A raiz de salsa é um habitante constante das hortas. Esta cultura é resistente ao frio e despretensiosa. Com um pouco de cuidado, um residente de verão pode se abastecer de raízes aromáticas para o inverno.
- Características do cultivo de raiz de salsa
- Datas de desembarque
- Escolhendo um local de pouso
- Salsa de raiz de açúcar: crescendo em terreno aberto
- Cultivo de raiz de salsa em casa
- Salsa de raiz de açúcar: crescendo em estufa
- Características de cuidado
- Regras de rega
- Cobertura
- Possíveis doenças e pragas da raiz de salsa
- Pragas
- Colheita e armazenamento
O tempero da raiz melhora o sabor de sopas e saladas. A partir dele são preparados pratos independentes. Os temperos para primeiros pratos à base de raiz de salsa são populares entre os jardineiros.É impossível imaginar uma cozinha sem a utilização desta planta aromática.
As vantagens do tempero de raiz são o armazenamento longo e variado. Pode ser congelado, salgado ou armazenado no porão. A raiz picante manterá seu sabor e propriedades de consumo.
Características do cultivo de raiz de salsa
Cultivo de folhas de salsa os jardineiros também podem lidar com a raiz. Mas é preciso levar em conta as peculiaridades da cultura:
- A colheita de raízes prefere solos soltos e respiráveis;
- para obter frutos ainda subterrâneos, devem ser seguidas técnicas agrícolas (regar, adubar, soltar);
- o tempero de raiz é cultivado no canteiro do jardim, na estufa ou no parapeito da janela (para forçar as verduras no inverno).
Os produtores de sementes oferecem material de plantio suficiente. As seguintes variedades de raízes aromáticas são populares entre os jardineiros:
- Produtivo (comprimento da raiz até 20 cm, demonstra resistência a doenças e pragas);
- Alba (cresce até 290 g, não possui pelos finos na raiz principal, fica perfeitamente armazenada);
- Final (a parte da raiz (subterrânea) cresce até 200 g, os frutos ficam nivelados, o sabor delicado se revela na preservação);
- Açúcar (valorizado pelo amadurecimento precoce da parte da raiz, cresce até 60 g, cor branco-acinzentada, sabor adocicado).
- Eagle (variedade holandesa, raízes alinhadas, cresce até 140 g, valorizada pelo alto rendimento e uso universal de raízes).
Ao comprar sementes, os jardineiros avaliam o tempo de amadurecimento, o rendimento das raízes, o sabor e as opções de uso.
Datas de desembarque
A salsa raiz é uma planta resistente ao frio. É permitido plantar em terreno aberto assim que o solo aquecer até 4 graus Celsius. Isso geralmente acontece imediatamente após o degelo do solo. É importante não perder época de plantio: salsa requer muita umidade para germinar.As sementes não germinarão em solo seco.
Há muito trabalho no jardim na primavera. Você pode semear uma safra resistente ao frio antes do inverno. As sementes da raiz do tempero brotarão bem quando o tempo estiver adequado.
Para o plantio, você deve escolher o período de 2 a 2,5 semanas antes do início do frio persistente. As sementes precisam de tempo para inchar. Mas eles não deveriam ter tempo para germinar. A semeadura é realizada apenas com sementes secas. Com esse método de plantio, recomenda-se levar 30% a mais.
Escolhendo um local de pouso
Para obter a colheita de raízes desejada, é necessário escolher o local certo para a crista:
- A raiz de salsa prefere solos soltos (permeáveis à umidade e respiráveis). Solos franco-arenosos, podzólicos e argilosos leves são ideais.
- O local deve ser bem iluminado pelo sol. Em áreas sombreadas, as raízes ficam pequenas.
- A crista não deve ser inundada: a salsa apodrece facilmente.
- As plantações devem ser protegidas dos ventos frios e das correntes de ar do norte. É uma boa ideia plantar raízes no lado sul dos edifícios.
- Preste atenção especial aos antecessores. A colheita de raízes proporciona uma excelente colheita depois de abobrinha, abóbora e pepino. Não é aconselhável plantar depois de plantas umbelíferas (cenoura, salsa, aipo).
Lembre-se: o assento precisa ser preparado com antecedência. Ao plantar raízes na primavera-outono, ao semear antes do inverno - com um mês de antecedência.
Salsa de raiz de açúcar: crescendo em terreno aberto
O açúcar é a variedade de tempero de raiz mais popular entre os jardineiros. É apreciado pelo seu amadurecimento precoce, produtividade e especial (sabor doce). Ao cultivar em terreno aberto, as seguintes condições devem ser observadas:
- Antes do plantio é proibido adicionar composto ou húmus: as raízes ficarão ásperas e perderão a comercialização.
- O solo deve ser preenchido com complexo mineral de acordo com as instruções do fabricante.
- Os fertilizantes devem ser aplicados durante a escavação (na baioneta de uma pá). Ao mesmo tempo, limpe a crista das ervas daninhas: elas inibem o tempero da raiz.
- Marque as linhas a uma distância de 20 cm uma da outra. Faça sulcos com 2 cm de profundidade.
- No plantio na primavera, recomenda-se regá-los com uma solução morna de humato de potássio.
- Plante as sementes a uma distância de 3-4 cm uma da outra. Coloque 3 sementes por cova (para evitar espaços vazios).
- Polvilhe com terra e aperte.
- Para preservar a umidade (durante o plantio na primavera), cubra a crista com lutrasil.
- A salsa demora muito para germinar. As plantações devem ser umedecidas regularmente com material não tecido.
Após a germinação, deve sobrar uma planta forte. O resto precisa ser eliminado.
Cultivo de raiz de salsa em casa
Alguns jardineiros usam raiz de salsa para forçar as verduras em casa no inverno. Neste caso é necessário observar:
- Condições de temperatura. Antes da emergência, 4-10 graus Celsius, depois 15-20.
- Umidade. O solo deve ser umedecido regularmente. Mas não é recomendável regar demais a planta: o tempero da raiz apodrece facilmente.
- Iluminação. Em ambientes fechados, a raiz de salsa precisa ser iluminada por até 16-18 horas.
- Alimentando. Os fertilizantes são aplicados durante o plantio. Se as plantas estiverem deprimidas, elas serão alimentadas com um complexo mineral após o corte.
Ao forçar a vegetação desde as raízes, existe a possibilidade de aparecer uma flecha de flor.
Salsa de raiz de açúcar: crescendo em estufa
Muitos jardineiros tentam cultivar salsa em uma estufa ou estufa. Isso requer espaço livre. A vantagem do Açúcar é o seu amadurecimento precoce. Ao semear no inverno, a colheita é colhida antes da colocação das principais culturas em estufa.
Normalmente o açúcar é plantado em estufa sem aquecimento quando a radiação aumenta: no final de janeiro. Quando ocorre uma onda de frio repentina, recomenda-se cobrir as plantações com lutrasil grosso (60 g/metro quadrado).
Características de cuidado
A salsa é uma planta despretensiosa. Mas o jardineiro terá que cuidar de maneira simples da raiz do tempero.
Regras de rega
A raiz aromática tolera a seca de curta duração. Mas o sabor da raiz se deteriora. A crista deve ser umedecida após a secagem da camada superior.
Recomenda-se usar água morna para irrigação. Para fazer isso, ele é previamente colocado em recipientes. A salsa deve ser regada de manhã ou à noite. Durante longos períodos de chuva, as cristas devem ser cobertas com filme.
Cobertura
Antes de plantar sementes de especiarias de raiz, um complexo de fertilizantes minerais é adicionado ao solo. Após o surgimento das mudas, recomenda-se alimentá-las uma vez com fertilizante nitrogenado. Para isso, prepare uma infusão de ervas fermentadas:
- encha o recipiente com ervas daninhas sem raízes;
- encher com água;
- feche a tampa e coloque ao sol;
- após o início da fermentação, diluir a infusão com água na proporção de 1:8 e utilizar para alimentar a salsa.
Depois que os topos crescerem 10-15 cm, devem ser aplicados fertilizantes minerais. É mais conveniente usar os solúveis. A alimentação adicional não faz sentido: a salsa procurará nutrientes nas camadas superiores do solo. Não forma raízes bonitas e uniformes.
Possíveis doenças e pragas da raiz de salsa
A salsa é suscetível a algumas doenças:
- peronosporose (as folhas ficam manchadas e depois as pontas secam);
- podridão branca (as raízes adoecem, amolecem e desaparecem);
- manchas brancas (formam-se manchas nas partes do solo, depois os tecidos amolecem e apodrecem);
- ferrugem (os topos ficam vermelhos e secam).
As doenças surgem devido a violações das regras de atendimento. Se as práticas agrícolas forem seguidas, os jardineiros recebem uma colheita de raízes saudáveis e saborosas.
Pragas
Causa os maiores danos às plantações psilídeo de cenoura. Ela põe ovos na base da raiz. As larvas eclodidas danificam a planta.
Para proteção, recomenda-se polvilhar as plantações com uma mistura de cinza e pó de tabaco. É útil cobrir os canteiros com lutrasil com densidade de 17 g/metro quadrado durante o verão dos insetos.
A segunda praga são os pulgões. Está sendo plantado por formigas. Para combater, deve-se destruir formigueiros (em abril) e lavar os pulgões com uma solução de sabão verde ou de alcatrão.
Para prevenir a mosca da cenoura, as plantações são borrifadas com água com adição de querosene (uma colher de sopa por 1 litro). Mas com este método, as raízes apresentam cheiro e sabor desagradáveis. Jardineiros experientes se livram da praga plantando cebola e alho ao lado da salsa.
Colheita e armazenamento
A hora de desenterrar as raízes da salsa chega no início do outono. Eles são levantados cuidadosamente com um forcado. Esta ferramenta causa menos danos às raízes.
As plantas desenterradas são sacudidas do solo e secas ao sol por 2 horas. Este procedimento destrói bactérias nocivas.
Então os topos são cortados. Se você planeja forçar as verduras da parte da raiz no inverno, deixe um toco de 1 a 2 cm e, ao armazenar, corte o ponto de crescimento junto com parte da raiz. Isso manterá a salsa suculenta.
Na geladeira, as raízes são armazenadas em um saco plástico perfurado. Alguns jardineiros cobrem a raiz com areia úmida e colocam-na no porão.
A salsa colhida mantém o sabor e os nutrientes quando congelada. As raízes devem ser lavadas, picadas e colocadas em um recipiente ou saco.A raiz da erva fica bem saborosa no congelador, deixando as raízes prontas para uso durante todo o ano.