Hoje existe um grande número de variedades de salsa, e os benefícios e malefícios de cada uma delas para a mulher grávida são os mesmos. O conteúdo calórico médio de 100 g de planta é de 49 kcal. O principal valor do produto reside na sua rica composição:
- um grande número de vitaminas, incluindo grupos A e B, C, E, K;
- ácidos orgânicos;
- fibra alimentar;
- monossacarídeos e dissacarídeos;
- minerais, incluindo potássio, cálcio, magnésio, sódio, fósforo, ferro.
A planta contém uma pequena quantidade de gordura, a planta é fonte de proteínas e carboidratos. Vários caules da planta podem fornecer ao corpo uma necessidade diária de vitamina C. Os nutricionistas afirmam que a salsa contém mais dessa substância do que a cenoura e o limão. Em termos de quantidade de queratina, a erva não é inferior às raízes da cenoura.
Como a salsa afeta a gravidez?
Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por um grande estresse. A falta de vitaminas e minerais pode afetar negativamente o bem-estar da mãe e do feto e, em casos excepcionais, causar atraso no desenvolvimento da criança. As verduras podem ser uma boa fonte de nutrientes se a planta for utilizada corretamente para fins preventivos e terapêuticos.
Nos estágios iniciais
Graças à grande quantidade de vitaminas e minerais, a salsa pode fortalecer o sistema imunológico e ajudar a proteger o corpo da influência de fatores ambientais. Nos estágios iniciais ocorre a formação do feto e de seus principais sistemas vitais, de modo que a capacidade da mãe de resistir a vírus e infecções tem um efeito benéfico no desenvolvimento do embrião.
Nos primeiros estágios da gravidez, o uso da salsa deve ser abordado com cautela, não se deve tentar comer verduras em grandes quantidades.
Nas fases iniciais, as verduras podem ser consumidas em pequenas quantidades e principalmente como tempero de pratos ou como ingrediente no preparo de cosméticos. Esta limitação se deve à capacidade da erva de causar aborto espontâneo. No passado, as mulheres usavam esta qualidade da planta para interromper gravidezes indesejadas.A planta é um estimulante muscular e pode aumentar o tônus do útero, o que leva à perda de um filho.
Nas fases posteriores
Muitas mulheres, ao carregar um filho, enfrentam problemas de anemia, que podem ser resolvidos com sucesso comendo salsa. A falta de oxigênio ameaça o bebê com falta de oxigênio, o que leva ao aparecimento de patologias e atraso no desenvolvimento da criança. Devido ao alto teor de ferro no organismo, os níveis de hemoglobina são restaurados e o bem-estar da mulher melhora.
Durante a gravidez, muitas gestantes apresentam cáries dentárias, perturbações da estrutura e queda de cabelo e doenças do sistema músculo-esquelético. Ao usar decocções e infusões de salsa, a gravidade desse problema é reduzida.
O problema da maioria das mulheres grávidas é o inchaço, inclusive de natureza renal e cardíaca. Graças ao efeito diurético da planta, ao usar esta erva, você consegue uma melhor remoção do excesso de líquidos do corpo.. Não se deve abusar das decocções diuréticas à base de salsa, pois as substâncias benéficas são eliminadas do corpo junto com o líquido. Incluir verduras em sua dieta ajuda a lidar com problemas do sistema digestivo, incluindo inchaço e gases.
Propriedades benéficas da salsa durante a gravidez
A cultura da horta contém grande quantidade de antioxidantes, que ajudam a aumentar as propriedades protetoras do corpo da mulher grávida. O uso da salsa tem os seguintes efeitos:
- a vitamina C melhora o funcionamento do sistema imunológico;
- o ácido fólico contribui para o bom desenvolvimento do feto;
- o ferro previne o desenvolvimento de anemia;
- o fósforo e os minerais preservam a integridade dos ossos e dentes e melhoram a aparência dos cabelos;
- A vitamina K ajuda a fornecer nutrição ao sistema esquelético.
Devido à rica composição da salsa, a inclusão desse produto na dieta alimentar promove o crescimento e desenvolvimento adequado do feto. A planta ajuda a melhorar o bem-estar da gestante e facilita o processo de gravidez.
Decocção durante a gravidez
A melhor opção para obter matéria-prima para o preparo de decocções é cultivar ervas na horta ou em recipiente no parapeito da janela. Recomenda-se levar como ingredientes folhas verdes frescas e sem sinais de defeitos, que são bem lavadas antes do uso. Na hora de comprar no mercado preste atenção na cor e no cheiro da grama, os bons verdes têm uma cor viva e um aroma rico.
Para preparar o caldo, pegue um cacho médio de verduras e ferva em um pouco de água (200 ml). Use o produto das seguintes maneiras:
- para administração oral;
- na forma de solução para tampões que são aplicados nos olhos para conjuntivite;
- como enxaguatório bucal para problemas gengivais;
- para prevenção e tratamento de estomatites, pois a decocção possui propriedades desinfetantes.
No verão, uma decocção à base de salsa pode ser usada como remédio eficaz para picadas de mosquito. Para obter resultados, basta lubrificar a área afetada com um cotonete embebido em líquido.
Os produtos com salsa têm um bom efeito antienvelhecimento e clareador, o que possibilita sua utilização como cosmético facial. O problema da pigmentação da pele é familiar a muitas mulheres grávidas, enquanto o uso de cosméticos muitas vezes é impossível devido à presença de odores específicos, o que é especialmente agudo durante a gravidez devido às constantes crises de náusea. A decocção é preparada da seguinte forma:
- pegue alguns talos de salsa lavados;
- as verduras são colocadas em um recipiente e enchidas com um copo de água fervente;
- a decocção é infundida por 2 horas;
- o líquido é filtrado e colocado em um recipiente opaco.
Limpe a pele com a decocção preparada pela manhã ou à noite, utilizando o produto como loção natural. Se desejar, você pode congelar o produto na forma de pequenos cubos de gelo e usá-los conforme necessário como um remédio seguro para melhorar a condição da pele.
A raiz de salsa pode ser usada para preparar decocções. Vale considerar que a raiz vegetal tem efeito maior em comparação às folhas de salsa. Devido a esta característica, tais decocções devem ser utilizadas com extrema cautela. As raízes da salsa ficam bem armazenadas no inverno, por isso, se houver falta de vitaminas, podem ser um bom substituto para as ervas frescas.
Infusão de salsa para gestantes
Uma infusão à base de salsa ajuda a aliviar as crises de náusea, bastante comuns durante a gravidez. Normalmente, essas manifestações são típicas dos primeiros estágios da gravidez, mas podem incomodar a mulher durante todo o período de gravidez.
Uma infusão é preparada com sementes de salsa:
- tome 1 colher de chá. sementes;
- despeje 2 xícaras de água fervida;
- deixe por 8 horas;
- filtre e despeje em um recipiente.
A infusão é administrada por via oral, 1 colher de sopa. eu. 30 minutos antes das refeições.
Contra-indicações
Uma contra-indicação ao uso de salsa e produtos à base dela é considerada intolerância pessoal à erva. Se observadas as normas de uso, a planta é segura e pode se tornar uma “ajudante” na hora de gerar um filho.Quase a única proibição do uso de ervas para prevenir problemas em mulheres grávidas é a presença de nefrite. Pessoas propensas a reações alérgicas devem abordar receitas que contenham salsa com cautela.
Não ultrapasse os limites permitidos e não utilize salsa em grandes quantidades. Graças ao seu efeito diurético, o uso de decocções de salsa ajuda a remover os líquidos do corpo, enquanto as substâncias úteis são inevitavelmente eliminadas. O perigo reside na ameaça potencial de criar uma deficiência de nutrientes no corpo. Os ossos do sistema músculo-esquelético são os mais suscetíveis.
O produto contém miristicina, que em grandes doses pode causar alucinações, causar perda de coordenação, tontura e causar convulsões.