As amoras silvestres são uma baga saborosa e saudável, e a compota feita com ela é uma excelente forma de prepará-la para o inverno de acordo com diversas receitas. A bebida continua armazenada por muito tempo e contém antioxidantes e vitaminas. A baga é de cor laranja e tem o formato de uma framboesa. É valorizado não só pelo seu sabor agradável, mas também por possuir muitas propriedades úteis.
- Recomendações antes de começar a cozinhar
- Como escolher os ingredientes?
- Métodos para preparar compota
- Receita clássica para fazer compota para o inverno
- Preparando compota em panela elétrica
- Compota de amora silvestre com mirtilos
- Compota de amora silvestre com amoras
- Compota de amoras silvestres e maçãs
- Armazenando compota
Recomendações antes de começar a cozinhar
Apenas frutas frescas e intactas são selecionadas para compota.Devido à sua estrutura delicada e frágil, não é recomendável lavá-los, pois acelera a deterioração. Via de regra, as amoras silvestres não são lavadas antes do uso, mas levemente borrifadas com água. Se não dá para ficar sem lavar, ele faz isso com muito cuidado.
Os bagos são colocados num escorredor e colocados em água corrente, não permitindo que fiquem totalmente submersos em água.
Após a lavagem, sacuda a água restante. Para remover o excesso de umidade, coloque amoras silvestres em toalhas de papel. Após 10-15 minutos, as bagas estão limpas e prontas para comer.
Cloudberry é uma fruta que cresce longe de áreas poluídas. Portanto, você não precisa se preocupar com gases de escapamento e outras coisas.
Como escolher os ingredientes?
Para obter uma compota saborosa, é necessário colher apenas frutos silvestres maduros, colhidos no início de agosto. O grau de maturação é determinado pela cor. Se apresentar tonalidade amarelo-laranja, significa que atingiu a maturidade máxima. Manchas avermelhadas na fruta indicam que ela ainda está verde.
A compota não pode ser feita apenas com amoras silvestres. Outras frutas ajudarão a diversificar o sabor:
- mirtilo;
- morangos;
- maçãs;
- groselha;
- Amora;
- framboesas.
Além das frutas, vários temperos são adicionados à bebida e o açúcar é substituído por mel. Para adicionar notas frescas, adicione um raminho de hortelã ou erva-cidreira. Nem todas as pessoas concordarão com tais experimentos ao fechar uma bebida.
Para isso, recomenda-se preparar uma pequena porção. Depois de provar, decida se quer adicionar este ou aquele ingrediente à compota.
Métodos para preparar compota
O preparo da compota é possível em duas versões - com e sem esterilização. Em ambos os casos fica muito saboroso. O primeiro lote pode ser fechado de acordo com uma receita e vários potes podem ser fechados de diferentes maneiras.Futuramente deixe a receita que mais gostou.
Receita clássica para fazer compota para o inverno
A quantidade de ingredientes é calculada para uma garrafa de 3 litros.
Para preparar você precisará de:
- 2,5 colheres de sopa. Saara;
- 500 g de amoras silvestres;
- 2 litros de água.
Etapas de cozimento:
- Separe os frutos, descartando os espécimes estragados. Coloque em uma peneira e coloque em água corrente.
- Coloque as amoras silvestres sobre uma toalha e deixe escorrer.
- Em uma panela grande, misture a água com o açúcar e leve ao fogo.
- Coloque as frutas em uma jarra e despeje a calda fervente sobre elas.
- Cubra o topo com uma tampa.
- Coloque a garrafa em uma panela grande e encha-a com água até o nível atingir os ombros da garrafa. O fundo da panela deve ser coberto com um pano para evitar que o pote estoure.
- Leve ao fogo médio, deixe ferver e cozinhe por 20 minutos.
Depois disso, o jarro é retirado da água e a tampa enrolada. Limpe o excesso de umidade com uma toalha. Vire o frasco de cabeça para baixo e cubra com um cobertor. Deixe por um dia até esfriar completamente.
Preparando compota em panela elétrica
Há vários anos, uma multicooker ocupava um lugar de destaque na cozinha de todas as donas de casa. Com este aparelho você pode preparar qualquer prato, inclusive compotas. E faça isso de forma simples e rápida. Cozinhar em panela elétrica torna o sabor e a cor ricos.
Os ingredientes da bebida e suas quantidades são iguais aos da receita clássica. A preparação é a seguinte:
- Despeje água no recipiente multicooker e selecione o modo “Cozinhar”. A preparação da calda levará de 15 a 20 minutos. O tempo pode ser alterado se a função for disponibilizada pelo modelo multicooker.
- Após selecionar o programa, adicione o açúcar e leve a bebida para ferver. Deixe por 3-4 minutos.
- Sem desligar o cozimento, jogue as tampas na calda para esterilizá-las.
- Coloque uma tampa fumegante em cima do recipiente e coloque o frasco com o gargalo voltado para baixo. Não demorará mais de 3 minutos para esterilizar o frasco.
- As amoras lavadas são colocadas em uma peneira e mergulhadas em calda de açúcar para ferver. É desejável que a água cubra completamente os bagos.
Nesta fase, termina o preparo da compota. Cloudberries são colocadas em um frasco estéril e, em seguida, a calda é despejada. Cubra o topo com uma tampa e enrole com uma chave. Deixe esfriar completamente debaixo de um cobertor por um dia.
Compota de amora silvestre com mirtilos
Você pode diversificar o sabor da bebida com mirtilos. A baga tem um sabor doce e ao mesmo tempo ácido. Na hora de cozinhar a calda não é aconselhável adicionar muito açúcar, pois os mirtilos não têm acidez. Além do sabor interessante, os frutos silvestres também proporcionam uma tonalidade rica.
Compota de amora silvestre com amoras
Se uma pessoa não gosta de mirtilos ou não tem oportunidade de adicioná-los a uma bebida, pode substituí-los por outra fruta igualmente saborosa e saudável - as amoras. O sabor é diferente do mirtilo.
As amoras são doces e têm notas ácidas. A estrutura é semelhante à de amoras silvestres e fica linda em um frasco fechado.
Compota de amoras silvestres e maçãs
O sabor das amoras silvestres pode ser complementado com outra fruta - uma maçã. No preparo, é recomendável seguir algumas recomendações. Cloudberries são frutos frágeis, enquanto as maçãs têm polpa densa. Para que os componentes cozinhem na calda ao mesmo tempo e fiquem totalmente prontos, é necessário picar as maçãs finamente.
Armazenando compota
Após selar a bebida, as latas são retiradas para armazenamento em local escuro e fresco. Uma cave, adega ou sótão são adequados para isso. A temperatura ambiente não deve exceder +15 °C. Caso contrário, o prazo de validade será reduzido.
Se a dona de casa não pretende preparar um lote grande, pode-se deixar a compota na geladeira. Cloudberry é uma fruta que pode ser armazenada por muito tempo. Seguir a receita e as condições de preparo permitirá conservar a bebida por cerca de um ano. Para aumentar em 2 vezes o prazo de validade, recomenda-se usar uma receita com esterilização.