Os mirtilos têm muitos microelementos benéficos. Estas bagas são utilizadas para prevenir doenças cardíacas e fortalecer o sistema imunitário, o que é especialmente importante na estação fria. O produto também é utilizado no preparo de deliciosas sobremesas. E as pessoas encontraram várias soluções para o problema de como manter os mirtilos frescos para o inverno. Nesse estado, a baga mantém a maior parte de suas propriedades benéficas.
Vitaminas em mirtilos
Ao consumir mirtilos, a pessoa compensa a falta de vitaminas C, PP, B1 e B6. Este produto também contém magnésio, cálcio, potássio, ferro e fósforo.
Os mirtilos são um antioxidante natural. O consumo de frutas vermelhas ajuda a fortalecer o sistema imunológico e acelera a recuperação do corpo contra doenças infecciosas.
As frutas também são recomendadas para consumo para melhorar a acuidade visual e prevenir o câncer. Os microelementos que compõem a baga aumentam a elasticidade das paredes dos vasos sanguíneos e normalizam os níveis de colesterol e açúcar.
Métodos para armazenar mirtilos frescos
Mirtilos frescos não podem ser armazenados por muito tempo. Mesmo depois de alguns dias, o fruto perde a apresentação e as propriedades benéficas. E depois de uma semana, os frutos colhidos devem ser jogados fora. A vida útil geral dos mirtilos em casa não excede várias horas. Portanto, a coleção deve ser imediatamente colocada no freezer ou na geladeira. Você também pode armazenar frutas secas ou cristalizadas.
Em uma geladeira
Os frutos silvestres podem ser mantidos frescos durante uma semana na geladeira a uma temperatura de +4 graus. Para evitar que a coleção perca suas propriedades benéficas, você deve seguir as seguintes recomendações:
- remover frutas, folhas e detritos estragados da colheita;
- enxágue em água corrente e seque as frutas em papel toalha;
- Coloque as frutas em um recipiente e feche bem a tampa, garantindo assim o fluxo de ar.
Este método de armazenamento requer o uso de recipientes de plástico ou cerâmica. Se for utilizado um recipiente de metal, os ácidos contidos nas bagas provocarão uma reação de oxidação. Recomenda-se coletar e armazenar os mirtilos separadamente de outras frutas e vegetais.
Adoçar
Este método de armazenamento produz um produto pronto para ser adicionado a sobremesas.Para garantir que os frutos não percam suas propriedades originais, diversas condições devem ser atendidas:
- selecione, lave e seque;
- triture as frutas com açúcar na proporção de 1:2 (pode-se usar um liquidificador);
- esterilizar frascos;
- coloque a mistura preparada em potes e feche a tampa para que não entre ar no recipiente.
O tempo de armazenamento das frutas cristalizadas depende do local onde o recipiente é colocado. No congelador, os mirtilos não estragam durante vários meses.
Enlatando no próprio suco
A preservação permite preservar as propriedades benéficas do produto por um longo período. Para isso, será necessário enxaguar as frutas coletadas e esterilizar os potes no forno. Em seguida, os mirtilos preparados devem ser colocados em recipientes. Depois disso, os potes devem ser colocados em uma bacia e a mistura aquecida em fogo baixo por uma hora. Durante o cozimento, é necessário adicionar frutas silvestres periodicamente aos recipientes.
Ao final da hora, os potes precisam ser bem rosqueados com as tampas e, depois que os recipientes com geléia esfriarem, coloque-os na geladeira ou em sala fria.
Métodos para congelar mirtilos
Se você congelar os mirtilos corretamente e seguir as condições de armazenamento, os frutos manterão suas propriedades benéficas e sabor durante todo o inverno. Existem vários métodos semelhantes de colheita de frutas para a estação fria.
Uma condição importante para preservar as propriedades benéficas das frutas é o congelamento rápido. Mas os alimentos preparados devem ser descongelados lentamente, à temperatura ambiente. Neste caso, os frutos silvestres, os sucos e os purês não estragam.
Congelando mirtilos sem açúcar
Para congelar, você precisará separar a coleção, removendo os frutos danificados. Então você precisa enxaguar e secar os mirtilos em uma toalha de papel.Os frutos preparados são colocados num prato (ou noutros pratos adequados, mas não de ferro) coberto com película aderente. Ao final, a coleção é colocada em câmara de pré-congelamento por uma hora.
Terminado o preparo, os mirtilos são colocados em um saco, que é colocado no freezer.
Com açucar
Este método de colheita não é diferente daquele apresentado anteriormente. Para preservar a colheita durante a estação fria, será necessário separar e lavar os mirtilos, colocá-los em camadas num recipiente de plástico e polvilhar com açúcar (proporção 1:2). Ao final, os recipientes são fechados com tampa e colocados no freezer. Esta receita é indicada para preparações que são utilizadas no preparo de sucos de frutas e como ingrediente de tortas.
Purê de batata com açúcar
Este método de cozimento combina as duas receitas fornecidas anteriormente. Para o purê, você precisará misturar o açúcar e os mirtilos na proporção de 2:1 (se precisar de um produto azedo, então 1:1) e depois triturar no liquidificador até ficar mole. O produto resultante é finalmente disposto em recipientes que são colocados no freezer. Esta mistura é utilizada como recheio de tortas ou sobremesas.
Purê sem açúcar
Esta receita não é diferente das anteriores. Bagas lavadas e secas são primeiro esmagadas no liquidificador (processador de alimentos) até ficarem pastosas. A mistura resultante é então colocada em recipientes preparados e os recipientes bem fechados são enviados ao freezer. Este “mingau” é frequentemente utilizado como alimento complementar para crianças.
Suco de mirtilo congelado
O método para fazer suco de mirtilo é bastante simples. Para obter o produto acabado, também será necessário lavar os frutos silvestres.Depois é necessário espremer os mirtilos de maneira conveniente (recomenda-se usar um espremedor), despejar o suco em copos e fechar bem. Depois disso, os recipientes devem ser colocados no freezer.
Para evitar consequências negativas, é recomendável não encher o suco até a borda. Isto é explicado pelo fato de que durante o processo de congelamento o líquido se expande.
Outros métodos de armazenamento
Além das receitas fornecidas anteriormente, você pode utilizar um método que envolve a secagem da coleção. Para fazer isso, você precisa remover detritos e frutas estragadas. Em seguida, os frutos são dispostos em uma única camada e secos em forno ou dispositivo projetado para esse fim.
Nas primeiras 4 horas, os frutos são secos a uma temperatura de +40 graus. Então este indicador deve ser aumentado para +70 graus. Assim que a umidade for totalmente liberada, os frutos podem ser transferidos para recipientes apropriados (sacos, potes, recipientes plásticos são adequados). Mirtilos secos podem ser armazenados por dois anos. O nível de umidade não deve exceder 70% e a temperatura não deve exceder +20 graus.
Você também pode colocar a coleção de frutas vermelhas sob um galpão ou sótão se o tempo estiver quente lá fora e houver boa circulação de ar no ambiente. A secagem nessas condições levará 4 dias.