A cristalização é o processo natural de endurecimento do mel. É acompanhada por uma mudança não só na consistência, mas também na cor do produto apícola. Por isso, os compradores tendem a acreditar que foram vendidos doces de baixa qualidade. Mas, na verdade, geralmente não há razão para pensar assim. Para entender isso, você precisa saber por que o mel cristaliza e endurece e quando essa fase normalmente ocorre.
Por que o mel fica duro rapidamente?
A maioria das variedades de mel começa a endurecer logo após a colheita.Eles mudam de estrutura ou cor, mas isso não afeta de forma alguma suas propriedades organolépticas e benéficas. Razões pelas quais o produto fica grosso, como uma pedra, e “absorve” grãos:
- Baixo teor de frutose com predomínio de glicose.
- Temperatura de armazenamento. Se estiver baixo, isso leva a uma adoçamento mais rápido do mel. Para evitar que isto aconteça, não deve guardar doces numa divisão onde o ar seja aquecido a temperaturas superiores a +21 °C.
- Disponibilidade de inclusões adicionais. Está comprovado que o mel que contém partículas de pólen, cera, pão de abelha ou própolis endurece mais rápido.
- Quantidade de água. Quanto mais estiver presente na substância, mais lento será o processo de cristalização. Ou vice-versa: um baixo volume de umidade provoca intensa açucaramento do produto.
Em uma nota! Mexer o mel causa a destruição da glicose. Consequentemente, a sedimentação e a cristalização da massa são inibidas.
Quando o produto real deve engrossar?
Se o mel engrossar muito rapidamente, não se apresse em suspeitar que algo está errado. Afinal, você já sabe que o processo de cristalização de uma substância é influenciado por alguns fatores. Freqüentemente, o mel começa a cristalizar próximo ao inverno, mas às vezes esse processo começa já em setembro ou outubro. Ou seja, 2 a 4 meses após a coleta do mel.
Lembre-se também que o início e a duração desse processo dependem do tipo específico de doce. Por exemplo, uma substância feita de pólen de acácia mantém a consistência líquida por muito tempo ou nem entra na fase de cristalização.
Os seguintes tipos de produtos apícolas cristalizam mais rápido que outros:
- trigo sarraceno;
- girassol;
- meliloto;
- Lima;
- colza
Estas são as variedades de mel mais populares, caracterizadas por uma cristalização lenta ou intensa.E a capacidade do açúcar determina o quão natural é um produto apícola.
Como distinguir um produto real pela cristalização?
A adição de açúcar não deve ser considerada um processo que prejudica as qualidades requintadas da doçura. Pelo contrário, as suas dúvidas e suspeitas devem ser causadas por um produto líquido no qual não se formam grumos durante muito tempo. Claro, se não estivermos falando das variedades descritas acima, que se caracterizam naturalmente por uma consistência líquida e baixa tendência à cristalização.
Portanto, se o produto apícola estiver endurecido, você pode comprá-lo sem medo. Mas como verificar a autenticidade de um doce que não cristaliza? Por esta:
- mergulhe a colher na mistura e retire-a imediatamente: se o produto apícola for genuíno, ele escorrerá para o prato, formando uma “lâmina” no ponto mais alto, e seus restos voltarão a saltar;
- Aplique um pouco de substância líquida no papel e coloque fogo. O produto apícola natural não se espalha e não se torna mais líquido quando exposto a altas temperaturas.
Tenha confiança na sua escolha, compre mel genuíno. Afinal, só ele contém toda a gama de substâncias úteis de que o corpo necessita para um funcionamento saudável.
Que tipo de mel nunca é cristalizado?
Não se formam torrões de açúcar nas seguintes variedades de mel:
- acácia;
- castanha;
- sanfeno;
- erva-cidreira;
- Mesclado;
- melada;
- mel polifloral;
- trevo.
A maioria das variedades de mel polifloral permanece sem cristais.
Mas o mais popular deles é considerado maio.Se os tipos de produtos apícolas mencionados anteriormente ainda podem ser periodicamente cobertos com torrões de açúcar, então esta variedade mantém a consistência líquida por muito tempo.
Regras de armazenamento de longo prazo
Somente com armazenamento adequado o mel manterá sua composição benéfica e propriedades curativas. As regras básicas são indicadas na tabela:
№ | Condição de armazenamento | informação detalhada |
1 | Capacidade | Recipientes de madeira são ideais para mel. Caso não seja possível utilizá-la, a massa pode ser colocada em um recipiente de plástico ou vidro. |
2 | Temperatura do ar | A taxa de cristalização e a preservação da composição do produto dependem disso. A temperatura ideal é de +15 °C a +21 °C. |
3 | Iluminação | Em local escuro, os produtos apícolas são armazenados por mais tempo, mantendo totalmente suas propriedades benéficas, composição e consistência. |
4 | Umidade | A alta umidade do ar afeta negativamente as propriedades organolépticas do mel. Portanto, só deve ser armazenado em local seco. |
Como você pode ver, tudo é simples, nada sobrenatural. Siga estas recomendações simples para garantir que o mel da sua casa esteja sempre fresco e saudável.
Mitos sobre cristalização
O principal mito sobre o mel é que o processo de cristalização pode torná-lo menos saudável. Na verdade, isso não é verdade - o endurecimento do produto não afeta de forma alguma sua composição química. Ele simplesmente passa de um estado físico para outro. Além disso, a cristalização é considerada uma espécie de garantia de idoneidade, qualidade e preservação da utilidade do doce.
Outro equívoco é que o aparecimento de uma camada branca na superfície da substância indica que o produto está estragado. Na realidade, essa crosta surge devido à cristalização da glicose.Sua aparência não indica de forma alguma a inadequação dos doces. Para se livrar dos grumos leves, basta retirá-los com uma colher de pau ou derreter a massa doce em banho-maria.
O endurecimento do mel é um processo natural e completamente normal. Não tem efeito negativo no produto apícola, embora às vezes não pareça muito apetitoso. No entanto, é a adição de açúcar que muitas vezes é um sinal da naturalidade e da alta qualidade dos doces, por isso não se deve ser tendencioso quanto a isso.