Os benefícios da abóbora para o corpo humano foram comprovados ao longo do tempo. A hortaliça é despretensiosa às condições climáticas e à composição do solo, sendo cultivada em qualquer zona climática. O vegetal contém muitos elementos úteis e nutritivos. A planta também é uma planta de mel, de cujas flores insetos industriosos coletam néctar. Como é o mel natural de abóbora e por que é tão raramente encontrado nas prateleiras dos mercados e lojas?
Recursos e propriedades
O mel natural de abóbora é muito raro devido à pequena quantidade de néctar secretado pela planta com flores. Para obter até 30 kg de iguaria medicinal, os insetos precisam cultivar mais de 1 hectare de hortaliças. Na maioria das vezes, os apicultores usam néctar de abóbora para suas próprias necessidades e para o desenvolvimento de seu apiário.
O presente natural é caracterizado por sabor e aroma incomuns, contém muitas vitaminas, ácidos benéficos, açúcares e compostos químicos necessários à saúde humana.
O néctar natural da abóbora é determinado pelas seguintes características:
- tonalidade amarelo brilhante ou dourado, pode variar dependendo das plantas que crescem próximas aos canteiros de abóboras;
- consistência transparente e viscosa;
- sabor doce agradável, sem tons amargos ou adstringência, aroma e final de boca com notas de melão e ervas;
- Devido ao alto teor de frutose, o néctar natural cristaliza muito rapidamente e torna-se amarelo brilhante.
O conteúdo calórico deste valioso produto apícola é de até 305 unidades de energia por 100 g de mel fresco. Graças à sua composição única, este dom natural é utilizado na medicina popular, culinária e cosmetologia. Este raro produto apícola tem efeitos restauradores e anti-sépticos, ajuda a melhorar a imunidade e protege o corpo contra vírus e bactérias.
O néctar de abóbora é usado nos seguintes casos:
- anomalias no funcionamento dos órgãos digestivos;
- para remover substâncias nocivas do corpo e ao se livrar do excesso de peso;
- O néctar de abóbora ajuda a melhorar a saúde do coração e dos vasos sanguíneos;
- tem um efeito benéfico no sistema nervoso, ajuda a eliminar a fadiga crónica, a insónia e a depressão;
- ativa a função cerebral;
- auxilia no tratamento de doenças inflamatórias de órgãos internos e pele;
- tem um efeito benéfico no funcionamento do fígado, dos rins e do sistema geniturinário.
Para prevenção e bom funcionamento do organismo, recomenda-se consumir até 100 g da iguaria natural por dia, dividindo-a em doses iguais ao longo do dia.
Facto! O néctar de abóbora é coletado no início e no meio do verão, e as maiores plantações de hortaliças são cultivadas em áreas ambientalmente seguras de Bashkiria.
Como fazer mel de abóbora em casa
É difícil comprar um produto apícola natural, mas um substituto completo do mel de abóbora pode ser preparado em casa. Esse produto, é claro, será diferente do presente natural na composição vitamínica e química, mas ainda é muito útil para o corpo.
Seleção e preparação de abóbora
O mel de abóbora feito em casa não pode ser armazenado por mais de 30-40 dias, então escolha um vegetal pequeno ou médio. Ao comprar uma fruta, certifique-se de que ela esteja totalmente madura.
- O vegetal é bem lavado em água corrente e seco em condições naturais.
- A parte superior, onde fica o pedúnculo, é cuidadosamente cortada com uma faca afiada e reservada.
- As sementes e fibras são retiradas do interior da fruta, restando apenas a polpa saborosa e suculenta do vegetal.
Importante! Para fazer essa iguaria curativa, utiliza-se a própria abóbora como recipiente, por isso a casca da fruta deve permanecer intacta durante o preparo.
Opções de receita
Para preparar esta iguaria curativa em casa, você precisará de:
- 1 pequeno vegetal maduro;
- mel de abelha natural.
Uma quantidade suficiente de mel é colocada na abóbora preparada.A parte superior da fruta é coberta com filme plástico e a parte superior cortada, que agora servirá de tampa para o recipiente de vegetais, e enviada para local fresco e escuro por 10-12 dias.
O produto acabado é acondicionado em pequenos potes, lacrados e armazenados na geladeira. Se o mel natural não estiver disponível, você pode usar açúcar comum, que é colocado na abóbora até a superfície.
As sementes de vegetais contêm uma grande quantidade de vitaminas e compostos minerais. Para não perder o valor do produto, eles são triturados e misturados ao mel, que depois é despejado na abóbora. Infundir esse néctar por até 30 dias, mexendo a massa uma vez por semana. O produto acabado é colocado em pequenos recipientes separados e armazenado na geladeira.
Além disso, para preparar uma iguaria curativa, a abóbora pode ser descascada e picada e depois misturada com mel ou açúcar na proporção de 2:1. O processo de preparo das iguarias de abóbora em casa não é complicado e não exige muito tempo nem esforço.
Conselho! Se desejar, você pode adicionar nozes, ervas medicinais, frutas cítricas e especiarias ao néctar vegetal.
Benefícios do produto
A composição da hortaliça é caracterizada por alto teor de vitaminas, carboidratos saudáveis, macro e microelementos. Durante o processo de infusão, o néctar é enriquecido com compostos valiosos que compõem a abóbora.
Na medicina popular e tradicional, o néctar de abóbora é utilizado como profilaxia e no tratamento de doenças do aparelho digestivo, sistema cardiovascular e nervoso, bem como para aliviar o estado do paciente durante resfriados e infecções virais.
Na cosmetologia, a iguaria vegetal é utilizada para fazer máscaras nutritivas, cicatrizantes e rejuvenescedoras para pele e cabelos.
Na culinária, este produto pode ser adicionado a sobremesas, assados, molhos e laticínios.
Uso na medicina
O produto acabado é utilizado para fortalecer o sistema imunológico e tratar muitas doenças.
- O néctar de abóbora previne e alivia doenças do fígado, remove acumulações e toxinas do corpo, facilitando assim o funcionamento deste órgão vital. Para tratamentos complexos, o produto cicatrizante é tomado 1 colher de sopa 3 vezes ao dia.
- A iguaria vegetal normaliza os processos metabólicos, remove o colesterol prejudicial do corpo e ajuda a eliminar o excesso de peso. Para normalizar os processos metabólicos, recomenda-se diluir 2 colheres de chá de doce em um copo de água. Beba a infusão 15-20 minutos antes de cada refeição.
- O mel vegetal melhora o funcionamento do sistema cardiovascular e é uma excelente prevenção de ataques cardíacos, derrames e tromboses. Para prevenir doenças perigosas, consuma 3-4 colheres de sopa da guloseima diariamente.
- Para normalizar os níveis hormonais e a função da tireoide, limão esmagado é adicionado ao produto final. A mistura curativa é tomada 3-4 vezes ao dia, 1 colher de sopa.
Para fortalecer a estrutura do cabelo, o mel de abóbora é misturado com ovo de galinha e óleo vegetal. A massa resultante é aplicada em todo o comprimento do cabelo e deixada por 40-60 minutos, após o que é lavada com água corrente.
Conselho! Uma máscara facial feita de néctar vegetal tem efeito rejuvenescedor e purificador. Se desejar, você pode adicionar creme, creme de leite ou óleo vegetal ao produto cosmético.
Contra-indicações e danos
As iguarias vegetais apresentam uma série de contra-indicações que devem ser observadas na introdução do produto na dieta alimentar.
Não é recomendado usar néctar de abóbora se você for intolerante a um ou mais de seus ingredientes. Pessoas propensas a alergias, diabetes mellitus, gastrite com baixa acidez, gestantes e lactantes devem tratar os doces com muita cautela. Você não deve consumir doces vegetais durante uma exacerbação da doença renal crônica.
Importante! Crianças menores de 3 anos de idade podem receber produtos apícolas em quantidades limitadas. Depois de comer, os bebês precisam enxaguar bem a boca ou escovar os dentes.
Prazo de validade e condições de armazenamento
O mel de abóbora feito em casa é armazenado em recipientes bem fechados, em um local fresco, bem ventilado e escuro. O prazo de validade desse produto não é superior a 1 mês, o que deve ser levado em consideração na escolha de um vegetal para o preparo do néctar curativo.