As pessoas costumam usar raiz de gengibre para tratar várias doenças. Alguns deles têm problemas com o armazenamento a longo prazo da planta, pois ela se deteriora rapidamente. Para conservar a raiz por muito tempo, é recomendável congelar o gengibre. No entanto, antes de fazer isso, você deve se familiarizar com as características de armazenamento e congelamento das raízes desta erva.
- Como escolher o gengibre?
- Como descascar gengibre?
- Que tipo de gengibre pode ser armazenado?
- O que congelar?
- No compartimento de vegetais
- No freezer
- Congelando
- Congelando toda a raiz
- Raiz de gengibre picada congelada
- Gengibre ralado congelado
- Como congelar gengibre para armazenamento a longo prazo?
- Prazo de validade quando congelado
- Como descongelar corretamente?
- Conclusão
Como escolher o gengibre?
Antes de começar a congelar raiz de gengibre fresco, você precisa descobrir como escolher esta planta corretamente. Na hora de escolher preste atenção especial à fratura radicular. Recomenda-se quebrar um pequeno pedaço e examiná-lo cuidadosamente. O bom gengibre começará a liberar suco no ponto de ruptura e desenvolverá um aroma brilhante. Você também deve prestar atenção na cor da raiz, que varia. As variedades asiáticas de gengibre têm raízes de cor dourada e tonalidade fosca. Recomenda-se comprar variedades da Ásia, pois duram mais que outras.
A escolha do gengibre também é influenciada pelo aroma que esta planta exala. Portanto, na hora de escolher, cheire as raízes para ter certeza de que não cheiram a mofo ou umidade. Os rizomas com esse cheiro não podem ser armazenados por muito tempo, pois se deterioram rapidamente.
Algumas pessoas estão se perguntando se é possível congelar gengibre com brotos frescos. Isso não deve ser feito e, portanto, na hora de escolher, inspecione cuidadosamente as raízes em busca de botões ou brotos frescos. Sua presença indica que a planta expirou e não pode ser usada.
Como descascar gengibre?
Antes de usar, qualquer raiz de gengibre é descascada. Existem três métodos principais para limpar uma planta:
- Com uma colher. Este é o método mais popular e simples usado quando se trabalha com uma raiz bem madura. Com este método, apenas a camada superior da casca é removida, enquanto a polpa nutritiva permanece intacta. Na hora de limpar preste atenção especial à profundidade do impacto da colher, pois deve ser insignificante.
- Com uma faca. Este método é usado para descascar alimentos maduros e verdes que não podem ser descascados com colher.Para tal, recomenda-se utilizar a faca mais afiada possível e por isso deve-se afiá-la antes de trabalhar com gengibre.
- Lã metálica. Ao limpar, você deve usar apenas um pano novo que não tenha sido usado antes. Para limpar a planta, coloque-a em um recipiente com água fria por 5 minutos. Em seguida, a raiz é cuidadosamente esfregada com um pano. Após 15–20 minutos, a superfície estará completamente limpa.
Que tipo de gengibre pode ser armazenado?
A maioria das pessoas pensa que absolutamente qualquer gengibre pode ser armazenado por muito tempo. No entanto, nem todas as plantas são adequadas para serem congeladas no congelador. Ao comprar raiz de gengibre no mercado, você deverá examinar cuidadosamente sua condição externa. Apenas raízes elásticas e densas, cuja superfície é coberta por uma casca fina, são adequadas para armazenamento.
Rizomas com pele seca não devem ser armazenados, pois isso indica que o produto não é fresco. Além disso, plantas murchas e murchas não devem ser usadas para armazenamento.
A superfície do gengibre armazenado para armazenamento não deve ser coberta com manchas escuras. O escurecimento da casca ocorre se o produto for armazenado por muito tempo em local úmido. Essas plantas não devem ser colocadas no freezer ou armazenadas na geladeira.
O que congelar?
Antes de começar a congelar um produto, você precisa descobrir exatamente o que é melhor para congelá-lo. Existem duas maneiras principais armazenando raízes de gengibre.
No compartimento de vegetais
Ao usar este método, a planta fresca é colocada em sacos bem fechados, que são mais frequentemente usados para conservar alimentos. Após colocar todas as raízes para congelar, procuram liberar o máximo de ar dos sacos para melhor preservação dos produtos.
Se você não tiver sacos especiais para guardar vegetais em casa, terá que usar sacos de papel comuns. As raízes são colocadas em sacos de papel para que não fiquem áreas descobertas.
No freezer
Ao armazenar a raiz no freezer, é melhor embrulhá-la em filme especial de qualidade alimentar. Não permite a passagem de ar, por isso o produto fica armazenado por muito mais tempo. O prazo de validade do filme colocado no freezer é de 2 a 3 meses. Para manter a raiz de gengibre por mais algumas semanas, ela é embrulhada em papel alumínio.
Congelando
Muitas donas de casa estão interessadas em saber como congelar o gengibre para o inverno e por que exatamente isso é feito. O congelamento é feito para conservar o produto para que no inverno possa ser utilizado no preparo de deliciosos pratos ou infusões medicinais para o tratamento de doenças. Ao conservar o produto em pequenas porções por congelamento, ele reterá por muito tempo todas as substâncias benéficas e aroma agradável.
Após o descongelamento, a raiz de gengibre será tão benéfica quanto antes do congelamento.
Hoje, existem três maneiras principais de congelar a raiz de gengibre, o que permitirá armazená-la por vários meses.
Congelando toda a raiz
Esse método de armazenamento do produto é popular entre as donas de casa, por ser considerado o mais simples. Para congelar o gengibre no freezer, selecione raízes que não apresentem sinais de mofo ou podridão na superfície. O teor de umidade e a limpeza da lombada também são determinados - ela não deve estar molhada. Se houver manchas sujas na superfície do produto, elas deverão ser removidas.
Todos os produtos selecionados para armazenamento devem ser colocados em recipiente hermético ou filme plástico.Em seguida, as raízes embrulhadas são colocadas em sacos, que servem especificamente para congelar vegetais ou frutas. Cada saco contém no máximo duas raízes grandes.
Quando todo o gengibre descascado é colocado em sacos, ele é colocado no freezer. Se for necessário tirar uma raiz de gengibre durante o armazenamento, uma delas é retirada do saco, descongelada e utilizada para o fim a que se destina.
Raiz de gengibre picada congelada
Algumas donas de casa estão interessadas em saber se o gengibre picado pode ser congelado no congelador. É definitivamente possível, pois armazenar um produto picado permitirá que você salve até raízes grandes que não caberiam em um saco sem cortes.
Para congelar, selecione uma raiz grande de gengibre com casca macia. Produtos picados e com casca não devem ser colocados no freezer e, portanto, todos os rizomas devem ser bem descascados antes do armazenamento. Se você colocar uma planta com casca na geladeira, ela estragará mais rápido e apodrecerá.
Quando todas as raízes são descascadas, elas são cortadas em pequenos pedaços com cerca de três centímetros de comprimento. Você também pode cortá-los transversalmente para fazer pedaços em forma de pequenos círculos. Coloque todos os pedaços cortados em sacos, embale-os bem e libere todo o excesso de ar dos sacos. O gengibre picado pode ser armazenado no congelador por cerca de dois meses.
Gengibre ralado congelado
É possível congelar gengibre ralado em casa? Definitivamente é possível, pois alguns afirmam que o produto ralado dura mais do que o produto inteiro.
Antes de colocar no freezer, o gengibre selecionado para armazenamento deverá ser totalmente descascado e ralado no processador de alimentos ou ralador comum.
Em seguida, o produto ralado é disposto em pequenas porções sobre papel alumínio e totalmente coberto com filme plástico.Recomenda-se cobrir hermeticamente a planta com filme para evitar a entrada de ar. Algumas pessoas usam sacos de celofane normais em vez de papel alumínio e filme. Neste caso, o ar também deve ser liberado de cada saco para que o produto não se deteriore durante o armazenamento.
Ralado congelado o gengibre não perde suas propriedades benéficase, portanto, é frequentemente usado para criar decocções e tinturas medicinais.
Como congelar gengibre para armazenamento a longo prazo?
O congelamento é considerado o método mais seguro e eficaz de armazenamento da maioria dos vegetais, frutas e outras plantas. Todos os alimentos congelados permanecem saudáveis e não perdem as suas propriedades ou valor nutricional. As pessoas que compraram raiz de gengibre ou a cultivaram no jardim estão interessadas em saber como congelar o gengibre em casa para que possa ser armazenado por mais tempo.
Para prolongar o prazo de validade, recomenda-se colocar o produto no freezer não inteiramente, mas em pequenas porções. Portanto, o gengibre é cuidadosamente cortado em camadas finas e colocado no freezer a uma distância de 5 a 7 cm e, quando todos os pedaços estão congelados, são recolhidos e colocados em um saco plástico. As raízes de gengibre, cortadas em pequenas camadas, serão armazenadas por pelo menos três meses.
Prazo de validade quando congelado
O prazo de validade para armazenar o gengibre difere do método escolhido para congelá-lo. O produto totalmente congelado é o que menos se conserva. Nesse caso, ele vai durar cerca de um mês se você embalar bem e colocar no freezer. Se a raiz não for embalada corretamente, o prazo de validade pode ser muito menor.
Para aumentar a vida útil das raízes de gengibre, é recomendável cortá-las em pedaços antes de congelar.As raízes picadas reterão suas propriedades benéficas por 2 a 3 meses.
Como descongelar corretamente?
Antes de usar o gengibre, descongele-o completamente. Para isso, os alimentos congelados são retirados do freezer e retirados dos sacos onde são colocados. Em seguida, a planta é colocada em um pequeno recipiente e deixada por 1–3 horas em uma sala com temperatura de cerca de 20 graus.
Para acelerar o descongelamento, coloque o recipiente com o gengibre em uma panela pequena com água morna. Neste caso, o produto congelado descongelará em 15–20 minutos.
Depois de descongelada, a raiz de gengibre pode ser cortada e utilizada na culinária ou no preparo de preparações medicinais.
Conclusão
A raiz de gengibre é popular entre as donas de casa e por isso muitas delas estão interessadas em saber como armazená-la corretamente. Para armazenar a raiz de gengibre por muito tempo, é recomendável se familiarizar com as características de congelá-la em casa.