As variedades escuras de mel são consideradas produtos apícolas úteis, feitos a partir do néctar de diferentes culturas. Ao contrário das variedades claras, as variedades escuras de mel são mais difíceis de colher. Portanto, há um número limitado dessas espécies no mercado. Porém, os verdadeiros conhecedores do produto ainda procuram encontrar essas variedades. Além disso, hoje existem muitas variedades que possuem características próprias.
Razões para cor escura
Tons escuros de mel estão associados a vários motivos:
- O tipo de planta da qual o pólen foi coletado. Quanto mais ferro o néctar contém, mais escura é sua cor.
- Clima. Se não chover por muito tempo, as abelhas começam a processar as plantas secas. O resultado é uma variedade de melada. Apresenta cor escura e consistência líquida. Este produto é praticamente inodoro, mas mantém o sabor.
- Néctar puro ou mistura. As matérias-primas afetam a tonalidade do produto acabado. O mel pode ser feito de puro trigo sarraceno ou néctar de abeto. Muitas vezes também contém misturas de outras plantas.
- Validade. O tempo de armazenamento da substância é considerado um dos motivos pelos quais o néctar só adquire tonalidade escura depois de algum tempo.
Assim, considera-se que a principal razão para a obtenção do mel escuro é o seu alto teor de minerais, incluindo ferro, cobre e magnésio. Além disso, os corantes naturais, em particular o tanino, afetam a cor. Essas substâncias podem estar presentes nas flores das plantas melíferas.
Junto com o néctar, as abelhas também coletam componentes corantes, que afetam a tonalidade do produto. Quando a temperatura muda, eles mudam de cor. Portanto, quando aquecido, o mel escurece.
Propriedades medicinais
As propriedades benéficas do mel escuro estão associadas à sua composição única. Contém muito cobre, ferro e outros minerais. O produto é útil para uso em tais casos:
- Anemia. Devido ao alto teor de cobre e ferro, a composição melhora significativamente os processos hematopoiéticos e permite enfrentar a anemia.
- Distúrbios da pressão arterial. O produto misturado com água ajuda a normalizar os parâmetros da pressão arterial.
- Gravidez. O uso da substância durante a gravidez fornece ao feto a quantidade necessária de minerais necessários ao desenvolvimento normal de órgãos e sistemas.
- Doenças cardíacas.O mel escuro ajuda a fortalecer o músculo cardíaco e os vasos sanguíneos e também tem um efeito benéfico no funcionamento de todo o sistema.
- Enfraquecimento do sistema imunológico. O alto teor de micro, macroelementos e vitaminas tem um efeito benéfico no estado do sistema imunológico.
As propriedades benéficas da substância dependem diretamente da planta melífera. Assim, o produto da castanha é importante para a saúde dos homens, e o produto do trigo sarraceno lida com distúrbios do sono e nervosos. Todas as variedades escuras incluem altos níveis de antioxidantes. Portanto, ajudam a limpar o corpo de toxinas e resíduos.
Eles também podem ser usados para fins cosméticos. Graças ao uso de máscaras de mel, é possível lidar com rugas e outras alterações cutâneas relacionadas à idade.
Variedades de mel escuro
Existem muitas plantas melíferas que produzem mel escuro.
As variedades diferem no sabor e no conteúdo de ingredientes saudáveis.
castanha
O mel de castanha de alta qualidade é considerado um dos mais benéficos entre as variedades escuras. Há um certo amargor no seu sabor. Porém, quando o produto é aquecido, ele desaparece. Ao mesmo tempo, é proibido aquecer a substância acima de 50 graus, pois perderá suas propriedades benéficas. O mel de castanha é de cor castanha e tem consistência líquida. Mantém sua estrutura por muito tempo. Porém, após a cristalização torna-se homogêneo.
Mesclado
Este mel é considerado um produto saboroso e saudável, com aroma agradável, sabor pronunciado e adstringência. À medida que o produto é armazenado, o cheiro se intensifica e o sabor fica mais intenso.
Como resultado, o néctar fica marrom escuro.Esta variedade é útil para pessoas que sofrem de asma, bronquite e doenças do aparelho respiratório. O mel de urze ajuda a lidar com o estresse, a insônia e a tensão nervosa.
Melada
Este mel é produzido na época da seca, quando não há flores suficientes. Nesse caso, as abelhas começam a processar plantas secas. A principal diferença desse néctar é a completa ausência de odor. Ao mesmo tempo, a composição é caracterizada pelo aspecto de mel de flores. Seu sabor apresenta amargor pronunciado.
Trigo sarraceno
Este produto possui propriedades únicas. Tem uma tonalidade muito escura, quase preta. Este é o único mel preto considerado de alta qualidade. Com o uso diário do produto, é possível enfrentar doenças tão complexas como asma, radiculite e gota.
Chicória
A chicória é uma planta medicinal comum que floresce por um longo período - do final de junho a outubro. Neste momento, muito menos plantas melíferas estão à disposição das abelhas, então a chicória passa a ser a principal.
O mel de flores desta planta tem sabor picante e tonalidade escura. É caracterizado por propriedades antibacterianas pronunciadas. Graças a isso, a composição pode ser utilizada para prevenir infecções. Também normaliza as funções do sistema nervoso e melhora a função cardíaca.
Coníferas
As abelhas produzem este mel a partir de néctares de abetos e pinheiros. Estas árvores distinguem-se pelas propriedades medicinais, porque o mel de pinheiro ajuda a combater várias infecções e tem propriedades analgésicas pronunciadas. Ao contrário dos forbs, este mel é muito escuro. À medida que cristaliza, fica verde escuro.
Lugovoy
Este tipo de mel caracteriza-se por um sabor acentuado e específico e um aroma surpreendente.O produto possui propriedades analgésicas pronunciadas. Portanto, deve ser utilizado na forma de compressas, aplicadas em locais de hematomas e escoriações. O produto acaba sendo muito útil porque contém muitos microelementos valiosos.
Diaghilev
Angélica é uma planta herbácea que possui propriedades medicinais. A grama é encontrada em toda a Europa e na Sibéria. A aparência de um produto apícola é determinada pelos componentes que o compõem. As abelhas não conseguem coletar o néctar de apenas uma planta, e isso se reflete na composição química do produto. Porém, em qualquer caso, terá propriedades medicinais.
A variedade angélica é caracterizada pela cor escura - do avermelhado ao marrom. No paladar apresentam leves notas de caramelo. A composição apresenta aroma pronunciado com ligeiro amargor. Uma característica distintiva da variedade é que ela quase não é cristalizada. É útil para lesões dos órgãos digestivos e inflamações. O produto também possui propriedades diuréticas.
Hissopo
O hissopo é um arbusto melífero encontrado na Crimeia, na Ásia Central e no Cáucaso. Esta planta medicinal é utilizada no combate a bronquites e doenças de pele. O mel de hissopo tem cor amarelo escuro e sabor amargo. Caracteriza-se por um aroma picante com notas de gengibre e sálvia.
Eucalipto
Este mel é obtido do eucalipto. O produto é caracterizado por uma tonalidade acinzentada de intensidade variável - do médio ao escuro. Outra característica é a cristalização rápida. Como resultado desse processo, cristais de pequeno e médio porte são formados na estrutura. O produto também possui sabor de caramelo com final de boca amadeirado.Contém muitas vitaminas, mas poucos minerais.
Bardana
As plantações de bardana são bastante raras. Portanto, o produto é mais frequentemente incluído no mel de flores feito de diversas ervas. Ao mesmo tempo, nas regiões centrais da Rússia você pode encontrar mel de bardana. É vendido por apicultores Chuvash, Pskov, Kostroma e Udmurt.
Este produto único caracteriza-se por uma tonalidade azeitona escura e um aroma agradável. O sabor da substância apresenta leve adstringência. A variedade possui propriedades coleréticas e diuréticas. Pode ser usado para prevenir resfriados e limpar o corpo de toxinas. O produto é caracterizado por cristalização fraca.
Como usá-lo corretamente
Ao consumir qualquer variedade, é importante lembrar o senso de proporção. A dosagem diária para adultos não deve exceder 80-150 gramas. Essa quantidade é suficiente para adicionar à dieta importantes substâncias biologicamente ativas presentes no produto.
O melhor é consumir mel pela manhã - antes do café da manhã. Graças a isso, você poderá obter um impulso de energia durante todo o dia. À noite, o produto é recomendado para pessoas que sofrem de estresse e insônia.
Ao usar a substância é estritamente proibido aquecê-la. Isto levará à perda de suas propriedades benéficas e pode até afetar negativamente o funcionamento do coração.
Ao tomar mel, é melhor não engoli-lo, mas dissolvê-lo. Isso promove uma melhor absorção dos óleos essenciais. Para evitar a cárie dentária, é necessário escovar os dentes após usar a composição.
O produto não deve ser administrado a bebês menores de 1 ano de idade, pois pode causar reação alérgica grave. As crianças mais velhas podem comer no máximo 1 colher pequena por dia.
O mel escuro é considerado um produto muito útil que tem um efeito benéfico no funcionamento do corpo. Isto é devido ao alto teor de componentes valiosos. É importante seguir as regras de uso desta substância.