O gengibre é uma planta saudável. Em primeiro lugar, valoriza-se a sua raiz, que é utilizada na medicina e na culinária. Mas a própria planta irá deliciar-se com uma bela floração se criar condições adequadas para isso, pois sem isso não será possível cultivar gengibre em casa. Antes de cultivar gengibre em casa, é necessário estudar as condições de seu crescimento natural.
Pote e terra
Para uma planta como o gengibre, cultivá-la em casa envolve plantá-la em um vaso e em terreno aberto.Ao cultivar em vasos, escolha um recipiente largo, pois o tubérculo picante requer muito espaço para crescer. Mas para cultivar uma planta apenas para fins decorativos, um recipiente profundo e estreito é adequado.
O gengibre precisa de uma boa drenagem. No fundo do vaso despeja-se argila expandida ou cascalho de rio de até 5 cm de altura, não sendo necessário pressionar a camada de terra que cobre o topo.
Para plantar um tubérculo curativo em um vaso, você pode comprar solo pronto. Esta planta se dá melhor em solos de vegetais ou frutas cítricas. Mas você mesmo pode preparar o solo misturando terra, areia e húmus em partes iguais. A mesma composição é adequada para plantar gengibre no jardim. Além disso, o solo deve ser macio, solto e respirável para que os brotos possam chegar facilmente ao topo.
Como fazer crescer gengibre a partir de uma raiz, um tubérculo de raiz?
O gengibre é uma planta que adora calor, por isso só pode ser plantada em terreno aberto no sul da Rússia. Em outras regiões do nosso país, o melhor é cultivar gengibre a partir da raiz em casa, em uma panela.
Esta planta possui raízes tuberosas e por isso se reproduz vegetativamente. O rizoma do gengibre é tuberoso e se desenvolve horizontalmente. 1 tubérculo é suficiente para o plantio.
Preparação
O preparo de uma planta para plantio em vaso começa com a escolha de um tubérculo. O material de plantio não deve estar seco ou danificado. Um bom espécime é uma raiz espessa, amarela leitosa, com ramos. Quanto mais “olhos” (brotos) em um tubérculo, maior a chance de germinação. Além disso, esses botões devem estar localizados em todas as partes da raiz.
Antes do plantio, os botões dos brotos devem ser ativados. Para isso, os tubérculos são imersos em água morna por 3-4 horas.Você pode adicionar um pouco de permanganato de potássio à água para desinfetar os tubérculos. Este procedimento é realizado imediatamente após a compra do material de plantio. Você também pode colocar os tubérculos em um local fresco e escuro por 2 a 3 semanas.
Raízes grandes são cortadas em vários pedaços ao longo das pontes. O corte é polvilhado com cinzas. A regra principal na divisão dos tubérculos é que cada parte deve ter pelo menos 1 “olho”. É necessário dividir tubérculos grandes, pois as plantações podem ser muito densas.
Como plantar raiz de gengibre?
O plantio de tubérculos começa em fevereiro-março. Porém, antes de plantar gengibre em casa, é preciso encontrar um local adequado para isso. Em sua terra natal, nos trópicos, esta planta medicinal prefere locais com sombra, mas em climas temperados e sem sol, o gengibre congela.
Embora o vaso para plantar uma planta tropical seja grande, os tubérculos não ficam profundamente enterrados. Eles são dispostos na superfície do solo de forma que os botões fiquem voltados para cima. Em seguida, polvilhe o substrato úmido por cima. A espessura da camada superior não deve ultrapassar 3 cm.
As mudas são colocadas em local quente e ensolarado. No interior, o melhor é colocar a panela no parapeito de uma janela no lado sul e, no verão, transferi-la para um local mais fresco. No entanto, você não deve esperar fotos rápidas. Os primeiros rebentos aparecem 2 semanas após o plantio.
Cuidando do gengibre em casa
A pátria da raiz curativa são os países do sudeste da Ásia com clima tropical. Lá, essa planta perene pode atingir a altura de 1 m. Para cultivar a mesma planta nas condições russas, você terá que tentar, pois é preciso cuidar bem do gengibre.
Temperatura
O gengibre adora climas quentes, por isso a temperatura aceitável para ele é de +18...+24 °C.Se a colheita de raízes for plantada ao ar livre, o local de plantio deve ser protegido do vento e da sombra forte, bem como da luz solar direta excessiva.
Para que o cuidado do gengibre em casa floresça mais rapidamente, o vaso com a planta deve ficar em local aquecido e iluminado. Mas é preciso ter certeza de que o solo não seca e as folhas não queimam ao sol.
Iluminação
O melhor lugar para cultivar gengibre é uma área próxima às árvores do jardim. Assim, os canteiros com raízes diluídas ficarão ligeiramente sombreados, porém terão luz solar suficiente.
Dentro de casa, uma panela com raízes é colocada perto da janela. No verão, durante o período de sol diurno, é melhor retirar o recipiente para o fundo da sala ou movê-lo para uma janela voltada para o lado noroeste.
Rega
A planta curativa adora umidade, porém, antes que os primeiros botões apareçam, requer rega moderada. A água não deve ficar estagnada na panela, mas o solo não deve secar. Se a temperatura do ar estiver alta, a rega aumenta.
À medida que a temperatura cai, a planta necessita de menos umidade. Para manter o solo úmido, em clima quente você pode levar o vaso para um local com sombra.
A planta perene em crescimento desfruta de nebulização diária. Para evitar queimaduras nas folhas, é melhor pulverizar com um borrifador de manhã e à noite. As peculiaridades do cultivo do gengibre exigem cuidados constantes com o solo. Após cada rega, o solo deve ser solto para permitir que o ar chegue às raízes.
Fertilizante
Cultivar gengibre em casa, como qualquer verdura acostumada a crescer em outras condições climáticas, não é uma tarefa fácil. Portanto, é impossível prescindir da fertilização para garantir o crescimento normal do tubérculo picante.Alimentar, soltar e hidratar é o que o gengibre adora.
No início do crescimento, você pode reabastecer o solo com fertilizantes potássicos. Durante o crescimento ativo, fertilizantes minerais complexos são usados para culturas de raízes. Seis meses após o plantio, alternam-se fertilizantes orgânicos e potássicos. Os fertilizantes são aplicados no solo uma vez por semana.
Pragas e doenças
Como o “curandeiro tropical” geralmente cresce em ambientes fechados em condições climáticas incomuns, ele não tem medo de muitas pragas naturais. Porém, quando o vaso é levado para fora no verão, a planta pode ser atacada por ácaros. A praga pode ser identificada pelo aglomerado característico de pequenos pontos amarelos nas folhas. O controle de pragas é simples:
- Uma vez por semana, as folhas e o caule são tratados com fungicida até o desaparecimento do ácaro;
- realizar pulverizações regulares e, em seguida, cobrir a parte aérea da planta com um saco plástico, criando um efeito estufa prejudicial aos ácaros;
- realizar medidas preventivas para ajudar a prevenir o aparecimento de pragas nas folhas.
Mas, na maioria das vezes, as doenças das raízes tropicais estão associadas a cuidados inadequados. Devido à falta de ar e luz solar direta durante o período quente, as folhas ficam amarelas e murcham. Devido à falta de umidade, as folhas começam a secar rapidamente.
Colheita
O gengibre cresce lentamente, mesmo nos trópicos habituais. Em climas frios, o seu crescimento abranda ainda mais. Os primeiros frutos devem ser esperados um ano após o plantio, já que as raízes só começam a amadurecer em meados do outono. E para curtir o lindo florescimento da “curandeira tropical”, é melhor esperar mais um ano. Para isso, basta deixar as raízes no solo.
O sinal para a colheita do gengibre cultivado em apartamento é o murchamento da parte aérea. Na maioria das vezes isso acontece no meio do inverno. Assim que a parte do solo começar a ficar ligeiramente amarelada e murchar, pare de regar. Após 3-4 dias, você pode desenterrar as raízes e enviá-las para secagem e armazenamento. Você pode começar a colher raízes no outono, mas neste caso não esperará uma boa colheita.
Como armazenar tubérculos adequadamente? Coloque a colheita de raízes em um local fresco e escuro. Uma adega ou geladeira é mais adequada para isso. Se o armazenamento de longo prazo for planejado, a colheita de raízes deve ser embrulhada em papel. Porém, quando armazenado por mais de 6 meses, começa a perder suas propriedades curativas, mas pode voltar a ser utilizado como material de plantio.