O mel de abelha pode estragar, temperatura e regras de armazenamento

O mel é considerado um produto bem conservado, se atendidas as condições de armazenamento pode ser conservado por muito tempo e não perder suas propriedades benéficas. Consideremos se o mel pode estragar, quais condições precisam ser criadas e mantidas para preservá-lo e fatores prejudiciais de armazenamento. Como conservar bem o produto em casa, é possível guardar mel estragado.


Como e por quanto tempo armazenar o mel?

O prazo de validade mínimo é de 1 ano, ou seja, até o próximo verão, quando as abelhas coletam novamente o néctar. Mas, em geral, o produto pode ser mantido em temperatura ambiente por 2 anos se for lacrado com uma tampa sob a qual o ar não penetre e a umidade não mude.

O mel pode ser armazenado em uma ampla faixa de temperaturas - de -20 graus a 40 graus Celsius. O produto mantém suas propriedades benéficas. Mas a melhor temperatura para armazenamento é considerada entre -6 e 20 graus Celsius. Se o local onde o produto é guardado for mais quente, aumenta a probabilidade de deterioração do produto e destruição de vitaminas. As temperaturas abaixo de zero não são assustadoras para o mel. Endurece, mas não altera as propriedades e não se deteriora.

Para evitar a cristalização por mais tempo, é necessário evitar mudanças bruscas de temperatura durante o armazenamento. Você não pode movê-lo de uma sala para outra com uma grande diferença de temperatura.

O melhor é guardar em recipientes de vidro e de preferência escuros. Além do vidro, o esmalte e a cerâmica são materiais adequados. Recipientes de plástico e especialmente de metal não são adequados (a massa neles oxidará). Antes de colocar mel fresco neles, os potes devem ser enxaguados e secos. Quanto à capacidade, é necessário levar um pequeno volume - até meio litro. Isso se deve ao fato de que ao abrir a tampa entrará ar, o que não terá o melhor efeito no estado do produto.

É importante que a umidade no local de armazenamento seja mínima, pois um alto percentual dela provoca rápida deterioração do produto.

Você também precisa fechar bem os frascos com tampas.

Eles precisam ser armazenados em local escuro, longe da luz solar direta. Eles destroem enzimas e vitaminas. Não deve haver odores estranhos na área de armazenamento. O produto pode absorvê-los, neste caso não será possível comê-lo.

O que afeta a durabilidade

Se o mel não for colhido antes do necessário e tiver tido tempo de fermentar, não deve ser desperdiçado se for mantido corretamente.Sua composição de carboidratos e ácidos é equilibrada, contém substâncias que evitam a deterioração devido ao desenvolvimento de bactérias.

A segurança é afetada por:

  • temperatura;
  • umidade;
  • nível de iluminação;
  • odores estranhos.

É aconselhável guardá-lo no frio, pois com o passar do tempo à temperatura ambiente a sua qualidade irá diminuir. O local ideal no apartamento é uma geladeira ou uma despensa, na sua casa é, claro, uma adega.

Especialista:
Uma geladeira ou adega protege o produto da exposição à luz solar. A umidade também permanece aproximadamente no mesmo nível.

Claro que a umidade na adega é alta e há odores de vegetais, mas se fechar bem os potes com tampa, os problemas podem ser evitados.

Dicas de armazenamento

Portanto, é necessário armazenar o mel em local escuro, seco e fresco. Esse cômodo pode ser encontrado em qualquer casa ou apartamento. Deve ser guardado em pequenos potes de vidro, de preferência de vidro escuro. Cubra-os bem com tampas. Desta forma, a massa pode ser armazenada não só por um ou dois anos, mas também por vários anos, sem perder sabor, cheiro, cor e propriedades benéficas.

Se o mel cristalizar, ele será armazenado por mais tempo, mas suas propriedades benéficas não serão alteradas. Para voltar à consistência líquida, é necessário aquecer levemente a porção em banho-maria, aquecendo o mel a 25 graus. É impossível aumentar muito a temperatura durante o processo, isso leva à destruição das vitaminas e à diminuição das propriedades benéficas.

É possível salvar o mel que estragou?

O mel fermentado deve ser aquecido por uma hora em banho-maria a uma temperatura de 60 graus. As bactérias são destruídas e o processo de fermentação é interrompido. Mas as vitaminas e outras substâncias benéficas também são destruídas, de modo que não há mais nenhum benefício com esse produto.

Você pode armazenar a massa aquecida da mesma forma que a fresca. É melhor utilizado como doce, adicionado à pastelaria caseira. Se você não quer se preocupar com aquecimento, você pode encontrar outro uso para ele - a partir da iguaria fermentada você pode fazer uma bebida caseira com baixo teor de álcool - o hidromel. Será a melhor matéria-prima para a bebida.

Se a massa não apenas fermentou, ficou coberta de espuma, mas também tem um odor desagradável e é amarga, é melhor jogá-la fora, pois ali apareceram substâncias nocivas. Comê-lo pode ser perigoso.

O mel de abelha pode ser armazenado em casa por pelo menos um ano. Se precisar conservá-lo por mais tempo, deve guardá-lo em local escuro, fresco e seco. Se todas as condições forem atendidas, ele ficará armazenado por anos, e você pode ter certeza que as substâncias benéficas e medicinais não desaparecerão. No entanto, é melhor usá-lo rapidamente - dentro de um ano, e depois comprar uma nova porção do saboroso produto perfumado.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim