A salsa e a raiz de salsa, secas e frescas, são amplamente utilizadas na culinária e na medicina. A planta confere um sabor especial a muitos pratos devido ao seu aroma picante, e suas propriedades curativas permitem que seja utilizada no combate a doenças. Ao mesmo tempo, a raiz de salsa possui propriedades medicinais e contra-indicações de uso.
Composição química da raiz de salsa
A ampla gama de características benéficas da planta é explicada pela sua rica composição química. A parte da raiz da salsa contém o seguinte conjunto de componentes:
- óleos essenciais;
- ácidos orgânicos;
- amido;
- fibras grossas;
- flavonóides;
- essências.
A raiz também contém um complexo vitamínico e minerais como fósforo, magnésio, manganês, selênio, cálcio e potássio. A raiz vegetal contém caroteno na mesma proporção que a cenoura.
Propriedades medicinais da raiz de salsa
A ampla utilização da planta para fins medicinais tornou-se possível devido à presença de propriedades medicinais. Inclusive, as raízes da especiaria têm propriedades curativas benéficas como:
- Antibacteriano. Ativa o processo de eliminação de bactérias e microorganismos que provocam o desenvolvimento de infecções.
- Colerético. Estabiliza o funcionamento do fígado e da vesícula biliar.
- Diurético. Traz a pressão arterial a um valor normal, elimina o inchaço e melhora o funcionamento dos órgãos urinários.
- Anti-inflamatório. Ajuda o corpo a eliminar mais ativamente os efeitos dos processos inflamatórios.
- Analgésico e regenerativo. Alivia a dor e promove a cicatrização acelerada de danos à pele.
- Carminativo. Reduz o desconforto causado por problemas de estômago, melhora o processo de digestão e alivia a dor causada pelo inchaço.
- Tônico. Fortalece o corpo e aumenta a resistência às doenças, tem um efeito benéfico no funcionamento do sistema orgânico interno.
Como usar raiz de salsa
As raízes da planta podem ser utilizadas secas ou frescas. Não perdem suas propriedades e são até adequados para a colheita no inverno. Dependendo dos benefícios e efeitos exigidos das verduras, o método de preparação e consumo depende.
Para cistite
Para tratar a cistite, a raiz de salsa pode ser usada exclusivamente na forma de decocção. Tanto as partes recém-colhidas como as secas, que podem ser adquiridas na farmácia trituradas, são adequadas para isso. Para preparar o caldo, misturam-se 10 colheres com um litro de água fria e depois leva-se a mistura para ferver.
A salsa ajuda a tratar a cistite aguda e é uma medida preventiva para a exacerbação da patologia. O consumo da planta alivia os sintomas da doença e combate ativamente as consequências. A frequência de dosagem recomendada é de 3 vezes ao dia. O uso da decocção deve ser complementar ao tratamento medicamentoso.
Para prostatite
O efeito positivo no corpo masculino possibilita o uso de verduras no tratamento da prostatite. A planta normaliza a circulação sanguínea na pelve, ativa o processo de produção hormonal e ajuda a limpar o sistema urinário. Comer salsa regularmente elimina a microflora patogênica, como resultado da estabilização da funcionalidade da próstata.
Para limpar o corpo
A presença de propriedades diuréticas possibilita o uso da raiz de salsa para limpar o corpo de substâncias nocivas. O consumo da planta ajuda a remover ativamente os sais e toxinas acumulados. Se você seguir a dieta correta, a raiz vegetal também combate o excesso de peso, ativando o metabolismo e limpando o intestino.
Para pele
O uso de cosméticos à base de raiz de salsa rejuvenesce a pele, elimina rugas e retarda o envelhecimento. Para a pele, pode-se usar cremes e máscaras com adição de verduras. A presença de caroteno na vegetação proporciona proteção contra a radiação ultravioleta e os componentes da pectina aceleram os processos de recuperação.
Para aliviar a TPM
Para estabilizar o ciclo pré-menstrual, estancar o sangramento e diminuir a dor, pode-se preparar uma infusão com adição do rizoma da planta. Para fazer isso, uma colher de sopa de raiz picada é infundida em 250 ml de água fervida. Um gole da infusão deve ser tomado antes de cada refeição.
Para prevenção
O consumo da planta fresca e seca muitas vezes é necessário não para tratar doenças específicas, mas para manter o corpo em boa forma. Para fins preventivos, é útil o suco da cultura, que pode ser misturado ao mel e tomado 3 vezes ao dia. Além disso, para fins preventivos, recomenda-se consumir verduras frescas, acrescentando-as a diversos pratos.
Receitas de cura
Para fins medicinais, a raiz de salsa pode ser usada de diversas formas. Você deve seguir uma ou outra receita dependendo de suas intenções - prevenir ou combater uma doença específica. Quase todas as variedades de plantas são adequadas para tratamento, mas a salsa açucarada é mais útil.
Infusão
Para doenças do aparelho geniturinário, recomenda-se beber uma infusão, para cujo preparo será necessária a raiz triturada até virar pó. Basta adicionar um copo de água fervida ao pó e deixar por 30 minutos. O curso do tratamento dura 2 a 3 meses e envolve beber 100 ml de infusão três vezes ao dia.
Decocção
Para estimular a circulação sanguínea e eliminar o inchaço, é adequada uma decocção com adição de ervas. Para preparar o caldo, é necessário aquecer 250 ml de água e 20 g de raiz ralada em banho de vapor. A solução é fervida em fogo baixo por 10-15 minutos. A mistura resultante deve ser bebida 2 vezes ao dia, 100-150 ml.
Chá
Beber chá feito com verduras alivia o corpo do inchaço e da flatulência. A bebida também é usada para livrar a pele da acne. Para preparar o chá, você precisará picar a planta finamente e adicionar 3-4 colheres de sopa de ervas picadas a 0,5 litro de água fervente. A bebida curativa pode ser consumida várias vezes ao dia, antes ou depois das refeições.
Tintura de álcool
Para prevenir doenças cardíacas, é usada uma tintura de raiz de salsa em álcool. Para preparar o remédio, é necessário picar finamente 200 g da planta e misturar com 0,5 litro de álcool etílico com concentração não superior a 50 graus. A mistura deve ser armazenada por 20 dias, evitando raios ultravioleta diretos. Recomenda-se tomar uma colher de sopa de tintura antes das refeições.
Contra-indicações de uso
Consumir grandes quantidades da planta ou tomá-la contrariando as contraindicações pode ser prejudicial ao corpo humano. Para evitar consequências adversas, é importante estar ciente das seguintes restrições:
- Intolerância individual ao produto ou presença de reações alérgicas a determinados componentes da composição das verduras.
- Gravidez ou lactação em mulheres.
- Doenças renais graves (nefrite, glomerulonefrite).
- Epilepsia.
- Exacerbação da úlcera péptica.
Ao comer uma quantidade moderada de verduras e seguir receitas curativas, você poderá extrair o máximo de benefícios e ter um efeito positivo no estado do seu corpo. Antes de usar preparações cosméticas ou soluções com adição de planta, você pode consultar um especialista para evitar efeitos negativos.