Propriedades úteis do suflê de mel e como fazer em casa

A principal composição do mel de abelha é composta por carboidratos, representados por glicose, frutose e sacarose. O momento da cristalização do néctar depende diretamente da porcentagem de açúcares saudáveis, mas, como resultado, um produto apícola de alta qualidade ainda é cristalizado. O mel preparado em forma de suflê adquire consistência arejada e homogênea, não cristaliza e mantém todas as propriedades benéficas e nutricionais de uma iguaria fresca.


Diferença do mel

O mel de abelha consiste em quase 90% de glicose e sacarose, encontradas no néctar de flores coletado por insetos de vários tipos de plantas com flores.

A proporção dessas substâncias nas plantas melíferas varia significativamente. O néctar do trevo contém mais glicose, que cristaliza rapidamente. A iguaria feita com prímulas de maio é dominada pela frutose, que se caracteriza pela adoçante prolongada do produto. Mas mesmo esse mel, 6 a 7 meses após ser extraído das colmeias, adquire uma consistência espessa e açucarada, o que nem sempre é conveniente para o consumo do medicamento.

A cristalização dos doces também é afetada pelas condições de armazenamento. Em altas temperaturas e umidade, o mel perde rapidamente suas propriedades benéficas e características originais. No final da década de 20 do século passado, os apicultores canadenses desenvolveram uma tecnologia para transformar o néctar das flores em um suflê.

Principais características do produto:

  • o suflê não engrossa, o que permite consumir iguarias medicinais sem tratamento térmico ou derretimento;
  • chantilly arejado tem um gosto bom, as crianças gostam, pode ser usado para fazer confeitaria;
  • Durante a batida, o suflê não perde vitaminas e compostos benéficos necessários ao funcionamento do corpo humano.

Após o processamento, esse mel adquire tonalidade clara, consistência arejada e longa vida útil sem processos de cristalização.

Importante! A composição do suflê de mel não muda, contém os mesmos microelementos e nutrientes do produto fresco.

Propriedades benéficas do suflê de mel

Durante o preparo do suflê de mel, nenhuma substância ou ingrediente adicional é adicionado à massa doce, de modo que a composição da iguaria permanece inalterada. O néctar batido contém mais de 300 substâncias e compostos biologicamente ativos, assim como um produto apícola fresco.

Especialista:
Além das excelentes características gustativas, este mel possui propriedades curativas e é utilizado na medicina popular e na cosmetologia.

O néctar curativo é caracterizado por um efeito fortalecedor e antiinflamatório geral e ativa as funções protetoras do corpo.

Como remédio, recomenda-se o uso de mel batido nos seguintes casos:

  • resfriados e doenças virais;
  • sobrecarga física e mental;
  • processos inflamatórios da mucosa oral;
  • anomalias no funcionamento do sistema cardiovascular e dos órgãos digestivos;
  • doenças respiratórias;
  • para ativar o cérebro;
  • ajuda a restaurar o sistema nervoso, alivia a depressão e a insônia;
  • tem efeito diurético, utilizado para doenças do aparelho geniturinário;
  • aumenta o desempenho;
  • limpa o corpo de acumulações prejudiciais e tóxicas.

Na cosmetologia, o suflê macio é usado na fabricação de cremes e máscaras para o cuidado da pele, e é adicionado a xampus e bálsamos para lavar os cabelos. Se o mel batido for usado como creme para bolos, sobremesas e pastéis, essa iguaria não só é saborosa, mas também saudável.

Importante! Deve-se levar em consideração que a composição do suflê de mel não muda e contém os mesmos alérgenos dos produtos apícolas frescos.

Tecnologia de cozinha

Para fazer um suflê arejado com néctar de abelha em condições industriais, são utilizados diversos métodos de preparo da iguaria. Para obter uma massa homogênea, o mel é simultaneamente aquecido a uma temperatura de +36 graus e batido. O produto acabado é acondicionado em pequenos recipientes e infundido por até 10 dias em temperatura ambiente, após os quais a iguaria é encaminhada para venda.

Para preservar o valor original do néctar, existe uma forma de fazer suflê de mel sem usar calor. Para fazer isso, adicione uma pequena quantidade de néctar cristalizado ao mel líquido. A seguir, a iguaria é infundida por 4-5 dias a uma temperatura não superior a +21 graus, mexendo ocasionalmente, após o que é bem batida.

Importante! Cristais triturados de glicose e frutose não são cristalizados, em temperaturas de +15 a +18 graus esse produto pode ser armazenado por mais de 12 meses.

Como cozinhar em casa

Para evitar custos desnecessários, o suflê de mel pode ser preparado em casa.

Para fazer isso você precisará de:

  • néctar de flores fresco e líquido, 1 kg;
  • mel cristalizado, 100 g;
  • batedeira, processador de alimentos ou furadeira normal com acessórios adequados.

Os produtos apícolas são misturados e armazenados em local fresco e escuro. Então, por 10 a 14 dias, o mel é retirado da geladeira diariamente e bem misturado. Após atingir a cor e consistência desejadas, o suflê de creme acabado é utilizado para consumo. Se desejar, várias frutas silvestres, frutas, nozes ou especiarias são adicionadas à guloseima.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim