à espessura das folhas. O repolho, que contém muitos nitratos, tem folhas bastante grossas. Além disso, para identificar aditivos químicos, preste atenção ao peso da fruta. Cabeças de repolho sem nitratos pesam muito menos.
Os horticultores não recomendam comprar brócolis com flores desabrochando e cabeças amareladas para enlatados. Essas plantas são muito duras e não cozinham bem. Frutas de cor verde com um leve tom bordô são adequadas para a colheita no inverno. As inflorescências de repolho selecionadas para fazer os preparativos são embebidas por 20-40 minutos em água morna e limpas de sujeira.
Preparando brócolis
Toda dona de casa que adora conservas de inverno cozinha brócolis em casa. São diversas receitas para preparar deliciosos pratos a partir desta hortaliça.
Salada coreana
Muitas donas de casa consideram a culinária coreana muito complexa, por isso raramente comem saladas coreanas. Porém, quem já conhece a receita desse lanche não tem dificuldades no processo de preparo.
Ao preparar uma salada coreana, coloque água em uma panela pequena, coloque no fogão a gás e deixe ferver. Em seguida, o repolho é bem lavado com água e cortado em várias inflorescências. Depois disso, dois pimentões são cortados em duas partes iguais e limpos de sementes internas.Depois de preparar os ingredientes principais, coloque-os em água fervente e acrescente 35 gramas de sal. Os vegetais são fervidos por 25 minutos e depois colocados em uma tigela.
Durante o cozimento do repolho, duas cenouras pequenas são raladas e colocadas em um prato. Em seguida, adicionam-se dois cachos de endro e dentes de alho picados. Depois disso, todos os ingredientes preparados são misturados, salgados novamente e despejados com 50 mililitros de óleo vegetal e vinagre.
Congelando brócolis para o inverno
O repolho costuma ser congelado no freezer para armazenamento no inverno. Para este vegetal fresco:
- coloque em uma tigela;
- encha-o com água;
- adicione um pouco de sal.
Após 35-40 minutos, as inflorescências de repolho são retiradas do recipiente e lavadas em água corrente. Depois disso, são colocados sobre uma superfície plana para secar. Quando o repolho seca, ele é transferido para sacos plásticos e colocado no freezer.
Brócolis em conserva
Para fazer um lanche de inverno em conserva, o repolho é cortado em pequenos pedaços e colocado em uma jarra de vidro de dois litros. Em seguida, o recipiente é enchido com líquido frio e salgado com 25 gramas de sal. Depois disso, o recipiente com inflorescências de repolho é transferido para uma sala escura e quente. O vegetal é infundido até o início do processo de fermentação nos potes.
Quando a mistura começar a fermentar, despeje a salmoura da jarra, adicione 40 gramas de açúcar e despeje novamente. Depois de meia hora, os potes de repolho são transferidos novamente para uma sala aquecida por três dias, após os quais são colocados na geladeira para posterior armazenamento.
Em conserva
Para evitar que a hortaliça perca suas qualidades benéficas, algumas donas de casa preferem conservá-la.Para isso, um quilo de repolho é bem lavado em água fria, cortado em pequenos pedaços e colocado em potes onde serão conservados. Em seguida, adicione duas cabeças de alho picadas, três cachos de endro, duas folhas de louro e salsa em cada recipiente.
Em seguida, é preparada uma salmoura, que será colocada em potes com ingredientes. Para prepará-lo, adicione 20 gramas de sal e açúcar a 5 litros de água. O líquido é fervido por 20-25 minutos e depois colocado em potes. Os recipientes enrolados com repolho são transferidos para a adega.
Enlatado em potes
Para o armazenamento de vegetais a longo prazo no inverno, as donas de casa precisam enlatá-los.
Para fazer isso, um quilo de brócolis é embebido em solução salina e enxaguado em água para limpar a sujeira e mosquitos da planta. Em seguida, as inflorescências são cortadas e colocadas em um recipiente para enlatamento. Quando o vegetal estiver distribuído em potes, faça a marinada. Para prepará-lo, coloque água em uma panela e adicione 40-50 gramas de sal e açúcar. A salmoura é fervida por quarenta minutos e depois colocada em potes. Recipientes com brócolis são enrolados com tampas esterilizadas e levados para a adega.
Em recheio de tomate
Para preparar um aperitivo inusitado, muitas pessoas cozinham brócolis com molho de tomate. Para criar este prato, 800 gramas de inflorescências de repolho são cortadas e escaldadas em solução salina quente. Em seguida, 100 gramas de tomate, 80 gramas de pimenta e duas cabeças de alho são moídas em um moedor de carne. A mistura resultante é transferida para uma panela, misturada com vinagre e fervida por 15 minutos. Em seguida, coloque o repolho embebido em um recipiente com a marinada fervente e cozinhe em fogo baixo por meia hora.
O lanche preparado é colocado em potes e tapados com tampas.
Com pimentão e couve-flor
Entre as deliciosas receitas de brócolis, está um aperitivo preparado com adição de couve-flor e pimentão. Primeiro, descasque e pique duas cebolas finamente. Em seguida, lave 500 gramas de couve-flor e 600 gramas de brócolis em água fria corrente. Os ingredientes lavados são picados e colocados em uma panela. Depois pique 100 gramas de pimentão, retire as sementes e refogue em uma frigideira junto com a cebola picada. Em seguida, despeje o repolho preparado na frigideira e cozinhe por 20-30 minutos.
O aperitivo preparado é colocado num prato e polvilhado com folhas verdes de endro.
Em marinada agridoce
Para preparar aperitivo de repolho em salmoura agridoce, as pessoas estudam com antecedência as especificidades do preparo desse prato. Prepare primeiro o molho com que os brócolis serão marinados. Para fazer isso, adicione 70 gramas de molho de soja, 50 mililitros de vinagre, 10 mililitros de ketchup, maionese e 75 gramas de açúcar em uma tigela. Todos os componentes são misturados e colocados no microondas por 15 a 20 segundos.
Depois de preparar a marinada, pique o repolho e cozinhe em fogo baixo por cerca de uma hora. O vegetal cozido é misturado à marinada e distribuído em potes.
Receita sem esterilização
Para preparar rapidamente os preparativos de inverno, muitas vezes são utilizadas receitas sem esterilização. Primeiro, as inflorescências de repolho são lavadas da sujeira, secas e cortadas em pequenos pedaços. Em seguida, pique duas cebolas, uma cenoura e um pimentão. Todos os ingredientes são misturados e colocados em potes. Depois disso, ferva a água no fogão a gás por 10-15 minutos. O líquido fervido é colocado em potes com vegetais, após os quais são adicionados vinagre, sal e açúcar.O aperitivo é enrolado com tampas e, após esfriar, transferido para uma sala arejada.
Em conserva
Para fermentar rapidamente o repolho, você precisa limpar a sujeira das inflorescências e colocá-las em uma tigela rasa. Em seguida, são enchidos com água quente salgada e colocados no fogão a gás. Após 40 minutos, as cabeças do repolho são retiradas da água fervente e despejadas em salmoura de pepino. O repolho assim preparado é consumido após 25-40 dias.
Como conservar brócolis para o inverno
No inverno, as preparações de brócolis são transferidas para a adega ou qualquer outro ambiente onde a temperatura não exceda 10-15 graus. Em altas temperaturas, o repolho enlatado fica pior armazenado e estraga mais rápido. Se uma pessoa não tiver oportunidade de transportar os preparativos para a adega, terá que congelar brócolis no freezer.
Conclusão
Muitas pessoas querem comer inflorescências de repolho não só no verão, mas também no inverno. Para conservar os salgadinhos de brócolis nesta época do ano, as pessoas estudam com antecedência as características do preparo dos preparativos de inverno a partir desse vegetal.