O mel pode ser líquido ou sólido, cristalizado. A consistência líquida é característica de um produto fresco, após o que a maioria das variedades endurece. Vejamos por que o mel é líquido, a rapidez com que o produto natural engrossa, o que afeta o processo. Por que o produto às vezes permanece líquido? Como distinguir um bom produto apícola de um falsificado, como armazená-lo corretamente.
O que afeta a cristalização e o mel verdadeiro engrossa?
Fresco, recém bombeado - sempre líquido.A razão do seu endurecimento é que a cristalização é um processo natural necessário à conservação do produto e é um indicador da sua qualidade. É influenciado pela porcentagem de glicose e frutose, volume de água, tempo de armazenamento e temperatura.
Como esses parâmetros são diferentes para diferentes variedades de mel, o momento em que a cristalização começa será diferente. O mais rápido de endurecer é a massa de colza, girassol, trigo sarraceno e gramíneas. Em condições normais de armazenamento, o produto endurecerá em 2 meses.
Em média, o mel líquido deve engrossar em 2 a 6 meses, mas para algumas variedades o período pode ser mais longo, tudo depende das plantas das quais as abelhas coletaram o néctar. Em 2 a 6 meses, o mel de tília, trevo doce, cardo, angélica, sanfeno e mel irão endurecer. Produtos feitos de acácia, castanha e melada podem permanecer líquidos por mais de seis meses.
Por que o mel permanece líquido?
Se o tempo passou e ainda permanece líquido, isso pode ser devido ao fato de a bombagem ter sido feita na hora errada e ainda não ter tido tempo de amadurecer nos favos. O motivo pode ser o alto teor de água, que torna a doçura líquida por muito tempo, além de impurezas que também impedem seu endurecimento. O teor de água é o que distingue o mel fresco do mel verde. É necessário iniciar o primeiro bombeamento e os subsequentes somente depois que os insetos tiverem selado todos os favos de mel. O produto não cristaliza bem se as abelhas forem alimentadas com açúcar, o que às vezes é praticado pelos apicultores.
Para distinguir o fresco do verde, você pode fazer um teste: coloque-o em uma colher especial e role. O primeiro ficará na colher, o segundo escorrerá em um riacho. Um produto verde não pode ser armazenado por muito tempo, existe a possibilidade de que a fermentação comece e fique impróprio para consumo.A fermentação pode ser notada por bolhas de dióxido de carbono e um odor característico.
Características físicas do mel e como distinguir o falsificado?
O prazo de validade é influenciado por dois parâmetros - higroscopicidade e viscosidade. A higroscopicidade depende da composição, viscosidade e estado de agregação. O indicador aumenta se a composição contiver muita frutose e elementos minerais. A massa fresca é mais higroscópica que a massa sólida. A capacidade de absorver água também é afetada pela umidade do ar. O armazenamento em um nível de umidade superior a 66% leva ao excesso de umidade; em níveis inferiores a 58%, a umidade evapora da superfície da massa.
O mel falsificado distingue-se do mel natural pelo seu aroma fraco e sabor inexpressivo (a boca não sentirá a adstringência característica, apenas doçura). O mel verdadeiro é mais espesso e flui de uma colher mais lentamente do que o mel falsificado.
O mel pode permanecer líquido se armazenado corretamente?
O prazo de validade mínimo é de 1 ano, mas o doce pode ser armazenado por mais tempo. O prazo de validade e a qualidade são afetados por dois fatores - umidade e temperatura. O mel é armazenado em potes com tampa para que a umidade não os afete. É melhor escolher potes de vidro escuro e limpos para evitar que a luz solar estrague o produto. Se o armazenamento ocorrer em potes transparentes, deve-se ter o cuidado de mantê-los em local escuro.
É muito mais importante escolher a temperatura certa para armazenamento. O mel é armazenado por muito tempo na faixa de temperatura de 6 a 20 graus Celsius negativos.Se o ambiente estiver mais quente, o prazo de validade diminui e o produto perde nutrientes. O mel pode congelar sem causar danos (você pode guardar os potes na geladeira), mas com o calor ele derrete e fica líquido. Mudanças de temperatura, alternância de solidificação e derretimento reduzem a qualidade do produto. O aquecimento intencional, usado para falsificação, também funciona.
Se o mel será líquido ou espesso depende da sua “idade”, do tipo de plantas de onde é colhido, das condições de colheita e armazenamento. Se, segundo todos os indicadores, for fresco, recentemente colhido, será líquido, mas viscoso. Depois de algum tempo, naturalmente começa a endurecer. O endurecimento é necessário para preservar os nutrientes e prolongar a vida útil.
Qualquer mel, se armazenado corretamente, cristalizará mais cedo ou mais tarde. Nesta forma, é adequado para uso por vários anos.