O mel de Serpukhov é um produto apícola produzido no Extremo Oriente. Na Rússia é extraído em Altai, na região de Amur. Condições climáticas especiais e culturas de alta montanha que atuam como plantas melíferas tornam este doce extremamente saudável. É utilizado para fins medicinais, por via oral ou aplicado externamente. Mas neste processo é necessário observar rigorosamente a dosagem e não descurar as contra-indicações do produto.
Aparência e composição
O mel de serpukha do Extremo Oriente é obtido do pólen de uma flor chamada coroa serpukha.Nomes alternativos para planta de mel são datura, cabaça ou pés de lebre. Essa cultura é extremamente benéfica para a saúde e é amplamente utilizada na medicina popular.
Mas, além desta planta, o mel de Serpukhov é baseado nos néctares de mais de 40 outras ervas! Portanto, o produto pode ter uma aparência incomum: a massa amarelo-dourada ou laranja costuma apresentar uma tonalidade esverdeada. A doçura apresenta aroma agradável e bem definido e final de boca acentuado.
Em uma nota! O mel de Serpukhov é caracterizado por uma cristalização lenta. O processo de adoçamento pode levar vários meses.
Os produtos apícolas são caracterizados por uma rica composição química. Sua base é formada:
- água – 20%
- frutose;
- maltose;
- sacarose;
- glicose;
- fitohormônios;
- galactose;
- ribose;
- trealose;
- lactose.
Rico em mel, vitaminas e minerais:
- magnésio;
- bário;
- fósforo;
- potássio;
- cobre;
- zinco;
- Vitaminas B;
- selênio
Esta lista pode continuar por muito tempo. A composição vitamínica do mel de Serpukhov inclui, sem exagero, todas as substâncias valiosas necessárias ao pleno funcionamento do corpo.
Recursos benéficos
Os componentes que compõem a fórmula do mel de Serpukhov proporcionam um efeito complexo e versátil no corpo. Eles contribuem para:
- fortalecer o sistema imunológico e, se necessário, modular sua atividade;
- eliminação de processos inflamatórios de diferentes localizações;
- destruição da microflora patogênica;
- normalização da função intestinal;
- redução da pressão arterial;
- prevenção de crises epilépticas;
- prevenir ou eliminar enxaquecas/dores de cabeça;
- normalização do sistema urinário;
- acalmando o sistema nervoso;
- combatendo a insônia, melhorando a qualidade do sono noturno.
O mel também é conhecido por suas propriedades antitumorais. Também é aconselhável utilizá-lo para parar de vomitar e eliminar crises de náusea.
Aplicativo
O mel destina-se não só ao consumo interno, mas também ao uso externo.
Combate eficazmente as patologias dos órgãos internos e da pele, o principal é escolher a receita certa.
Externo
O mel Serpukha é usado para muitas patologias inflamatórias – infecciosas ou não infecciosas.
Mas primeiro vamos falar sobre o que essa iguaria da floresta cura. Com a ajuda do mel você pode se livrar de:
- dermatite;
- psoríase;
- eczema;
- acne;
- feridas, rachaduras, cortes.
A aplicação externa de mel é indicada para radiculite, osteocondrose, reumatismo e artrose. O produto ajuda a lidar com dores musculares causadas por lesões esportivas ou atividades físicas intensas.
Quanto às propriedades cosméticas dos doces, são preparados produtos a partir deles para:
- estimulação do crescimento do cabelo;
- endurecimento da pele do rosto e do corpo;
- eliminando o aumento do ressecamento da epiderme;
- combate às pontas duplas dos fios;
- tratamento da alopecia focal ou total.
Para procedimentos cosméticos caseiros, o produto é utilizado sozinho ou em conjunto com outros ingredientes.
interno
Tomar medicamentos com mel de serpukhov é indicado para:
- úlcera péptica;
- gastrite;
- inflamação do pâncreas;
- azia;
- dor de garganta;
- laringite;
- traqueíte;
- faringite;
- amidalite;
- frio;
- neuroses;
- oncopatologias;
- insônia.
Use o produto para prevenir as doenças acima. Tomar mel diariamente também pode prevenir o desenvolvimento de urolitíase e anemia.
Receita
Existem várias formas de preparar medicamentos a partir de produtos apícolas. As receitas mais comuns:
- Chá com mel e limão. Prepare chá preto ou verde normal, adicione uma rodela de limão junto com as raspas. Deixe a bebida esfriar um pouco e adicione 1 colher de chá de mel. Mexa o líquido até ficar homogêneo e consuma imediatamente. Este medicamento ajuda a lidar rapidamente com os sintomas de resfriados e a fortalecer o sistema imunológico.
- Água com mel. É útil beber para patologias do trato digestivo. Basta dissolver 15 mililitros de produto apícola em 200 mililitros de água. Tome esta mistura todas as manhãs com o estômago vazio.
- Doenças da garganta. Dissolva 10-15 mililitros de mel em um copo de água morna. Use o medicamento resultante para gargarejar 3-4 vezes ao dia.
Se for necessário prevenir o desenvolvimento de doenças dos órgãos internos, basta tomar o produto em quantidades moderadas com chá ou sem quaisquer aditivos comestíveis.
Danos e contra-indicações
A principal contra-indicação ao consumo da iguaria de mel do Extremo Oriente é a intolerância individual aos componentes do produto pelo corpo humano. Você deve ingerir a massa doce com cautela caso tenha algum tipo de alergia alimentar.
Os especialistas recomendam evitar a inclusão de mel na dieta de pacientes com febre do feno e asma brônquica. As contra-indicações para doces também incluem:
- tuberculose;
- enfisema;
- tuberculose;
- Doença cardio vascular.
Crianças pequenas, assim como gestantes e lactantes, não estão proibidas de usar o produto. Mas você só pode tomá-lo com a permissão de um médico.
Dosagem para crianças e adultos
É inaceitável consumir mel de serpukhov em dose que exceda a norma diária. Lembre-se e cumpra-o rigorosamente se quiser evitar consequências adversas para a saúde. Então:
- os adultos não podem comer mais do que 20-30 gramas de produtos apícolas por dia;
- As crianças podem receber 1 colher de chá de doces por dia.
Não é proibido consumir este tipo de mel diariamente. Mas durante a exacerbação de doenças crônicas, é melhor abster-se de comer doces por um tempo.
Condições de armazenamento
De acordo com GOST, o produto não pode ser armazenado por mais de um ano. No entanto, apicultores experientes observam que, se todas as condições forem atendidas, a vida útil do mel aumenta. Para isso, basta colocar a massa em um recipiente de vidro ou madeira, que deve ser colocado em local fresco.
A temperatura de armazenamento dos doces não deve exceder +5…+10 °C. É importante que o ambiente esteja seco, não devendo permitir que a luz solar direta atinja o frasco com a substância medicinal. Se você seguir essas regras, a vida útil do produto apícola aumentará em vários meses.
O mel de Serpukhov é um valioso presente da natureza, originário do Extremo Oriente. Possui propriedades gustativas específicas, mas seus benefícios à saúde compensam essa pequena desvantagem. Além disso, em combinação com outros alimentos e líquidos, torna-se uma iguaria deliciosa que adultos e crianças vão gostar de comer.