O mel de laranja ou cítrico é uma variedade exótica de produto apícola. As abelhas coletam néctar das flores que florescem em laranjeiras, tangerineiras ou limoeiros. A doçura pode alterar suas características dependendo do período de coleta do mel. A qualidade do produto também é influenciada pela floração das castanhas junto às culturas cítricas. O valor do mel é garantido pela sua composição, que, sem exagero, pode ser chamada de única.
Composição e aparência
O mel fresco tem cor âmbar, mas também pode ser transparente.Após a cristalização torna-se amarelo claro. Tem um sabor doce, embora algumas de suas variedades sejam visivelmente adstringentes. O final de boca indica claramente a origem do produto: apresenta notas cítricas perceptíveis.
Pela sua origem, este tipo de mel nutre o corpo humano:
- ácido ascórbico;
- vitamina B3;
- riboflavina;
- ácidos fólico, pantotênico e nicotínico;
- cálcio;
- magnésio;
- sódio;
- potássio;
- boro;
- zinco;
- cobre;
- selênio;
- muitos outros macro e microelementos.
Importante! O mel tem um alto teor calórico. 15 mililitros (1 colher de sopa) do produto contêm 60 quilocalorias.
Propriedades benéficas do mel de laranja ou cítrico
O consumo moderado de produtos apícolas contribui para:
- fortalecimento do sistema imunológico;
- eliminar sintomas de gripes e resfriados;
- cicatrização de feridas e arranhões na pele;
- tonificação geral do corpo;
- normalização do sono;
- eliminando a tensão nervosa;
- manutenção de níveis normais de glicogênio no sangue;
- recuperação após atividade física intensa;
- remoção de toxinas, resíduos e radicais livres do corpo;
- intensificação do crescimento capilar;
- manter o funcionamento saudável do sistema cardiovascular, trato digestivo, aparelho músculo-esquelético e visual.
Os produtos apícolas também são valorizados na cosmetologia doméstica. A partir dele são preparadas máscaras para pele e cabelos. E se você lubrificar a região periungueal ou as próprias unhas, poderá evitar que descasquem.
Como escolher e armazenar um produto de qualidade?
Será difícil para um comprador inexperiente dizer pela aparência que tipo de mel está à sua frente - laranja, flor ou qualquer outro. Portanto, tente, se possível, focar nas propriedades organolépticas do produto.É improvável que um vendedor zeloso resista a você provar ou inalar o aroma de um produto apícola.
Características da doçura da laranja:
- após a degustação, o sabor cítrico aparecerá apenas como retrogosto;
- o produto tem cheiro claro de mel, delicado e não forte ou sintético;
- cor pálida em comparação com o mel laranja falso (o mel falso terá uma cor laranja profunda e anormalmente colorida).
Armazene o mel em recipientes de vidro ou plástico. Certifique-se de que não fique exposto à luz solar direta e não exponha a doçura a muita umidade. Porém, um local muito quente para guardá-lo não é adequado, portanto guarde-o na geladeira, na adega ou em uma despensa fresca, de preferência escura. No inverno, você pode levar o pote de mel para a varanda.
Onde isso pode ser usado
O doce produto apícola é mais frequentemente usado na culinária e na medicina alternativa. Embora sua rica composição e propriedades benéficas o tenham tornado popular na cosmetologia - tanto oficial quanto doméstica.
Na culinária
O mel cítrico pode ser adicionado a bebidas quentes, substituindo o açúcar. Também é utilizado na fabricação de doces - pãezinhos, pastéis, bolos, biscoitos.
É utilizado para lubrificar a superfície dos produtos, graças aos quais adquirem um aroma e sabor requintados e uma tonalidade dourada invulgarmente atractiva.E o mais importante, o uso de produtos apícolas permite prolongar a vida útil dos produtos assados, pois, cobertos por uma massa doce, secam mais lentamente.
Você pode adicionar pequenas porções de doçura ao iogurte ou ao mingau. Surpreendentemente, até a carne pode ser consumida em combinação com ela.
Frango e porco adquirem sofisticação especial quando combinados com mel cítrico.
Em tratamento
O mel obtido do néctar cítrico não é menos valorizado na medicina do que na culinária. É usado para tratar:
- resfriados, gripe, ARVI;
- nariz escorrendo;
- dor de garganta;
- asma brônquica;
- atonia gástrica associada à baixa acidez;
- pneumonia;
- Bronquite crônica;
- patologias cutâneas de etiologia infecciosa e inflamatória;
- avitaminose;
- transtornos depressivos sazonais;
- insônia;
- neuroses.
O produto ajuda a retirar o excesso de água do corpo, eliminando assim o inchaço do corpo. Acelera o metabolismo, remove resíduos e toxinas e melhora as funções cognitivas do cérebro.
Em uma nota. É muito mais eficaz usar mel de laranja para prevenir doenças. Portanto, inclua-o em sua dieta caso não tenha contraindicações ao seu uso.
Contra-indicações e danos
Os enormes benefícios à saúde não significam que o produto apícola não tenha contra-indicações de uso. Não deve ser consumido se:
- alergias a produtos apícolas;
- intolerância a frutas cítricas;
- diabetes mellitus;
- baixa acidez estomacal;
- sobrepeso ou obesidade.
Não é recomendado tomar mel durante a gravidez. Também não é administrado a crianças menores de 3 anos de idade. A exacerbação de doenças crônicas do trato digestivo é uma séria contra-indicação ao uso de produtos apícolas.
Ao negligenciar esta proibição, você coloca em risco a sua própria saúde, pois corre o risco de provocar o surto de uma doença existente. E é possível que ocorra de forma mais grave do que o habitual.
Os benefícios do mel de laranja foram comprovados por pesquisas científicas. Este é um produto apícola único que recebeu merecidamente uma elevada avaliação organoléptica. Mas tenha sempre cautela ao consumi-lo e, por ser exótico para a Rússia, fique atento e atento antes de comprar doces.