Propriedades úteis e contra-indicações do mel de taiga de ervas, composição

O mel da Taiga é um produto muito saudável e considerado uma das variedades da mais alta qualidade. É coletado em Altai. Esta substância caracteriza-se por um sabor agradável e aroma pronunciado. Além disso, a composição é diversificada em termos de origem botânica. É por isso que é considerado extremamente útil. Para que um produto traga benefícios à saúde é importante utilizá-lo corretamente.


Aparência e características do mel taiga

O mel natural da taiga é considerado um produto único extraído em Altai.Na cor lembra café misturado com diferentes tons de marrom. A cor pode variar ligeiramente dependendo das plantas das quais as abelhas coletaram o néctar. Quanto mais escura a tonalidade, mais nutrientes estão presentes na composição.

O sabor e o aroma também dependem das plantas das quais o pólen foi coletado. Na maioria das vezes, notas de groselha e espinheiro são sentidas no aroma do mel. O produto de cedro terá aroma de pinho. Ao mesmo tempo, os principais componentes da variedade Altai são considerados framboesas, erva-cidreira e ulmeira. Eles influenciam não só o aroma, mas também o sabor do produto.

Além da variedade escura de mel, existe um análogo claro, feito de ervas do prado. Normalmente, a base do produto contém hortelã, angélica, sálvia e gerânio florestal. A composição também pode incluir extratos de outras plantas - em particular, colza. O produto é caracterizado por notas herbais pronunciadas com sabor pronunciado.

A composição não tem sabor muito enjoativo e a cristalização ocorre uniformemente em todo o volume do recipiente, uma vez que a fração mássica de umidade nesse produto não passa de 15%. Mesmo durante o armazenamento a longo prazo, o líquido não aparece na superfície e a textura em si não se separa e não perde sua atratividade.

Composição e teor calórico do mel

O mel da Taiga contém muitos carboidratos de fácil digestão. O produto não contém gordura. Sua base é glicose, sacarose e frutose. A participação desses componentes no mel chega a 80%. 100 gramas do produto contêm 62,7% da necessidade diária de carboidratos para humanos. O valor nutricional da substância é de cerca de 315 quilocalorias.

Esta variedade é considerada uma das mais úteis. Ao mesmo tempo, uma série de fatores influenciam sua composição:

  • temporada;
  • clima;
  • número de plantas melíferas;
  • local de encontro.

Na primavera, as abelhas coletam néctar de erva-cidreira, acácia amarela, angélica, pulmonária e mãe e madrasta. No verão eles usam orégano, erva-mãe e morangos da estepe. Os insetos também obtêm néctar de framboesas e groselhas.

O mel de Taiga contém muitas vitaminas B, A, C, E, K. Entre os minerais, é rico em cálcio, iodo e ferro. O produto também inclui cloro, cobalto e potássio. A composição também contém ácidos orgânicos - tartárico, cítrico, oxálico, málico, láctico. No total, esta variedade possui 300-400 componentes ativos.

Benefícios do produto

O mel Taiga tem muitas propriedades benéficas. Graças ao seu uso é possível fortalecer o sistema imunológico, prevenir infecções virais e bacterianas e estimular o funcionamento do sistema cardiovascular, dos rins e do fígado. Essa variedade aumenta a atividade física e intelectual.

O mel também tem um efeito benéfico no funcionamento do sistema nervoso e possui propriedades calmantes. Portanto, é recomendado usá-lo à noite, antes de dormir. Além disso, o produto pode melhorar o apetite. Para ativar os processos digestivos, a composição deve ser tomada pela manhã com o estômago vazio e um copo de água.

Além disso, o mel da taiga é usado em cosmetologia. Máscaras e cremes à base deste produto têm um efeito benéfico na pele, limpando os poros. A composição possui propriedades antienvelhecimento pronunciadas. Após apenas algumas utilizações, ajuda a suavizar as rugas e a deixar a pele mais lisa e aveludada.

Especialista:
Depois de aplicar máscaras de mel, a circulação sanguínea e o fluxo linfático melhoram significativamente.
Isso elimina o inchaço e a inflamação da pele.Além disso, os valiosos componentes da composição aceleram os processos de regeneração, o que ajuda a curar rapidamente os danos ao corpo. Além disso, a substância ajuda a fortalecer a raiz do cabelo.

Especificações do aplicativo

Não existem regras rígidas para o uso da substância. No entanto, os médicos não recomendam exceder a norma diária:

  • crianças menores de 12 anos podem comer 2 a 3 colheres de chá por dia;
  • os adultos podem consumir 1-2 colheres de sopa;
  • Para gestantes, 1 colher de sopa por dia é suficiente.

Esta dosagem será suficiente para manter a saúde. Ao mesmo tempo, o mel da taiga pode ser consumido puro ou barrado em torradas. Também é permitido colocá-lo em outros pratos - por exemplo, em molhos ou temperos.

Para evitar que o produto perca suas propriedades benéficas, não é recomendado aquecê-lo acima de 40 graus.

O produto pode ser combinado com outros componentes:

  • para prevenir anemia e deficiência de vitaminas, recomenda-se o uso da substância em combinação com espinheiro-mar;
  • para fortalecer o sistema cardiovascular, você pode beber chá de mel com erva de São João;
  • se houver falta de vitaminas e minerais, uma bebida de mel com adição de roseira brava será útil;
  • Para conseguir um efeito fortalecedor, a composição deve ser combinada com mumiyo ou nozes.

Como outras variedades, o produto taiga pode ser usado para massagem com mel. Também pode ser usado para doenças das articulações, compressas e curativos.

Contra-indicações e danos

Esta variedade é considerada um alérgeno bastante poderoso. Portanto, não é permitido consumir mais que 2 vezes ao dia. Pessoas com tendência a alergias devem evitar o mel.

O diabetes mellitus também é considerado contraindicação ao uso do produto. Com este diagnóstico, é melhor consultar um médico.A composição não deve ser administrada a crianças menores de 3 anos.

Como identificar uma farsa

O mel da Taiga é considerado um produto apícola raro. Por isso, muitas vezes é falsificado, substituindo-o por uma composição feita com ervas de qualquer outra região. Neste caso, as diferenças serão praticamente imperceptíveis. Para não comprar um falso, é necessário solicitar ao vendedor um certificado de qualidade do produto, que possa atestar a autenticidade do mel da taiga e a região onde foi obtido.

Você também pode encomendar produtos acabados de Altai, do Extremo Oriente e do Leste da Sibéria. Ao mesmo tempo, você pode escolher vendedores com base em avaliações ou recomendações pessoais de outras pessoas.

Ao comprar mel, você definitivamente deve focar em sua viscosidade e consistência. Um produto de alta qualidade não contém grumos ou grãos. Além disso, flui lentamente pelas paredes do recipiente.

Não é recomendável comprar uma composição que contenha espuma na superfície. Este sinal indica o início dos processos de fermentação.

Termos e condições de armazenamento

Após a cristalização, a composição não perde seus benefícios. Para preservar por mais tempo as propriedades da substância, ela deve ser mantida a uma temperatura de +5-18 graus.

Não é recomendável colocar potes de mel em local bem iluminado ou na geladeira. Isso afeta negativamente a composição do produto. Além da temperatura, é importante monitorar a umidade relativa. Não deve exceder 60%. Quanto à louça, o produto deve ser acondicionado em recipientes de barro, cerâmica ou vidro.

O mel Taiga é um produto único que contém muitos componentes valiosos. Para que a composição traga apenas benefícios à saúde, é importante utilizá-la corretamente.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim