Uma das variedades de rabanete japonês, Daikon Dubinushka, foi cultivada por especialistas na seleção e produção de sementes de hortaliças no Instituto de Pesquisa Russo no final do século passado. As características das culturas hortícolas baseiam-se nas qualidades inerentes aos representantes da família dos Crucíferos.
O Daikon dos botânicos japoneses substituiu o rabanete russo, que tem um sabor ardente. Nas ilhas do Pacífico, o vegetal é popular devido às suas qualidades benéficas. E o sabor delicado do daikon permite que seja consumido fresco e em grandes quantidades.
Descrição da variedade
Características do Daikon Dubinushka:
- folhas dissecadas de tonalidade verde clara, ligeiramente pubescentes, ovais-alongadas;
- soquete semi-elevado;
- raízes cilíndricas, apontadas para baixo, com 30–40 centímetros de comprimento;
- polpa de fruta branca suculenta.
A variedade Dubinushka é uma espécie de meia estação, amadurecendo em 65–70 dias a partir da data de emergência. Os frutos do rabanete são grandes, pesando de 600 gramas a 2,5 quilos, e a polpa é adocicada e com quantidade mínima de substâncias picantes. Quando consumido, o daikon é agradavelmente refrescante, por isso você pode fazer deliciosas saladas com ele. A raiz vegetal mantém bem suas qualidades benéficas durante o inverno. Você pode comer daikon Dubinushka até a próxima colheita.
Crescente
Daikon Dubinushka é cultivado no início da primavera e no outono. Nas regiões do norte, as culturas podem ser cultivadas sob cobertura de filme. Embora o rabanete cresça bem em baixas temperaturas, não é mais frio do que 10 graus ou mais. O tempo frio prolongado interromperá o crescimento do daikon e o vegetal não morrerá. A produção de raízes suculentas não agradará aos residentes do verão se o verão for frio e com fortes chuvas.
A variedade Dubinushka é cultivada em campo aberto, pois o daikon terá tempo de amadurecer totalmente antes do início do frio.
Eles estão começando plantando sementes de daikon de meados de abril aos primeiros dez dias de maio. As mudas são plantadas mais cedo, aos 30 dias de idade, quando já se formaram 3 ou 4 folhas verdadeiras.
Não é recomendado plantar daikon posteriormente, caso contrário a planta irá para o lixo.
As medidas preparatórias para o plantio consistem em aquecer as sementes em água quente à temperatura de 50 graus. Em seguida, a semente é endurecida na geladeira por 24 horas. Você pode desinfetar as sementes em uma solução de permanganato de potássio a 1%, mergulhando-as por 20 a 30 minutos.
É escolhido um local para hortaliças com solo solto e nutritivo de acidez neutra. É melhor que a área já tenha sido ocupada por batata, cenoura, abobrinha e tomate. Mas o daikon não é plantado depois de outras plantas crucíferas. Muitas pragas, suas larvas e microorganismos patogênicos permanecem no solo e não permitem o pleno desenvolvimento da hortaliça.
O plantio de daikon na primavera requer escavação da área no outono. Antes de arar, adicione 1–2 kg de húmus, 40 gramas de superfosfato e 20 gramas de sulfato de magnésio por metro quadrado. Conseqüentemente, a semeadura antes do inverno requer o preparo do solo na primavera.
Para a aparência cilíndrica do rabanete Dubinushka, escolha um padrão de plantio de 30x60 centímetros. É melhor colocar 2 grãos em cada cova, plantando-os a uma profundidade de 2 centímetros. Para que as mudas apareçam mais rápido, os canteiros são umedecidos antes do plantio. Após a semeadura, o solo também é borrifado com água e coberto com palha, turfa ou húmus. Quando o tempo estiver frio, pode-se cobrir as camas com filme, retirando-o todos os dias para ventilação.
Para preparar mudas, sementes, 2 peças cada, são plantadas em vasos de turfa ou pastilhas de turfa. Os recipientes com as colheitas são cobertos com vidro ou filme, criando condições de estufa. Após o surgimento das mudas, após 5 a 7 dias, o abrigo é retirado dos recipientes.
Transplante as mudas para solo bem aquecido.
Características de cuidado
O Daikon é despretensioso, mas requer muita umidade, já que o clima na terra natal do vegetal é úmido. Ao cultivar, o jardineiro deve prestar atenção especial à rega. Deve ser regular e abundante. Mas você não deve transformar um canteiro de jardim em um pântano. O daikon sobreviverá à secagem do solo, mas desaparecerá e sua pele ficará áspera e de sabor duro. Durante os verões quentes, os frutos podem rachar.
O afrouxamento semanal do solo após fortes chuvas e rega permitirá que o solo se torne permeável ao ar.
Para não se preocupar com a umidade constante do solo no canteiro de rabanete, é necessário cobrir as plantações de hortaliças com uma camada de palha ou turfa. A aeração é realizada junto com a remoção de ervas daninhas, de modo que as ervas daninhas muitas vezes se tornam uma fonte de doenças nas hortaliças.
A variedade Daikon Dubinushka necessita de alimentação quando o solo está esgotado e não contém os elementos necessários e importantes para o desenvolvimento da planta. Os complexos orgânicos e minerais consistem em verbasco diluído na proporção de 1:5, sulfato de potássio - 4 gramas por balde de água. Combine a fertilização com a rega. É útil adicionar nitrophoska ao solo diluindo 2 colheres de sopa em 10 litros de água. Durante a temporada basta alimentar o meio da temporada variedade daikon duas vezes.
Plantações espessadas de Daikon Dubinushka são indesejáveis. As raízes não terão espaço suficiente para uma estação de crescimento completa e a planta irá crescer. Para evitar uma situação desagradável, o desbaste dos rabanetes é realizado na fase de 2 folhas verdadeiras. Geralmente as hastes fracas, deformadas e danificadas são removidas.
Recomenda-se amontoar a variedade Dubinushka, pois parte da raiz se projeta acima do solo. Para diminuir a probabilidade de os frutos cilíndricos serem empurrados para cima do solo, é necessário afrouxar o canteiro antes de plantar as sementes a uma profundidade de 30, ou de preferência 50 centímetros.
Vantagens e desvantagens
Os produtores de vegetais destacam as características positivas das culturas hortícolas:
- A polpa suculenta e branca como a neve da fruta é agradável ao paladar e benéfica para a saúde humana. O rabanete adocicado é consumido por quem sofre de disfunções hepáticas e renais.O uso do daikon em diversos pratos aumenta o apetite e estimula a mucosa do trato digestivo.
- A produtividade do daikon Dubinushka é alta. De 5 a 7 kg de raízes são colhidos em 1 metro quadrado.
- A variedade vegetal é resistente a infecções bacterianas.
- As raízes coletadas mantêm suas propriedades benéficas por muito tempo se as regras de colheita forem seguidas e armazenadas em porões durante o inverno.
- A variedade de rabanete japonês Dubinushka amadurece rapidamente e já no final de julho você pode saborear os frutos suculentos.
Entre as desvantagens do daikon está a suscetibilidade a infecções fúngicas quando as regras de rotação de culturas não são seguidas e durante os períodos de verão frio e úmido.
Pragas e doenças
Como todos os representantes da variedade crucífera daikon, Dubinushka é suscetível ao fungo da perna preta. A descrição dos sintomas da doença inclui escurecimento do caule da planta, seu desbaste e encurvamento. Se não forem tomadas medidas, a planta morrerá. A prevenção da doença é a correta rotação de culturas de hortaliças, colocando as plantas a uma distância de 30 centímetros. Antes do plantio, as sementes de daikon devem ser aquecidas em água quente, seguida de resfriamento em água fria com sacos de gaze. Ao cultivar daikon por meio de mudas, seu desenvolvimento é monitorado, destruindo plantas doentes e fracas em tempo hábil.
Com Phoma no estágio inicial, o caule abaixo também fica preto, mas depois as folhas ficam cobertas com manchas marrons claras e pontos pretos. A raiz não se desenvolve, mas seca e a planta morre.
Entre as pragas do rabanete japonês, pode-se distinguir a mosca do repolho, cujas larvas destroem os caules e raízes do daikon Dubinushka, mordendo-os. Lagartas da lagarta do repolho hibernam no solo. E na primavera, uma pequena borboleta com asas marrom-acinzentadas sai voando das pupas.A lagarta do cartucho põe ovos na parte inferior das folhas do rabanete. Em seguida, as lagartas que deles emergem se alimentam da polpa da folha do rabanete, passando eventualmente para os frutos.
Você pode se livrar das pragas tratando o daikon com uma solução de pó de tabaco, polvilhando a parte inferior do caule com cinza de madeira e pimenta vermelha. Pulverizar com infusão de casca de cebola ajuda a eliminar os parasitas. Em caso de danos massivos às plantações de rabanete japonês Dubinushka, são utilizados preparados inseticidas: Actofit e Lepidotsid.
Colheita e armazenamento
As raízes que amadureceram por 2 meses começam a ser colhidas em clima seco e ensolarado. O Daikon é facilmente arrancado do solo se o solo estiver solto. Em solos densos, é necessário cavar os canteiros com forcado. As raízes arrancadas são deixadas no chão para secar. Somente frutas secas podem ser armazenadas. Caixas de madeira onde são colocados rabanetes são adequadas para isso. Coloque o recipiente em uma sala com temperatura de ar de 3 a 4 graus Celsius e umidade de 75 a 80 por cento. A ventilação deve ser instalada na cave ou adega. Durante o inverno, o estado dos frutos é monitorado e os danificados são removidos. Com o armazenamento adequado do daikon Dubinushka, a colheita de até mesmo um canteiro será suficiente para uma família durar todo o inverno para preparar saladas ricas em vitaminas.