As abelhas são capazes de produzir néctar não apenas a partir do pólen das flores, mas também utilizam a melada, que é chamada de melada, para isso. Os insetos coletam essa substância quando há floração insuficiente das plantas melíferas. Como resultado, é possível obter uma variedade de mel melada. Possui sabor único, cor e cheiro incomuns. O produto contém muitos componentes valiosos, cada um dos quais traz grandes benefícios ao corpo.
Descrição e diferença do mel de melada
Para entender o que é o mel de melada, vale a pena se familiarizar com sua origem. Na ausência de um número suficiente de plantas melíferas, as abelhas coletam melada - uma secreção doce. Eles são vegetais e animais.
No primeiro caso, estamos falando das secreções de insetos que se alimentam da seiva das plantas, no segundo – da melada, que é um produto vegetal doce. Essa secreção geralmente aparece em árvores coníferas. Estas substâncias também podem estar presentes na tília, no carvalho, no álamo tremedor ou no salgueiro.
Dependendo da origem, o mel de melada é dividido nas seguintes variedades:
- Animal. As formigas protegem os pulgões por um bom motivo. Alimenta-se de sucos vegetais e produz subprodutos com alto teor de açúcar. Em climas quentes, quando muitas plantas melíferas param de florescer, as abelhas coletam uma camada doce das folhas e a usam para fazer mel. No entanto, o produto melada raramente é encontrado em sua forma pura. Na maioria dos casos, são feitas coletas mistas. Neste caso, a melada combina-se com parte do pólen.
- Vegetal. Este produto contém secreções de carboidratos de várias árvores. Eles são produzidos ativamente em climas quentes. Isso ajuda as abelhas a esperar condições desfavoráveis sem interromper o trabalho.
Para distinguir o mel de melada de outras variedades, é importante focar nas suas principais características:
- Cor. O produto melada parece diferente - tudo depende da origem da matéria-prima. A melada coletada de árvores decíduas confere ao mel uma rica tonalidade marrom. Se as abelhas coletaram melada de plantas coníferas, o néctar será de cor clara com notas esverdeadas. A melada animal torna o produto escuro, quase preto. A mistura de melada com pólen produz um tom dourado claro.
- Aroma. Este tipo de mel possui um aroma leve.Algumas variedades do produto não têm cheiro algum.
- Gosto. O produto possui sabor adocicado agradável com leve amargor.
- Processo de consistência e cristalização. Uma característica distintiva deste mel é a sua consistência espessa e viscosa. Quando o pólen é adicionado à composição, a textura fica mais líquida. O mel Honeydew é caracterizado por uma cristalização muito lenta. Muitos tipos de produtos não cristalizam - separam-se ou formam uma massa de sabão de consistência opaca.
Composição e conteúdo calórico do produto
O valor energético de 100 gramas do produto é de 316 quilocalorias. A substância não contém proteínas nem grãos de pólen. Contém 80 gramas de carboidratos e 0,1 gramas de gordura.
O conteúdo dos demais componentes depende do tipo de melada que as abelhas utilizam para fazer o mel. Por exemplo, o néctar das agulhas de pinheiro contém 5-6 vezes menos fósforo do que a massa da melada de cinzas. O mesmo se aplica ao teor de potássio.
O mel de melada contém muitos fitoncidas, que são considerados antibióticos naturais. Também contém uma grande quantidade de sais minerais - fósforo, manganês, cobalto, ferro. Nesses parâmetros, a variedade melada é superior à variedade flor e, portanto, tem alto valor para as pessoas.
Este tipo de mel contém grande quantidade de polissacarídeos. Além disso, contém sacarose, frutose, glicose e outros açúcares. O produto também contém muitos aminoácidos livres.
Recursos benéficos
O mel Honeydew tem grandes benefícios para os humanos:
- O alto teor de potássio tem um efeito benéfico no estado do sistema cardiovascular. A substância fortalece os vasos sanguíneos e normaliza a circulação sanguínea.
- Uma grande quantidade de vitaminas B ajuda a prevenir a insônia e o aumento da tensão. Estas substâncias também melhoram o funcionamento do sistema nervoso.
- A combinação de proteínas, enzimas e aminoácidos na melada animal ajuda a eliminar patologias do fígado, sistema digestivo, vesícula biliar e pâncreas.
- As propriedades antioxidantes do produto garantem a remoção de toxinas e outras substâncias nocivas do organismo.
- A combinação de microelementos valiosos tem um efeito benéfico na motilidade intestinal.
- O alto teor de fósforo, cálcio e potássio fortalece os ossos.
- O produto ativa as defesas do organismo. Promove a recuperação de lesões traumáticas.
- Adicionar mel de melada às máscaras melhora a saturação da pele com nutrientes, combate as rugas e reduz o inchaço.
- O uso de bandagens com esse tipo de néctar de abelha elimina o aparecimento de celulite e torna menos visíveis cicatrizes e estrias.
Para quais doenças é usado?
As propriedades benéficas do mel de melada permitem que ele seja usado em diversas patologias. As principais indicações para seu uso incluem as seguintes:
- tosse, bronquite, pneumonia;
- amigdalite e resfriados;
- anemia;
- tuberculose;
- aquecer;
- artrite;
- perda de força e diminuição da imunidade;
- distúrbios no funcionamento do sistema digestivo;
- insônia e depressão;
- superexcitação nervosa;
- dermatites e patologias da pele.
Uso em cosmetologia
O mel Honeydew é frequentemente usado em cosmetologia. Tem muitos efeitos benéficos:
- elimina danos à pele;
- alivia o ressecamento e descamação da derme;
- suaviza rugas;
- fortalece o cabelo.
Na sua forma pura, o produto pode ser aplicado na pele para curar feridas, eliminar inflamações e tratar acne. Também é frequentemente incluído em vários cosméticos - decocções, tinturas, máscaras.
Como distinguir de um falso
Para determinar a naturalidade do mel, é necessário prestar atenção a vários critérios. A maneira mais fácil de fazer isso é por cor. O produto melada é significativamente mais escuro do que as variedades de flores comuns. Além disso, esse tipo de néctar não possui uma doçura característica, mas sim um leve amargor no sabor.
Para distinguir um produto melado de um produto floral, você pode recorrer a vários métodos. Para isso, recomenda-se misturar o néctar com água destilada e álcool etílico na concentração de 96%. Isso deve ser feito na proporção de 1:1:6. Se a solução adquirir consistência turva, isso indica a presença de melada nela.
Você também pode usar outro método. Primeiramente, o néctar deve ser misturado em partes iguais com água destilada. Em seguida, adicione 2 partes de água com cal. A solução finalizada deve ser fervida e observada cuidadosamente. Se flocos e sedimentos aparecerem na superfície quando aquecidos, significa que o néctar foi feito de melada.
Condições de armazenamento
Este tipo de mel é mal armazenado. Isto se deve à sua composição química e alto grau de higroscopicidade. Para que o produto mantenha suas propriedades pelo maior tempo possível, é importante proporcionar-lhe condições de temperatura adequadas e umidade ideal. Para armazenamento de curto prazo, o mel pode ser mantido a uma temperatura de +15 graus. Se precisar preservar suas propriedades por muito tempo, uma temperatura de +7 graus é adequada. A umidade deve ser de 60%.
Contra-indicações e possíveis danos
Este tipo de mel apresenta um número mínimo de contra-indicações. Pode causar danos nos seguintes casos:
- intolerância individual;
- exacerbação de quaisquer patologias;
- uso descontrolado.
Os médicos não recomendam dar mel a crianças pequenas e pessoas com alergias. O produto deve ser usado com muita cautela em diabetes e excesso de peso. O mesmo se aplica a mulheres grávidas e lactantes.
O mel Honeydew é um produto muito saudável que contém um grande número de componentes únicos. Graças a isso, o néctar de abelha pode ser usado para tratar diversas patologias. Também é frequentemente usado em cosmetologia. Para garantir que o produto não cause danos à saúde, você deve definitivamente estudar as contra-indicações antes de usá-lo.