O mel é um produto muito saboroso e saudável que possui propriedades imunoestimulantes e antibacterianas. Contém muitas vitaminas, ácidos orgânicos e microelementos. Porém, nem todo mundo consegue manter os benefícios do produto por muito tempo. Isso depende diretamente da capacidade utilizada. Por isso, muitas pessoas estão interessadas em saber se é possível armazenar mel em recipientes plásticos por muito tempo.
É possível armazenar mel em recipientes plásticos?
O plástico entrou firmemente na vida das pessoas modernas.Eles estão acostumados a usar latas, garrafas e recipientes feitos com esse material. Ao mesmo tempo, é permitido manter o mel em recipientes deste material por no máximo 1 ano. O fato é que o produto apícola contém muitos componentes biologicamente ativos. Durante o armazenamento a longo prazo, a composição pode absorver produtos químicos encontrados em recipientes plásticos.
A escolha correta da embalagem não é de pouca importância. Deverá ter a imagem de um copo com garfo ou a designação “PP”, “PP” ou “5”. Isto significa que o recipiente é feito de polipropileno. É um material durável e inofensivo que pode ser aquecido a +130 graus e resfriado a -40.
Também vale a pena considerar o tipo de panela utilizada. É conveniente armazenar o mel em baldes ou recipientes com tampa. Contudo, tais recipientes também apresentam desvantagens. A tampa não encaixa muito bem, o que leva à saturação da composição com odores estranhos. Portanto, deve ser guardado em recipientes com tampa de rosca. Embora o produto seja líquido, ele pode ser facilmente colocado em uma garrafa. Quando a massa cristaliza, o plástico pode ser facilmente cortado.
Validade
Em condições naturais, a substância fica armazenada nos favos de mel por muito tempo. Isto se deve à sua composição. O mel contém muitas vitaminas e, portanto, as bactérias não conseguem sobreviver nesse ambiente. Em casa, o prazo de validade do produto é de no máximo 3 anos. É claro que, após o período especificado, o mel não se deteriorará, mas poderá perder suas propriedades benéficas.
Regras básicas
Para preservar por muito tempo o máximo de componentes úteis do mel, é importante levar em consideração muitas nuances.
Seleção de contêineres
O sabor e o prazo de validade do produto dependem diretamente da escolha correta do recipiente. As opções mais adequadas incluem:
- Panela de barro. Esses recipientes têm sido usados para armazenamento desde os tempos antigos. O produto que contém mantém suas propriedades por muito tempo. A cerâmica não permite a passagem da luz e ajuda a manter a temperatura constante. Para torná-lo hermético, você pode usar cera.
- Jarra de vidro. Este material não reage com o produto e ajuda a mantê-lo na sua forma original. Além disso, o frasco de vidro pode ser bem fechado. Isso ajuda a evitar o contato do produto com ar úmido e odores estranhos. Como o vidro permite a passagem da luz, o recipiente deve ser guardado em local escuro.
- Recipiente de plástico. Esses pratos são perfeitos para vender e transportar o produto. No entanto, você não deve manter o mel por muito tempo. Com o tempo, o plástico pode reagir com os alimentos.
- Utensílios de madeira. Este método de armazenamento tem sido usado desde os tempos antigos. A madeira ajuda a manter a temperatura uniforme e não permite a passagem da luz. No entanto, esta opção não é adequada para todos. É difícil selar hermeticamente esses recipientes. Além disso, é capaz de absorver odores estranhos.
- Recipiente metálico. É utilizado pelos apicultores para armazenar pequenas quantidades do produto. É importante que o recipiente seja de aço inoxidável. Metais que contenham cobre, zinco ou chumbo são estritamente proibidos.
Temperatura e umidade
A temperatura ideal para armazenar a substância é de -6...+20 graus. Portanto, é melhor mantê-lo em um porão ou adega fresco.Quando a composição é aquecida a +35 graus, perde suas substâncias benéficas. Com o maior aumento da temperatura, as enzimas se desintegram e as características bactericidas desaparecem.
O mel absorve facilmente a umidade. Portanto, não deve ser armazenado em ambiente com alta umidade. Neste caso, o néctar pode fermentar. Para evitar isso, o recipiente deve ser hermeticamente fechado.
Cheiros
O produto apícola absorve facilmente odores. Portanto, deve ser mantido afastado de compostos tóxicos, tintas e vernizes, combustíveis e lubrificantes e produtos poliméricos.
raios UV
Quando exposto à luz solar direta, o mel perde suas propriedades antimicrobianas. Portanto, deve ser armazenado em local escuro.
É possível comer mel cristalizado em recipiente de plástico?
A cristalização é considerada um processo natural, o que indica a naturalidade da substância. Neste caso, nenhuma reação química ocorre. O processo é influenciado por vários fatores - temperatura, umidade, estresse mecânico, tempo de armazenamento.
Os principais ingredientes do mel são glicose e frutose. Estas substâncias constituem a base do processo. Nesse caso, a glicose sofre cristalização, enquanto a frutose permanece líquida e envolve os cristais.
O mel cristalizado em recipiente plástico pode ser consumido desde que armazenado corretamente.
Como prolongar a vida útil
Para que o mel mantenha as suas propriedades benéficas pelo maior tempo possível, é importante proporcionar-lhe as condições adequadas.Isso inclui o seguinte:
- temperatura ideal;
- baixa umidade;
- falta de luz solar.
As abelhas mantêm uma temperatura de +5-15 graus durante todo o ano. Estes são parâmetros ideais para armazenar mel.
A luz solar direta é considerada inimiga do produto. Eles destroem substâncias benéficas. Portanto, o recipiente com o produto deve ficar em local escuro. Quanto à umidade, não deve ultrapassar 70%.