Graças à sua composição biológica especial, o mel natural pode ser armazenado por muito tempo. Pode haver vários motivos pelos quais o mel se separa ou fica preto. Apicultores experientes afirmam que com o tempo o produto pode cristalizar naturalmente e mudar de cor ou aroma. Mas o principal é que se forem fornecidas as condições corretas de armazenamento, a iguaria manterá suas qualidades benéficas.
Causas do escurecimento do mel
Normalmente, o néctar natural não é processado ou filtrado. Graças a isso, o produto retém substâncias úteis, e a iguaria pode ser utilizada para fins medicinais.Mudanças na aparência de um produto podem ser causadas por vários motivos:
- escurecido quando armazenado em temperaturas acima de +20°C;
- armazenar doces em recipientes de alumínio (o produto pode reagir com o alumínio, o que leva à liberação de metal nos alimentos);
- Com o tempo, o mel de pinheiro adquire uma rica cor escura. As abelhas nas árvores coletam melada - secreções doces de insetos, ou melada - secreções açucaradas de plantas nos troncos;
- o néctar sem tempero pode ficar mofado se armazenado incorretamente;
- uma grande quantidade de glicose nos doces também contribui para o aparecimento de um líquido escuro na superfície do produto.
As reações químicas naturais também podem causar o escurecimento do produto se for armazenado por muito tempo, mesmo em condições normais. Os aminoácidos contidos nos doces reagem com furfural, açúcar e hidroximetilfurfural. Como resultado desse processo, formam-se elementos especiais - as melanoidinas, que conferem à iguaria um tom escuro.
É possível comer esse mel?
O mel natural de cor escura é formado pela coleta de melada ou melada de árvores coníferas (abetos, pinheiros, abetos, lariços). Este produto é considerado muito mais saudável que o mel tradicional, pois contém maior quantidade de minerais e vitaminas. A iguaria apresenta efeitos antipiréticos, analgésicos, restauradores e cicatrizantes. Útil como terapia adicional no tratamento de doenças:
- artrite;
- dor de garganta, resfriado;
- tuberculose;
- insônia, imunidade enfraquecida;
- dermatite, algumas doenças de pele.
Vale ressaltar que este produto praticamente não causa reações alérgicas, pois não contém pólen vegetal.Porém, deve-se levar em consideração que a doçura é caprichosa no armazenamento, pois se caracteriza pelo aumento da higroscopicidade. Você precisa guardar a guloseima na geladeira, caso contrário ela azedará rapidamente.
Se o produto escurecer devido ao armazenamento inadequado ou à presença de impurezas estranhas, não é recomendável comê-lo.
O que fazer em caso de escurecimento
Os apicultores observam que dependendo da temperatura de armazenamento, o mel pode mudar de sabor, cheiro e cor. Um fenômeno comum é a cristalização, em que a tonalidade da iguaria às vezes adquire um tom escuro e rico. Para destruir os cristais de açúcar, coloque o recipiente com néctar em uma tigela com água morna por 1-1,5 horas. É improvável que a tonalidade do mel mude como resultado do procedimento, mas o sabor e as qualidades benéficas não se deteriorarão.
Se o doce ficar preto como resultado de armazenamento inadequado e mofo, o aquecimento ou o resfriamento não poderão corrigir o problema. E tal produto não é recomendado para consumo.
Algumas mudanças de cheiro e sombra são permitidas. Para ter certeza de que não há impurezas desnecessárias, você pode fazer testes simples.