Desde a antiguidade, o gengibre tem sido utilizado em receitas da medicina tradicional como produto curativo. Os produtos frescos podem ser adquiridos nas lojas em quase qualquer época do ano, mas de vez em quando o seu custo torna-se inaceitavelmente elevado. Uma opção alternativa é secar o gengibre em casa, mas para preservar suas valiosas propriedades é importante saber fazê-lo corretamente.
Por que você precisa secar a raiz de gengibre?
Existem vários motivos para tentar secar você mesmo a raiz de gengibre.A planta é considerada única pelas suas propriedades naturais e medicinais. É utilizado em diversas receitas populares para manter e restaurar o tônus do corpo, no preparo de decocções e chás, como ingrediente de máscaras cosméticas e como tempero em pratos culinários.
As máscaras mais famosas contêm gengibre com limão e azeite como componentes. Este produto elimina rapidamente a flacidez da pele, reduz a gravidade das primeiras rugas ao redor dos olhos e lábios, normaliza a cor da pele e alivia a inflamação.
A raiz é frequentemente adicionada ao chá ou café para tonificar e dar força.
A planta cria a propriedade de mostarda “vigorosa”; sementes de romã são frequentemente adicionadas a bebidas para fazer chás curativos.
Nem sempre há tempo ou vontade de ir à loja comprar gengibre. Em alguns períodos, tal produto pode ficar temporariamente indisponível nas prateleiras das lojas ou seu custo pode ser bastante elevado. Ter esse produto em mãos sempre permite utilizar um produto valioso se necessário, mas o principal é aprender a secá-lo e armazená-lo adequadamente. A raiz fresca pode deteriorar-se e, se houver defeitos, torna-se rapidamente imprópria para consumo. A raiz seca pode ser usada por 2 anos sem perder suas propriedades curativas.
Algumas palavras sobre os benefícios da raiz de gengibre
Antes de usar a raiz vegetal e secar a raiz do gengibre, vale a pena conhecer suas propriedades benéficas. As qualidades curativas do produto se devem à presença de elementos ativos.
A aplicação da raiz tem os seguintes efeitos:
- reduz náuseas, por isso é muito usado durante a gravidez, passeios de barco e quimioterapia;
- reduz os níveis de colesterol, ajuda a limpar os vasos sanguíneos;
- melhora as propriedades de coagulação do sangue;
- alivia a inflamação e o inchaço;
- remove toxinas;
- combate eficazmente os vermes;
- ajuda a melhorar a imunidade;
- melhora as estruturas do tecido ósseo.
O consumo de gengibre ajuda a aliviar rapidamente a fadiga e a restaurar as forças. Devido à qualidade da limpeza das artérias, é frequentemente prescrito como agente profilático após um acidente vascular cerebral.
A planta auxilia no tratamento de distúrbios psicoemocionais associados ao aparecimento de medos e ansiedades sem causa.
É importante ter moderação na ingestão do gengibre, pois se consumido em grandes quantidades, a raiz pode causar insônia.
Raiz de gengibre - como é?
Hoje existem muitas variedades de gengibre. O tipo mais comum é o branco, de cor clara com leve tom amarelado, com o tempo a raiz pode ficar marrom. Esta é a variedade escolhida na maioria dos casos para secar o produto.
À venda você encontra gengibre preto, raízes com incríveis cores verdes e amarelas brilhantes e até veios azuis.
As raízes podem ter diferentes formatos e sabores e odores diferentes que podem lembrar laranjas. Na verdade, o gengibre preto e o gengibre branco são a mesma variedade de planta e diferem apenas na forma como são colhidos e processados. Independentemente da variedade, todas as raízes de gengibre têm uma característica - quando maduras, adquirem a propriedade de serem picantes.
Como secar adequadamente a raiz de gengibre
A secagem de produtos alimentícios envolve a preparação preliminar de matérias-primas. Para compra, escolha apenas uma raiz dura, sem sinais evidentes de danos. A estrutura da raiz deve ser densa e a superfície não deve ser muito enrugada.
Você pode secar a raiz usando os seguintes métodos de corte:
- placas finas;
- cubos pequenos;
- usando um ralador grosso;
- no liquidificador.
Este último método é utilizado quando é necessário obter uma mistura seca em pó. A raiz do vegetal é seca com casca, pois ao cortar a casca se perde uma grande quantidade de substâncias úteis. Para reduzir a produção de lágrimas, recomenda-se trabalhar a raiz em água fria corrente.
Calor natural
O método mais simples pelo qual as placas secas podem ser obtidas em um tempo mínimo e não requer equipamento especial. Cozinhar requer uma área aberta com luz solar direta.
O gengibre cortado em rodelas finas é colocado em camada fina sobre papel e deixado ao sol. Para evitar que insetos e seus produtos metabólicos entrem na mistura, é recomendável cobri-la com gaze.
Recomenda-se virar as fatias pelo menos 2 vezes ao dia para obter uma secagem uniforme.
À noite, a raiz seca é levada para a sala e, se necessário, o processo é repetido no dia seguinte.
Secador
Em uma secadora elétrica, o gengibre é seco de forma que fique um pequeno espaço entre as placas adjacentes. A camada não deve ser muito espessa e irregular, caso contrário não será possível obter uma secagem uniforme. Para obter o efeito desejado, as bandejas são trocadas periodicamente. Você pode secar o gengibre desta forma por 6 a 9 horas, é recomendado ajustar a temperatura para 60 0C.
Forno
O gengibre ficará seco no forno quando mantido por 2,5 horas a 50 0C. Primeiro, a assadeira é coberta com papel manteiga, sobre o qual são dispostas fatias de gengibre em uma camada fina.Após este tempo, a temperatura é levada para 70 0C e guarde até ficar completamente pronto. Se o seu forno possui função de convecção, é recomendável ligá-lo. O tempo médio para obtenção do produto seco acabado é de 5 horas.
Fritadeira de ar
A secagem em forno de micro-ondas permite resultados rápidos, pois o processo leva em média de 1,5 a 3 horas. Para isso, o equipamento é ajustado para uma temperatura de 70 0C e mantenha o tempo necessário. A duração depende diretamente do método de corte utilizado, quanto menor o tamanho dos pedaços, mais rápido se consegue um produto seco.
Espaços de sótão
Este método é ideal para proprietários de casas particulares. Como secar adequadamente o gengibre:
- lave bem, remova as áreas danificadas, seque;
- corte em fatias finas;
- espalhe sobre uma superfície plana em uma camada fina;
- Vire periodicamente para evitar a formação de mofo.
É importante que haja circulação natural de ar no sótão e que não haja aumento de umidade, a temperatura não deve ser baixa. Se esses requisitos não forem atendidos, o efeito desejado não será alcançado e o gengibre começará a ficar mofado.