Com a chegada da primavera, a flora e a fauna despertam, e as abelhas estão entre elas. Assim que as primeiras plantas melíferas florescem, insetos famintos e trabalhadores começam a coletar ativamente néctar e pólen, que no início do verão se transformam em saboroso e saudável mel de maio, que é especialmente valioso. Qual a aparência de um produto apícola primitivo e como ele é útil, examinaremos mais detalhadamente.
Como deveria ser o mel de maio?
O momento da coleta do néctar da primavera depende diretamente das características climáticas e climáticas da região onde as abelhas são mantidas.Se nas latitudes meridionais a floração ativa das plantas melíferas começa em meados de abril, nas áreas de clima temperado e setentrional esse período ocorre em meados ou final de maio.
O produto apícola da primavera consiste em néctar e pólen de muitas plantas e, portanto, é considerado polifloral. Nesta época, árvores frutíferas e arbustos, cerejeiras, prímulas, acácias, plantas silvestres, ervas aromáticas, bem como árvores decíduas das quais os insetos coletam pólen florescem.
Para determinar com precisão a qualidade de um medicamento, você precisa se familiarizar com a descrição externa da doçura de maio:
- a consistência do néctar da primavera é plástica, mas bastante líquida;
- O aroma e o cheiro do mel fresco são muito fracos, com notas florais, frutadas e mentoladas, que se intensificam após a cristalização;
- A iguaria primaveril tem sabor doce, com agradável sabor a frutas e ervas;
- A cor do mel de abelha varia de acordo com as variedades de plantas predominantes na região, podendo ser transparente, amarela, âmbar ou dourada.
Importante! Se houver árvores caducifólias ou coníferas no local de coleta do néctar, a iguaria pode adquirir uma tonalidade esverdeada, que aparece se o pólen entrar no mel.
Composição e conteúdo calórico do produto
O produto apícola de primavera é valorizado por sua composição única, que inclui mais de 300 compostos e diversos elementos:
- os carboidratos são apresentados na forma de frutose, glicose, sacarose e outros açúcares saudáveis;
- a composição dos macro e microelementos é comparável à tabela periódica e inclui todos os compostos minerais necessários ao funcionamento do corpo humano;
- uma linha completa de vitamina B, ácidos ascórbico e nicotínico, vitaminas K e E;
- óleos essenciais, orgânicos e aminoácidos;
- substâncias aromáticas e biologicamente ativas;
- água, taninos.
O conteúdo calórico da guloseima varia dependendo do seu estado. O néctar líquido fresco contém até 310 unidades de energia e o mel cristalizado – até 330 kcal por 100 g de produto.
Importante! No estado líquido, a doçura de maio é utilizada na preparação de dietas e no período de perda de excesso de peso.
Recursos benéficos
As qualidades curativas do produto apícola da primavera são conhecidas desde os tempos antigos. Até hoje, o néctar de maio é usado para prevenir e tratar muitas doenças.
As principais propriedades curativas do presente das abelhas:
- tem efeitos fortalecedores gerais, antiinflamatórios e anti-sépticos;
- promove o bom funcionamento do sistema cardiovascular, reduz o risco de trombose, ataques cardíacos e derrames;
- tem um efeito benéfico no funcionamento dos sistemas digestivo e geniturinário;
- remove acúmulos nocivos e tóxicos do corpo;
- participa de processos metabólicos;
- melhora a contagem sanguínea;
- possui propriedades regeneradoras;
- tem um efeito benéfico nos níveis hormonais dos corpos feminino e masculino;
- ajuda a melhorar o estado da pele, cabelos e unhas, e é utilizado na produção de cosméticos antienvelhecimento e nutritivos.
Importante! O mel natural pode ajudar no tratamento de resfriados e infecções virais do corpo, promove rápida recuperação e recuperação de doenças.
Recursos do aplicativo
Esta iguaria curativa, apreciada por muitas pessoas, encontrou aplicação na medicina tradicional e popular, na cosmetologia e na culinária.
Devido às suas propriedades antiinflamatórias e analgésicas, o dom das abelhas é utilizado na medicina popular nos seguintes casos:
- para eliminar dores de cabeça;
- durante resfriados e doenças virais, para baixar a temperatura e aliviar o estado do paciente;
- como sedativo para distúrbios graves do sistema nervoso, ajuda a eliminar a depressão e a insônia;
- no tratamento complexo de doenças do aparelho geniturinário;
- para doenças respiratórias crônicas.
O néctar de maio é ativamente utilizado na culinária, no preparo de diversos pratos de carne, peixe, vegetais e molhos. A iguaria também é adicionada em assados, sobremesas, saladas de frutas e bebidas.
Conselho! Se você adicionar néctar de primavera ao mingau de leite ou ao queijo cottage, o prato fica não apenas mais saboroso, mas também muito mais saudável.
Contra-indicações e danos
Em alguns casos, o presente das abelhas apresenta algumas restrições e contra-indicações de uso. Com muita cautela, o produto é introduzido na dieta durante a exacerbação de doenças crônicas do aparelho digestivo, urolitíase e níveis elevados de açúcar no sangue.
O uso do néctar de primavera não é recomendado para pessoas propensas a reações alérgicas ao pólen, crianças menores de 3 anos, mulheres grávidas e lactantes.
Importante! Antes de usar um produto apícola, é necessário levar em consideração a intolerância individual aos componentes individuais do presente natural.
Como distinguir de um falso
Você pode distinguir uma iguaria natural de uma falsificada pelos seguintes sinais:
- O néctar natural da primavera deve ser transparente, de cor amarelo claro, dourado ou âmbar, sem sedimentos, flocos ou outras impurezas não características do mel.
- O mel de maio tem um leve cheiro e aroma floral que se intensifica após a cristalização. Os doces falsos não têm nenhum cheiro específico de mel.
- A consistência de um verdadeiro presente de abelha é viscosa e viscosa. O mel falso é mais líquido e se espalha rapidamente.
Conselho! A presença de amido ou farinha no néctar é determinada pela adição de uma gota de iodo comum. Se a guloseima ficar com uma tonalidade azulada, significa que contém excesso de impurezas.
Regras de armazenamento
Guarde este valioso presente natural em recipientes opacos de vidro, porcelana ou cerâmica. Para evitar que o néctar comece a açucarar antes do tempo, ele é colocado em local fresco, escuro e bem ventilado.
Nas condições certas, a vida útil do mel de abelha é muito longa, sem perda de propriedades curativas e nutricionais.