O mel é considerado um ingrediente comum em muitos pratos. Está incluído não só nas sobremesas ou bebidas, mas também nos pratos principais. Ao mesmo tempo, muitas pessoas estão interessadas em saber se é possível substituir de alguma forma o açúcar pelo mel na panificação. Esta alternativa é bastante aceitável. Porém, é importante usar a substância corretamente e fazer ajustes nas proporções. O modo de cozimento também será diferente.
Quanto mel equivale a uma colher de açúcar?
O mel é um produto alimentar muito valioso que contém muitas vitaminas e microelementos. Eles trazem grandes benefícios ao corpo.Além disso, o produto possui excelente sabor. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, aumentar a resistência e o desempenho.
O produto apícola pode, de facto, ser utilizado em vários pratos. Muitas vezes é incluído em produtos assados e sobremesas. Se você planeja substituir o açúcar por alguma substância, é necessário fazer ajustes nas proporções. Assim, em vez de 1 colher de açúcar, recomenda-se levar 1/2 ou 2/3 colher de mel. A quantidade específica depende de qual produto apícola está planejado para ser utilizado. A doçura do mel varia dependendo da variedade.
Vantagens e desvantagens do mel versus açúcar
Há muitos benefícios em usar néctar de abelha como alternativa ao açúcar na panificação:
- os produtos assados mantêm o frescor por muito tempo;
- a composição está em perfeita harmonia com as especiarias;
- a massa adquire tonalidade atraente e aroma pronunciado;
- O néctar de abelha contém muita frutose, que é muito mais saudável que a glicose, que faz parte do açúcar.
Ao mesmo tempo, a substância também apresenta algumas desvantagens. Em primeiro lugar, contém muitas calorias. 1 colher pequena de produto apícola contém 22 quilocalorias. Além disso, a substância pode provocar reações alérgicas. Outra desvantagem é a textura pegajosa, que pode causar algumas dificuldades no trabalho.
Usando mel em vez de açúcar na panificação
Se você simplesmente substituir o açúcar pelo mel e não ajustar as proporções, o cozimento ficará muito pesado, pegajoso e úmido. Além disso, será significativamente mais doce que o original.
Para preparar tortas doces ou biscoitos, deve-se tomar meia ou 2/3 xícara de néctar de abelha em vez de um copo de açúcar.Conseqüentemente, outras proporções da receita precisam ser alteradas. Para obter um bom resultado, é importante seguir estas recomendações:
- Reduza o volume de líquidos utilizados. Isso deve ser feito em cerca de um quarto. O fato é que a própria massa de mel é considerada um produto líquido. 20% da composição é água. Por isso é tão importante reduzir a quantidade total de líquido que se pretende utilizar na receita.
- Adicione bicarbonato de sódio. Recomenda-se usar um quarto de colher pequena de refrigerante para cada porção de mel. Como o mel é naturalmente ácido, você precisará de bicarbonato de sódio. Ajudará a equilibrar a acidez e dará porosidade e maciez aos produtos assados.
- Reduza a temperatura do forno. Não deve exceder 180 graus. O néctar de abelha contém significativamente mais açúcares. Portanto, o produto carameliza muito mais rápido que o açúcar comum. Para evitar que os produtos assados queimem, é recomendável reduzir o fogo e monitorá-lo de perto.
Os diabéticos podem comer mel?
Com este diagnóstico, o teor de frutose nos alimentos e o seu índice glicémico assumem particular importância. Se a glicose dominar a composição, o néctar de abelha rapidamente se tornará açucarado. Este produto não deve ser consumido. Alto teor de glicose é observado nas variedades do sul.
O produto, obtido no Norte, tem textura líquida e cristaliza lentamente. Contém mais frutose. Portanto, o produto é aceitável para consumo se você tiver diabetes.
Ao consumir mel para diabetes, é recomendável seguir estas regras:
- não abuse deste produto - a norma diária é de 1 colher pequena;
- não coma a substância com o estômago vazio;
- consumir o produto na primeira metade do dia;
- controlar as reações do corpo.
O mel pode ser utilizado no preparo de diversos tipos de assados e pode ser utilizado como substituto do açúcar. Ao mesmo tempo, é importante fazer os ajustes corretos nas proporções, reduzindo a quantidade de produto doce. Além disso, esses pratos exigem a adição de refrigerante e a redução da temperatura de cozimento.