Nem todo mundo gosta de geléia doce. Muitas pessoas valorizam o verdadeiro sabor dos frutos silvestres, por isso procuram conservá-los de forma a se deliciarem com uma sobremesa saborosa e saudável no inverno. Enlatar groselhas pretas para o inverno em seu próprio suco, sem açúcar, tornou-se popular. Esta iguaria pode ser consumida como prato independente, bem como no preparo de diversos assados, acrescentando em mingaus ou decorando sorvetes.
Sutilezas de cozinhar
Tais preparações requerem uma preparação cuidadosa dos ingredientes e recipientes para que o prato preparado não estrague em poucos dias.
A principal característica de cozinhar os frutos silvestres no próprio suco é que eles são cozidos em uma única etapa e por um curto intervalo, após o qual são imediatamente enrolados.
Ingredientes para groselha preta em seu próprio suco
Qualquer que seja a receita da groselha, você vai precisar de água, além de temperos diversos a gosto (canela, baunilha). Mas para obter o efeito dos frutos silvestres frescos, é melhor passar sem eles.
Regras de seleção de produtos
Em primeiro lugar, deve-se escolher os melhores frutos: grandes, elásticos, sem danos evidentes. Porém, o principal é que os bagos tenham uma rica cor escura. Isso indica sua maturação. Eles são separados, descartando galhos e folhas, transferidos para um recipiente e enchido com água. Todos os pequenos contaminantes subirão à superfície.
Em seguida, a água é drenada e as passas são recarregadas. Este tratamento garante uma limpeza de alta qualidade dos bagos antes da laminação.
Preparando os pratos
Para preparar o recipiente ele deve ser esterilizado. Para fazer isso, coloque água em um recipiente e coloque a jarra com o gargalo para baixo. Os bancos são processados por diferentes períodos de tempo:
- meio litro - 20 minutos;
- litro - 25 minutos.
Após a esterilização, não encha imediatamente os recipientes. As groselhas são colocadas em potes resfriados.
Processo de preparação para o inverno
Cozinhar groselhas no próprio suco não leva muito tempo. A sequência de ações é a seguinte:
- As groselhas são colocadas em potes quentes preparados até a borda.
- O fundo de uma panela grande deve ser coberto com um pano. Depois disso, são colocados potes com conteúdo.
- A água é despejada na panela até o gargalo dos potes.Cubra com uma tampa e deixe ferver. Após a fervura, o fogo diminui. Todo o processo de esterilização pode levar de 15 a 17 minutos.
- Se as groselhas murcharem muito, você pode adicionar mais frutas silvestres aos potes para mantê-los cheios. Você pode trapacear e simplesmente combinar o conteúdo de dois potes em um.
- Os espaços em branco resultantes são cobertos com tampas e enrolados. Você pode verificar a qualidade da torção virando-os de lado. Se o líquido não fluir do gargalo, ele está fechado corretamente.
Depois de torcidos, os potes devem ser virados de cabeça para baixo e deixados esfriar por várias horas. Como receita alternativa, você pode usar a opção de enlatar groselhas em suco preparado com antecedência.
Neste caso, os potes são enchidos com passas de Corinto, cheios de suco e colocados em uma panela com água fria.
Os bagos são fervidos durante 10 minutos e depois enrolados com uma chave. As torções acabadas são viradas e resfriadas. Os frascos são então enviados para armazenamento.
Armazenamento adicional de peças de trabalho
Os espaços em branco resultantes devem ser armazenados apenas em local fresco. Uma geladeira é considerada a melhor opção. Mas se isso não for possível, você pode mandar os potes para uma adega fria. Neste caso, deve-se verificar periodicamente a conservação para evitar danos às tampas.
Os frutos silvestres assim preparados podem ser utilizados em qualquer prato, substituindo com sucesso as groselhas frescas.