Muitos jardineiros falam sobre como cultivar salsa no parapeito de uma janela no inverno. Ela cresce lindamente no jardim, mas é uma questão se funcionará em casa.
A grama picante é uma cultura despretensiosa e resistente ao frio. Cresce em solos soltos com reação neutra ou levemente ácida. Não requer condições especiais (exceto regas regulares). E ele fornece verduras para a mesa regularmente.
A temporada de verão está terminando. O jardineiro sonha em continuar cultivando algo no parapeito da janela. As condições no apartamento estão longe das ruas.Mas a salsa é uma planta especial. Produz uma colheita no parapeito da janela não pior do que no jardim. O jardineiro precisa fazer algum esforço.
Que variedades de salsa são adequadas para o peitoril da janela?
O clima interno é diferente do clima externo. É influenciado por:
- aquecimento (aumenta a secura do ar);
- sombreamento de peitoris de janela (a iluminação é reduzida centenas de vezes).
Molduras de madeira são encontradas em casas mais antigas. Eles permitem a passagem do ar externo, tornando o clima em casa mais adequado para a salsa. As janelas de plástico com vidros duplos reduzem a eficiência do cultivo de especiarias nessas condições domésticas.
Os fabricantes estão levando em consideração o interesse dos veranistas pelas hortas nos peitoris das janelas. Eles oferecem toda uma linha de sementes. Os criadores rotulam os sacos com as palavras: “Milagre da varanda”. Este material de plantio permite obter uma colheita de salsa em condições de alta secura e pouca luz.
Alguns jardineiros preferem plantar salsa de maturação precoce nas janelas. Eles explicam isso pelo desejo de receber verduras comercializáveis 7 a 10 dias antes do previsto. As seguintes variedades apresentam excelentes resultados no peitoril da janela:
- Vorozheya;
- Frescura matinal;
- Sue Encaracolada;
- Renda esmeralda;
- Beco perfumado;
- Miçangas.
Com tecnologia agrícola adequada, os jardineiros recebem as primeiras verduras frescas 3 semanas após a semeadura. A salsa agrada pela colheita durante os meses de inverno.
Selecionando um recipiente e preparando o solo
Os jardineiros terão que cultivar salsa comercial em capacidade limitada. Em condições naturais, o sistema radicular da especiaria retira nutrientes e umidade do solo. No peitoril da janela as condições são diferentes. O sucesso de todo o empreendimento depende da escolha do recipiente e do preparo do solo.
Muitos jardineiros cultivam um betta em um vaso de barro ou plástico. A vegetação prefere solo respirável.A cerâmica tem poros e permite que o ar chegue às raízes. Mas o solo seca mais rápido: a frequência da rega aumenta.
No apartamento, os jardineiros querem não só salsa fresca, mas também lindos peitoris de janela. Ao plantar, geralmente são usados vasos de plástico. Eles mascaram o fluxo de água.
Às vezes, os residentes de verão fazem uma caixa para salsa com tábuas. Está impregnado com uma composição resistente à umidade. Vários furos são feitos no fundo para drenar o excesso de água.
A salsa gosta de solo neutro ou ligeiramente ácido. Os jardineiros podem facilmente compor o solo sozinhos. Para fazer isso você deve levar:
- composto maduro - 1 parte;
- solo de grama - 1 parte;
- areia com frações grossas - 1 parte;
- turfa alta - 1 parte.
Certifique-se de complementar a composição com um complexo mineral. Na ausência de componentes, o solo pronto para violetas é adequado.
A mistura de solo autocomposta deve ser desinfetada. A maneira mais fácil é congelar por 5 a 7 dias. Em seguida, o solo descongelado deve ser derramado com uma solução rosa claro de permanganato de potássio.
Cultivo de salsa a partir de sementes
Ao plantar no parapeito de uma janela, você deve seguir a sequência de ações:
- Coloque uma camada de argila expandida com 2 a 3 cm de espessura no fundo do recipiente para drenagem, caso não esteja disponível recomenda-se levar ladrilhos cerâmicos bem picados.
- Encha o recipiente com terra. Devem restar 2 cm até a borda superior Compacte o solo.
- Faça sulcos a uma distância de 2 a 3 cm um do outro. Umedeça com água morna (de preferência com humato de potássio).
- Espalhe as sementes. Polvilhe uma camada de solo de 0,5-1 cm por cima.
A salsa é uma cultura resistente ao frio. Para a germinação basta uma temperatura acima de 4 graus Celsius. O recipiente com as sementes deve ser colocado no parapeito da janela. É importante manter a camada superior do solo úmida antes da germinação.. O plantio de sementes pré-embebidas irá acelerar o surgimento das mudas.
Cultivo de salsa a partir de raízes
No inverno, forçar as verduras das raízes no parapeito da janela é excelente. São adequadas as cultivadas no verão na dacha ou compradas no mercado. Deve-se atentar para a presença de um ponto de crescimento: alguns vendedores o cortam para preservar o frescor da salsa. O comprimento da lombada deve ser de 5 cm e a espessura de 2 a 3 cm.
Você pode plantar raízes no solo próximas umas das outras. Definitivamente, você deve deixar um ponto de crescimento (parte superior) na superfície. Umedeça o solo.
A germinação requer uma temperatura de 4 a 10 graus Celsius. Para isso, as plantas devem ser levadas para uma varanda aquecida ou colocadas entre esquadrias de vidro (em casas antigas). Após a germinação, o recipiente deve ser colocado no parapeito da janela e a temperatura mantida entre 15-20 graus. Certifique-se de umedecer o solo.
A vantagem do método: entrega mais rápida de ervas frescas à mesa. Mas também há uma desvantagem. A salsa é uma planta bienal. Quando forçado, tentará jogar fora o pedúnculo. A qualidade do corte diminuirá (as folhas ficarão ásperas e secas).
Cuidados posteriores
Se seguir as regras da tecnologia agrícola, a salsa em casa dá uma excelente colheita de verduras suculentas. Está crescendo lindamente. O plantio em recipientes limitados no parapeito da janela está crescendo rapidamente. No inverno, os jardineiros têm temperos aromáticos frescos para a mesa.
Temperatura
Para um corte regular, é necessário proporcionar à salsa uma temperatura ideal para o crescimento. 15-20 graus Celsius proporcionarão à vegetação uma existência completamente confortável. Quando reduzida para 8 a 10 graus, a planta irá desacelerar seu crescimento. À medida que a temperatura aumenta, ela para de crescer e perde a tão esperada folhagem.
Para radiadores muito quentes, recomenda-se aproximar os recipientes com plantas do vidro e isolá-los da fonte de ar quente com uma tela transparente.
Muitos jardineiros montam jardins de inverno nos parapeitos das janelas. Lá é fácil criar temperatura e umidade ideais para a salsa.
Rega
A planta só se deliciará com a vegetação perfumada se a umidade do solo estiver normal. Deve ser regado quando a camada superior secar. A água deve fluir para a panela. Não seque muito a terra: a salsa ficará amarela. Se regada em excesso, a planta apodrecerá.
Na rega, recomenda-se a utilização de água decantada (para retirar o cloro) à temperatura ambiente. A planta não deve sofrer estresse quando umedecida. O regador deve ser colocado no parapeito da janela próximo a recipientes com ervas.
Iluminação
Uma quantidade suficiente de luz é a chave para uma colheita bem-sucedida no parapeito da janela. A salsa é uma planta de dias longos. Após a germinação, a lâmpada agrícola deve ser pendurada a uma altura de 50-60 cm da superfície do solo. A planta precisa receber 16-18 horas de luz do dia.
Cobertura
Os fertilizantes aplicados durante o plantio costumam ser suficientes para todo o período de crescimento das plantas no parapeito da janela. Mas quando a salsa enfraquece, deve ser alimentada. É possível determinar a necessidade de alimentação pelas folhas: as amarelas e fracas indicam opressão da cultura.
Recomenda-se aplicar o complexo (nitrogênio: potássio: fósforo) somente após o corte: comer verduras não é permitido antes de 2 semanas após a fertilização. A rega dissolvida em água dá bons resultados. humato de potássio (de acordo com as instruções fabricante). Alimente as plantações com fertilizantes especiais junto com rega.
Umidade
O aquecimento está constantemente ligado no quarto no inverno. O ar fica seco.A salsa adora ar úmido. Regar não resolve o problema: com excesso de água o sistema radicular pode apodrecer.
Alguns jardineiros tentam normalizar a situação colocando recipientes com água no parapeito da janela próximo às plantações. Quando o vapor de água evapora, ele satura o ar. A planta se sente mais confortável. Ao encher as tigelas com neve ou gelo picado, a temperatura diminui. Derreter o conteúdo simultaneamente umedece o ar.
Às vezes, os residentes de verão criam um jardim de inverno em miniatura para a salsa. Um aquário redondo é colocado no parapeito da janela. Seu volume deve acomodar completamente o vaso com a planta. A argila expandida é colocada no fundo em uma camada de 5 a 7 cm e umedecida. Em seguida, coloque um recipiente com verduras. O gargalo do aquário é coberto com vidro. Para permitir a entrada de ar fresco, ele é ligeiramente movido. Num jardim tão original é muito fácil controlar a umidade e a temperatura do ar..
Datas dos primeiros brotos e colheita
A salsa no peitoril da janela se desenvolve de acordo com a qualidade do atendimento. Os primeiros brotos aparecem mais rápido no plantio:
- raízes vegetais;
- sementes pré-embebidas e tratadas com estimulante de crescimento.
O primeiro corte é feito quando a altura dos caules é de 12 a 15 cm, neste caso é necessário deixar tocos de 2 a 3 cm: assim a salsa fica mais espessa e saudável.
Não plante muito densamente: as culturas verdes preferem espaço livre. Recomenda-se eliminar o excesso de plantas. A distância entre os arbustos quando cultivados a partir de sementes deve ser de 3 a 5 cm. Ao forçar as verduras das raízes, é reduzida para 1 a 1,5 cm.