Durante a gravidez, a mulher deve revisar cuidadosamente seu cardápio, pois muitos alimentos familiares são proibidos. Você pode usar gengibre durante a gravidez, mas somente com a autorização de um médico, em quantidades limitadas e não em todos os trimestres.
- Propriedades úteis do gengibre
- O gengibre pode ser consumido no início e no final da gravidez?
- Em que casos o gengibre é recomendado para gestantes?
- Contra-indicações e restrições
- Como usar corretamente o gengibre durante a gravidez?
- Chá de gengibre para intoxicações e resfriados
- Gengibre em conserva
- Gengibre para tosse
- Vídeo útil: receita de chá de gengibre
Propriedades úteis do gengibre
A composição do gengibre é tão rica que os sábios orientais recomendavam manter sempre a raiz da planta em casa. Distingue-se por um alto teor de vitaminas (A, B1, B2, E, C, PP, K), minerais (ferro, magnésio, zinco, cálcio, fósforo), aminoácidos (treonina, valina, fenilanina, leisina, triptofano ), carboidratos, proteínas e óleos essenciais.
Benefícios da raiz de gengibre durante a gravidez:
- um efeito positivo no trato gastrointestinal (alivia a azia, melhora o apetite, alivia o peso no estômago e a formação de gases);
- eficaz contra resfriados e ARVI (aquece, alivia inflamação e irritação, dor de garganta, alivia tosse);
- eficaz contra a intoxicação (alivia tonturas, náuseas e vômitos, salivação);
- efeito calmante no sistema nervoso (o gengibre alivia a ansiedade, irritação, medo, apatia, eleva o humor, normaliza o sono).
A planta reduz a pressão arterial, afina o sangue, remove o colesterol e as toxinas do corpo e tem efeito analgésico, antibacteriano e antiinflamatório.
O gengibre pode ser consumido no início e no final da gravidez?
A raiz aromática em pequenas quantidades é totalmente segura para a mãe e o feto, a menos que haja contra-indicações. Se a mulher nunca o usou antes, durante a gravidez não há necessidade de correr riscos e experimentar novos produtos. Se ela já conhece o tempero há muito tempo, pode aos poucos incluir a planta em sua dieta, acrescentando-a em bebidas e pratos.
Os médicos recomendam gengibre durante o início da gravidez para aliviar os sintomas de intoxicação e fraqueza. É consumido na forma de infusão ou chá, decocção, comprimidos. A bebida é preparada a partir da raiz fresca, pois o pó de gengibre seco pode aumentar o nervosismo da mulher.Você pode preparar chá de gengibre pronto (vendido em saquinhos), adicionar mel, limão, laranja. A bebida é consumida morna, não quente, e não fica forte nem quente.
Na segunda fase (2º trimestre), a toxicose nas mulheres diminui ou desaparece e a gestante sente-se bem. Portanto, durante este período é melhor limitar o consumo de gengibre. Vale descartar a raiz na fase da terceira gestação (3º trimestre), pois ela pode:
- causar sangramento durante o parto devido ao afinamento do sangue;
- provocar parto prematuro;
- influenciar os níveis hormonais e a condição dos vasos sanguíneos do feto;
- provocar um aborto espontâneo, especialmente se isso já aconteceu antes.
Em que casos o gengibre é recomendado para gestantes?
Durante a gravidez, recomenda-se limitar um pouco o uso de temperos na culinária (dicas sobre seu uso podem ser encontradas abaixo). Considerando os possíveis benefícios e malefícios, o ginecologista pode prescrever à mulher o uso de gengibre para aliviar o quadro de intoxicação grave, distúrbios do sono e humor deprimido.
Um chá fraco feito de raiz de gengibre fresco pode substituir a habitual bebida preta ou verde da manhã, pode ser consumido para resfriados ou como profilático na temporada de doenças respiratórias.
A planta pode ser recomendada às gestantes como remédio natural para apoiar o sistema imunológico e para dores articulares e musculares. Raiz em conserva é permitida para perda de apetite, mas este produto tem contra-indicações.
Contra-indicações e restrições
A raiz de gengibre nem sempre pode ser consumida durante a gravidez. É necessário evitar temperos em caso de algumas doenças:
- hipertensão (a planta não deve ser tomada simultaneamente com medicamentos que baixem a pressão arterial ou estimulem o sistema cardiovascular);
- inflamação das membranas mucosas do trato gastrointestinal, hemorróidas e diarréia (aumenta distúrbios intestinais, irritação, causa fluxo sanguíneo adicional para áreas problemáticas);
- doenças de pele e tendência a alergias (é melhor não arriscar, mesmo que não seja alérgico a gengibre);
- colelitíase (possível movimentação de pedras e bloqueio de dutos);
- diminuição da coagulação sanguínea (possível sangramento);
- doenças hepáticas graves (hepatite, cirrose);
- tumores de várias localizações (podem causar crescimento de formações).
Uma limitação ou contra-indicação é a temperatura elevada - o gengibre, como agente aquecedor, ajuda a aumentá-la ainda mais e a causar febre.
Para ter um filho saudável, uma mulher pode consumir 1 g de gengibre em pó por dia - o suficiente para preparar uma xícara da bebida. A raiz fresca deve ser colhida na proporção de 3 colheres de sopa. eu. ralado em 1,5 litros de água. Você pode beber a bebida apenas uma vez por dia, você pode comer pratos com esta planta no máximo uma vez por dia.
Como usar corretamente o gengibre durante a gravidez?
O chá de gengibre durante a gravidez é preparado de forma simples: tome 1 colher de chá. raiz descascada e ralada, despeje 1 copo de água fervente e deixe por 5 minutos (não guarde mais, a bebida ficará muito forte). Existem outras formas de preparar o chá, que é usado para resfriados ou para aliviar náuseas durante intoxicações.
A farmácia vende chá de gengibre em saquinhos, que ajuda a eliminar os sintomas da intoxicação, e em comprimidos. A dosagem dos comprimidos deve ser selecionada por um médico, mas não podem ser tomados mais de 100-200 mg por dia.
Na prática ayurvédica, recomenda-se que as mulheres grávidas tomem gengibre com ghee, que é adicionado até ao chá. Este produto melhora a absorção dos nutrientes da raiz e previne reações alérgicas.
Chá de gengibre para intoxicações e resfriados
Para tratar um resfriado, a bebida é preparada da seguinte forma: 2 colheres de sopa. eu. raiz fresca ralada, despeje 1 litro de água fervente e deixe por meia hora. Em seguida, a mistura é filtrada e são adicionadas 2 colheres de sopa. eu. mel e suco de meio limão. Para tosse e garganta, a medicina tradicional recomenda adicionar limão, maçã e mel ao chá. Uma bebida útil seria um pedaço de gengibre com 2-3 cm de comprimento, meia maçã, um limão, 2 colheres de sopa. eu. chá preto. Todos os componentes são triturados, despejados em água fervente, deixados por 10 minutos, filtrados e bebidos, acrescentando-se mel a gosto. Quando estiver resfriado, beba bebidas apenas quentes e somente na ausência de febre.
A náusea devido à intoxicação desaparecerá se você beber chá de gengibre fraco todos os dias antes do café da manhã - isso preparará o estômago para a ingestão de alimentos.
Gengibre em conserva
O gengibre fresco para mulheres grávidas é permitido apenas no primeiro trimestre e apenas em quantidades moderadas. Este produto marinado é utilizado como tempero na culinária japonesa, sendo acompanhamento obrigatório para sushi e pãezinhos. As mulheres também podem usá-lo durante a gravidez, mas apenas nos estágios iniciais. Tal produto pode conter conservantes e corantes artificiais, o vinagre, por ser muito picante, provoca aumento do consumo de líquidos. Portanto, o gengibre em conserva é consumido pouco e somente na ausência de inchaço. É melhor desistir completamente.
Gengibre para tosse
Além do chá preparado com limão e mel, a tosse pode ser tratada com inalações de gengibre.Para isso, pegue 20 g de raiz de planta triturada e 1 litro de água e ferva por um quarto de hora. Em seguida, adicione uma colher de suco de limão à mistura e respire no vapor por 5-7 minutos. A inalação pode ser feita com lâmpada de aroma e óleo essencial desta planta.
A partir da raiz de gengibre é preparado um remédio que melhora o funcionamento do sistema imunológico e de todo o corpo. Para isso, moa 400 g de gengibre e 4 limões com casca no ralador ou no moedor de carne. A mistura é colocada em uma jarra de vidro e preenchida com mel líquido (200 g), deixada por uma semana. Mel de limão e gengibre tome 1 colher de sopa. eu. 15 minutos antes do café da manhã, com um copo de água (para gestantes, reduzir a dose da mistura pela metade), ou adicionar ao chá. Guarde em local fresco.
Uso de gengibre para fins medicinais não pode substituir uma visita ao médico, especialmente se o quadro não melhorar. Durante a gravidez, a imunidade da mulher fica enfraquecida, por isso as doenças se desenvolvem mais rapidamente e muitas vezes causam complicações.
Vídeo útil: receita de chá de gengibre
Se a mulher não quiser comprar uma bebida pronta em saquinhos de chá ou grânulos, ela mesma pode prepará-la. Os componentes devem estar frescos e sem danos. O processo de preparo do chá de raiz de gengibre é simples e leva pouco tempo, como você pode conferir assistindo ao vídeo da receita.