Os frutos azuis meia-noite deste arbusto da família Heather distinguem-se pelo sabor e qualidades nutricionais igualmente elevados. São consumidos frescos e também processados de diversas maneiras, inclusive armazenando mirtilos e mel para o inverno, sem cozinhá-los. Com toda a variedade de conservas de doces, este método específico parece ser o mais correto do ponto de vista científico.
Quais são os benefícios dos mirtilos?
100 g de frutas vermelhas contêm apenas 57 kcal, além de taninos, vitaminas C e PP, açúcares naturais, ferro e potássio. Mas o principal são as antocianinas, pigmentos corantes com propriedades antioxidantes. O consumo regular de mirtilos ajuda a fortalecer o sistema imunológico, normaliza o metabolismo e protege a visão.
Vantagens das preparações de mirtilo sem tratamento térmico
A ausência de tratamento térmico preserva até 80% das substâncias biologicamente ativas dos frutos silvestres, incluindo ácido ascórbico e retinol, saponinas e vários ácidos orgânicos.
Prepare todos os ingredientes necessários
Para transformar em geléia, as frutas frescas precisam ser separadas dos detritos e as frutas estragadas removidas. Em seguida, enxágue imediatamente antes de cozinhar e seque, colocando-o sobre uma bandeja ou pano de prato. Esta é uma etapa importante - pois as gotas de água contêm microflora que pode causar fermentação do produto.
É melhor tirar mel de prado, taiga, de ervas, líquido e sem tendência a adoçar.
Processo passo a passo para fazer geléia de mirtilo crua com mel
Serão necessárias frutas vermelhas e mel em proporções de 1:1 - 1 kg de produto cada. Moa os bagos simplesmente esmagando-os, libertando o sumo, sem amassá-los até formar um puré. Adicione mel e misture novamente os mirtilos.
Transfira a mistura para potes, feche as tampas e guarde a geléia.
Receita com mel e nozes
Esta receita praticamente copia a anterior, mas também requer a adição de 500 g de nozes. Frite levemente os grãos em uma frigideira seca e pique finamente. Misture nozes com mel e misture com purê de frutas vermelhas. Encha os potes com ele.
Como armazenar corretamente e por quanto tempo um produto natural?
Embora o purê de mirtilos com mel não precise ser cozido, eles devem ser armazenados em recipiente de vidro pré-esterilizado, lacrado, longe da luz solar direta. Geralmente é a prateleira inferior da geladeira. A vida útil média do produto é de 6 a 8 meses.