Variedades exóticas de néctar de abelha são cada vez mais encontradas nas prateleiras de mercados e lojas. O mel Manuka da distante Nova Zelândia é caracterizado por propriedades curativas únicas, pois contém substâncias raras, vitaminas, compostos essenciais e minerais. Veremos mais detalhadamente quais são as propriedades benéficas e possíveis contra-indicações deste produto apícola incomum.
O que é mel Manuka
O néctar de mel Manuka é produzido exclusivamente na Nova Zelândia e sua qualidade é estritamente controlada pelo estado.O distante país é considerado a região mais ambientalmente segura de todo o nosso planeta. Até hoje, existem muitos cantos da Nova Zelândia onde a civilização humana ainda não apareceu. Portanto, o néctar coletado pelas abelhas dos arbustos de mel manuka não contém impurezas estranhas que sejam prejudiciais ao organismo.
Manuka é um arbusto de baixo crescimento com um longo período de floração que começa no início da primavera e dura de 4 a 5 semanas.
Os apicultores monitoram cuidadosamente se os insetos coletam néctar e pólen exclusivamente da árvore do chá, de modo que o mel manuka é considerado monofloral e contém mais de 50% de produtos apícolas de uma planta de mel.
A maioria das variedades desse dom natural possui propriedades anti-sépticas e antiinflamatórias, que são utilizadas com sucesso na medicina e na cosmetologia. O néctar natural da Nova Zelândia contém a concentração máxima de compostos e substâncias curativas, e um deles é o metilglioxal. O principal componente curativo da guloseima, entrando na célula afetada, desidrata-a, os microrganismos nocivos são privados de nutrição e morrem, e o órgão afetado é completamente restaurado.
Importante! As propriedades benéficas e nutricionais de um produto apícola podem variar dependendo da área onde o néctar é coletado, das condições meteorológicas e climáticas e da intensidade da floração da árvore do chá.
Composição e conteúdo calórico
Devido ao seu alto teor de carboidratos, o néctar da Nova Zelândia é considerado uma iguaria de alto teor calórico - contém até 350 unidades de energia por 100 g de produto fresco.
O mel da árvore do chá também contém:
- açúcares saudáveis na forma de glicose, frutose, sacarose, além de dextrinas, que são totalmente absorvidas pelo corpo humano;
- ácidos orgânicos, inclusive os essenciais, necessários ao funcionamento adequado e eficiente do organismo;
- compostos minerais que estão diretamente envolvidos em todos os processos metabólicos do corpo humano;
- composição vitamínica, representada por uma linha completa de vitamina B, ácidos ascórbico e nicotínico, além de vitaminas A, E, K;
- umidade, cinzas, componentes aromáticos e biologicamente ativos.
No total, o produto medicinal da apicultura contém mais de 300 compostos diferentes, substâncias úteis e nutritivas.
Interessante! Na língua Maori, considerada a população indígena de um país exótico distante, a palavra “manuka” é traduzida como “alegria” ou “bom humor”, e tem um significado exclusivamente positivo.
Como isso é usado?
As propriedades curativas da iguaria são utilizadas na medicina tradicional e popular, na culinária e na cosmetologia.
Para fins médicos, a doçura é utilizada como agente preventivo e fortalecedor geral, bem como no tratamento de doenças dos órgãos internos, do sistema músculo-esquelético, do sistema nervoso e da pele.
Importante! Devido ao alto custo dessa valiosa iguaria, raramente é utilizada na culinária, substituindo o néctar por variedades de mel mais acessíveis.
Benefícios e contra-indicações
Como tônico geral, basta comer 1 colher de chá de doçura curativa pela manhã, 20-30 minutos antes das refeições.Para tratar doenças de pele, o néctar da árvore do chá é aplicado em uma camada fina nas áreas afetadas ou danificadas da pele. Para exacerbações crônicas de doenças do sistema digestivo, uma colher de chá de mel manuka é colocada sob a língua e dissolvida até dissolver completamente.
Este valioso produto apícola também é usado para tratar as seguintes anomalias no corpo:
- resfriados e doenças virais;
- artrite e artrose;
- úlceras pépticas e gastrite;
- distúrbios do trato gastrointestinal;
- anormalidades cardiovasculares;
- distúrbios no funcionamento do sistema nervoso, depressão, insônia, perda de apetite;
- processos inflamatórios da mucosa oral, inflamação das gengivas;
- doenças de pele, escaras, feridas diversas, inclusive aquelas causadas por cirurgia.
Importante! O mel da árvore do chá contém substâncias essenciais com efeitos antifúngicos e antimicrobianos.
Como distinguir de um falso
A produção deste valioso presente de abelha é controlada por agências governamentais da Nova Zelândia e pela associação de apicultores, que emite certificados e autorizações para a produção de néctar raro, procurado em todo o mundo.
Na hora de comprar mel manuka, basta certificar-se de que possui os documentos do produto apícola, que indicam o local onde o mel foi coletado e a quantidade de metilglioxal na iguaria.
Regras de armazenamento
Armazene o néctar da árvore do chá em recipientes opacos de vidro, cerâmica ou porcelana em um local escuro, bem ventilado e fresco.
A temperatura de armazenamento do mel de abelha é permitida de -5 a +20 graus com baixa umidade.