O cultivo de daikon em terreno aberto na região de Moscou exige o cumprimento de certas recomendações sobre datas de plantio, escolha do local, preparo do solo, práticas agrícolas e outras nuances. O clima perto de Moscou não é totalmente adequado para o cultivo de daikon, então você precisa estar preparado para algumas dificuldades associadas às mudanças climáticas.
A hortaliça da família das crucíferas tem atraído muitos jardineiros por sua polpa macia, isenta de amargor e com alto teor de nutrientes.
Datas para semear daikon na região de Moscou
Uma das primeiras questões ao cultivar daikon em lotes domésticos perto de Moscou é: quando deve ser plantado? A semeadura da primavera ocorre em março ou nos primeiros dez dias de abril. Você poderá saborear a salada de vitaminas em maio. Quando a temperatura cair abaixo de -10 graus, você precisará organizar um abrigo para essa variedade de rabanete usando spunbond ou filme. A desvantagem do plantio precoce é a falta de manutenção da qualidade.
Os frutos não são adequados para armazenamento e são consumidos imediatamente após a colheita. Se o objetivo é coletar sementes, você precisa semear daikon em abril-maio.
A época ideal para o plantio de hortaliças na zona intermediária é considerada julho-início de agosto. Isso se deve à redução do horário de verão, o que leva ao rápido crescimento da raiz e à mínima possibilidade de liberação de brotos de flores. O daikon de verão pode ser armazenado por até cinco meses.
Seleção e preparação de local para semeadura
Daikon é cultivado em um local bem iluminado e sem correntes de ar. A semeadura de julho é realizada em cumes onde anteriormente cresciam vegetais ou ervas precoces, evitando seus antecessores e vizinhos crucíferos. É melhor prestar atenção às áreas livres de cebola, alho, ervilha, endro, batata, pepino e alface.
A produtividade do rabanete japonês aumenta quando é cultivado em solo franco-arenoso ou franco-argiloso com acidez neutra e maior friabilidade.
A terra é cavada profundamente no outono ou início da primavera, com aplicação simultânea de composto ou húmus na proporção de um quilograma por metro quadrado, sulfato de amônio e sulfeto de potássio: 20 gramas por metro quadrado e superfosfato - 40 gramas. Sob nenhuma circunstância se deve usar estrume não apodrecido, que retarda o crescimento das raízes e prejudica o sabor.A acidez do solo é reduzida com auxílio de giz, cal, cinza de madeira e farinha de dolomita, espalhados no local 14 dias antes da aplicação dos fertilizantes acima.
Seleção de sementes
O clima frio exige a adoção de variedades de daikon com um curto período de cultivo. Por exemplo:
- Minocase. Resistência à seca, imunidade às mudanças de temperatura. A colheita está pronta para colheita dois meses após a emergência. Os frutos atingem 40–50 cm de comprimento.
- Grande touro. Amadurece em 60 dias, cresce bem em condições de alta umidade e clima fresco.
- Nerima. O vencimento para o consumidor ocorre 65 dias após a semeadura. Característica distintiva: variedade de decapagem.
- Novengo. Ideal para cultivo na região de Moscou: não tem medo de resfriados de curta duração e doenças fúngicas.
- Tamanho russo. Período de amadurecimento para raízes grandes: 50 dias. Não perde a pungência e a suculência durante o armazenamento a longo prazo e distingue-se por uma rica colheita.
- Miyashige. A estação de cultivo é de 70 dias. A formação de raízes uniformes é facilitada pela escavação profunda da crista antes do plantio.
- Minocase Summercross. Variedade híbrida que cresce até 4 kg em 40 dias. Tolerante à seca e cultivado para uso pessoal e comercial.
Plantando daikon em terreno aberto
A preparação da semente para semeadura inclui várias etapas:
- colocar as sementes em um saco de tecido;
- exposição em água com temperatura de 50–60 graus acima de zero por 15 minutos, seguida de colocação em água fria pelo mesmo tempo e depois na geladeira por um dia.
Existem dois métodos para plantar rabanete japonês em terreno aberto:
- Em sulcos úmidos com intervalo entre linhas de 50–60 cm e distância entre plantas de 20 cm, com sementes enterradas a 3–4 cm.
- Em covas com adição de composto, conforme padrão 25x25 cm.Várias sementes são plantadas a uma profundidade de 4–5 cm.
As sementes espalhadas de daikon são polvilhadas com terra e cinza de madeira e os canteiros são cobertos com cobertura morta.
Regras para cuidar do daikon
O rabanete é fácil de cuidar, mas é preciso seguir as recomendações sobre práticas agrícolas, que incluem regar, capinar, fertilizar e prevenir pragas e doenças.
Rega
Daikon adora água, mas a umidade excessiva leva à podridão cinzenta ou à bacteriose mucosa. Regue as plantas a cada cinco dias, tomando cuidado para que a água não fique estagnada. Em tempo chuvoso, não é necessária umidade adicional do solo. Em climas quentes, a quantidade de rega deve ser aumentada e o solo coberto com cobertura morta. A falta de umidade resulta em rachaduras nas raízes, diminuição do sabor e rugosidade da pele.
Capina
Para aumentar a permeabilidade do solo ao ar, após cada rega do daikon, o espaçamento entre linhas é afrouxado. As ervas daninhas são removidas em tempo hábil, pois podem causar pragas e doenças. O amontoamento regular de rabanetes evitará que a polpa vegetal adquira amargor.
Fertilizantes
O grau de fertilidade do solo determina a quantidade de fertilização. Solos ricos não precisam ser fertilizados; isso não afetará o rendimento da colheita. Para solos pobres, foi desenvolvido um esquema de alimentação especial:
- no início - uréia na quantidade de 25 g por balde de água;
- no meio - fertilizante mineral complexo;
- no final - fertilizante contendo potássio e fósforo.
Doenças
As doenças do rabanete japonês ocorrem em decorrência de cuidados inadequados, violação das datas de semeadura, irrigação insuficiente ou excessiva. A negligência das medidas agrotécnicas causa raiz torta, mosaico, perna preta e podridão cinzenta, que destroem a maior parte da colheita.Os primeiros sinais da doença servem de sinalização para o uso de medicamentos especializados.
Pragas
Entre as pragas, a lagarta do funil do milho pode causar danos significativos ao daikon, danificando as raízes e folhas da planta. Isso leva ao desenvolvimento mais lento dos frutos e à deterioração da aparência. O inseto é repelido por uma tintura de pimenta vermelha que é regada nas plantas: deixe seis vagens em um litro de água quente por 12 horas e misture com 10 litros de água.
O clima quente provoca um ataque de besouros-pulgas crucíferos. O longo período de cultivo permite não só polvilhar as plantações com cinzas, mas também tratá-las com inseticidas. O início do tempo frio e chuvoso faz com que o inseto desapareça.
Colheita e armazenamento
O tempo de maturação do daikon quando cultivado em campo aberto na região de Moscou varia dependendo da variedade da cultura e do clima predominante. Em média, a colheita começa 40-70 dias após a semeadura, arrancando-se as raízes pelas folhas ou desenterrando-as com um forcado ou pá.
No armazenamento de rabanete O Daikon deve ser mantido a uma temperatura não superior a +4 graus. Neste caso, a apresentação e o sabor permanecem inalterados durante cinco meses. A areia é colocada entre as camadas vegetais.
Comer daikon não é diferente de rabanete normal. É consumido fresco, preparado em saladas, guisado e adicionado na hora de enlatar.