Com o advento da hidroponia, tornou-se possível cultivar verduras sem o uso de solo. O método foi inventado há mais de um século, mas só recentemente foi apreciado. Sua peculiaridade é o cultivo de culturas utilizando água e fertilizantes. Portanto, as plantas cultivadas dessa forma possuem um sistema radicular poderoso. Vejamos como cultivar salsa hidroponicamente de maneira adequada.
Características da hidroponia
A hidroponia permite cultivar salsa em casa no parapeito da janela. Como não há solo envolvido, não haverá sujeira na casa. As raízes das plantas são encontradas em substrato orgânico ou artificial.O recipiente com o substrato é imerso em uma solução especial, da qual as verduras extraem nutrientes. Para cultivar salsa desta forma, você precisará de 2 elementos:
- Instalação hidropônica. Inclui recipientes onde são plantadas verduras e sistema de fornecimento de nutrientes. Você pode comprar equipamentos prontos ou montá-los você mesmo.
- Substrato e solução. O substrato é colocado em recipientes para verdura, é necessário para alimentar o sistema radicular. A solução é um líquido pronto contendo os microelementos necessários ao crescimento da vegetação.
Para salsa crescente Não se deve apenas adquirir uma instalação hidropônica, mas também proporcionar condições para o crescimento do verde: temperatura ideal e iluminação suficiente.
Preparação de sementes
Antes do plantio da salsa, deve-se realizar o preparo pré-semeadura. Como as sementes das culturas demoram muito para germinar, os jardineiros recorrem a métodos para acelerar o crescimento. Para tanto, utiliza-se o borbulhamento - tratamento com oxigênio das sementes. Para isso, são colocados em água preparada e mexidos periodicamente.
É importante que o oxigênio seja distribuído uniformemente por toda a espessura da semente.
Antes semeando sementes de salsa secar ao ar livre. O principal é que não sejam expostos ao sol.
Preparação da solução
Quando a instalação estiver pronta, o recipiente da planta é preenchido com substrato. Esta é uma substância estéril que não contém nenhum componente. O substrato não deve ser afetado por umidade ou outras substâncias. Serve de suporte para o sistema radicular da vegetação.
Você mesmo pode preparar uma solução para hidroponia. É importante que a água que será utilizada para o seu preparo não contenha substâncias estranhas.Para o preparo das soluções são utilizados fertilizantes solúveis em água, que contêm os microelementos necessários ao desenvolvimento da vegetação. A concentração de sais nelas não deve ultrapassar 3 g por 1 litro de água, caso contrário as plantas morrerão por desidratação. Via de regra, o jardineiro compra soluções prontas em lojas especializadas.
Plantando vegetação
As sementes de salsa são semeadas no substrato preparado na proporção de 1 g por 1 metro quadrado. m. Após o plantio, a área é regada abundantemente para fornecer a quantidade de umidade necessária para a germinação. Na água utilizada para irrigação, recomenda-se dissolver fertilizantes especiais da série BioSevia ou produtos de composição semelhante. Após a rega, os recipientes com as sementes plantadas são cobertos com filme, o que criará um efeito estufa. Ao cultivar salsa ciclicamente, a próxima semeadura é feita após 2 semanas.
Se a salsa for cultivada em estufa, a irrigação por gotejamento é usada após os brotos brotarem. Ou seja, eles fornecem abastecimento de água para cada planta individual. Um sistema de irrigação por gotejamento fornece água ao sistema radicular por meio de gotejadores e canos. Esse método de irrigação é bastante lucrativo para o jardineiro, pois reduz o custo de estimulantes e fertilizantes, além de reduzir os custos de mão de obra.
Observação! Durante o processo de crescimento, a salsa não deve secar ou ficar excessivamente molhada. A irrigação é realizada semanalmente. Caso contrário, as folhas e raízes das plantas não serão capazes de absorver a quantidade necessária de nutrientes, o que poderá causar diversas doenças.
Modos de umidade e temperatura
Condições ideais de umidade:
- 90–100% - nos primeiros dias de semeadura;
- 60–80% - 2 semanas após o plantio.
O filme ajudará a manter a umidade elevada nos primeiros dias.
A temperatura ideal para o cultivo de salsa não deve ser inferior a 14 graus, a temperatura do substrato não deve ser inferior a 3 graus.
Desvios de temperatura e umidade das normas relevantes interferem no crescimento normal das plantas e aumentam o risco de desenvolvimento de doenças.
Pragas e doenças
Na maioria das vezes, a salsa é suscetível ao oídio. Os principais sinais desta doença são a formação de uma camada branca nas folhas e o crescimento mais lento da vegetação. Esses arbustos devem ser imediatamente arrancados e jogados o mais longe possível das plantas. Após o aparecimento de 2 folhas nas plantas, elas podem ser tratadas com fungicidas.
Os pulgões causam enormes danos à cultura, independentemente do estágio de desenvolvimento da vegetação. As pragas se alimentam da seiva das plantas, fazendo com que as folhas enrolem e sequem.
Colheita
Quanto tempo leva para crescer salsa hidroponicamente? As verduras são colhidas após 5 semanas. A parte superior das folhas é simplesmente cortada. Os brotos permanecem para continuar o crescimento. Se as sementes estiverem borbulhando antes do plantio, o tempo de coleta será significativamente acelerado.
Limpeza de equipamentos
Após a coleta da salsa, o equipamento deve ser desinfetado. Após a remoção da solução, o sistema é completamente limpo de restos de plantas. Para lavar o equipamento, utilize um sistema de irrigação com água oxigenada. Durante o processo de limpeza, a água é trocada pelo menos 2 vezes. Recomenda-se lavar o substrato (principalmente o coco) com água fervente, isso destruirá todas as bactérias e fungos. Em seguida, é seco ao ar.
Assim, o cultivo hidropônico da salsa apresenta diversas vantagens. Este método não requer solo, o que permite cultivar verduras no parapeito da janela do seu apartamento sem complicações.