O mel florestal é um produto apícola polifloral para o qual as abelhas coletam néctar de flores que crescem em áreas florestais. A doçura pertence às variedades de elite devido à sua composição, propriedades valiosas e características organolépticas. O produto é utilizado na culinária, medicina popular e cosmetologia. Mas se você está começando a descobrir esse tipo de mel, certifique-se de que não há contra-indicações para seu uso.
Como as abelhas obtêm o mel da floresta?
Para obter este tipo de mel polifloral, as abelhas coletam pólen de plantas melíferas florestais. Podem ser flores:
- framboesas selvagens;
- morangos;
- orégano;
- trevo;
- espinheiro;
- tília;
- abeto;
- comeu;
- e você;
- Pinheiros
Este tipo de mel não é fácil de obter. Para isso, o apicultor leva o apiário até bordas de mata ou clareiras. Felizmente, as abelhas adaptam-se rapidamente às novas condições, por isso começam a recolher pólen quase imediatamente. O apicultor monitora as colmeias nesse período. O período ideal para essas viagens à natureza é o verão-outono.
Composição e propriedades benéficas
O conjunto de substâncias úteis e, consequentemente, as propriedades valiosas do mel da floresta dependem diretamente da planta melífera da qual o pólen foi obtido. Porém, na composição geral dos doces existem:
- tocoferol;
- ácido ascórbico;
- vitaminas K, PP;
- antioxidantes;
- ácidos orgânicos;
- riboflavina;
- ácido pantotênico;
- vitamina B3;
- piridoxina;
- ferro;
- cálcio;
- potássio;
- magnésio;
- zinco.
Graças a esta composição, o mel “selvagem” é benéfico para a saúde, pois fornece:
- aumento dos níveis de hemoglobina no sangue;
- diminuição da pressão arterial;
- remover o excesso de colesterol do sangue;
- remoção de toxinas do corpo;
- manter a atividade cerebral saudável;
- fortalecimento da imunidade;
- melhora da pele, unhas, cabelos;
- regulação da acidez estomacal;
- estabilização do fluxo biliar;
- restauração do metabolismo normal;
- eliminação do processo inflamatório;
- proporcionando atividade antifúngica, antibacteriana e antiviral;
- efeito analgésico.
O produto suprime o crescimento de células cancerígenas, protege contra doenças cardíacas e desempenha muitas outras funções úteis. Portanto, inclua-o em sua dieta caso não tenha contraindicações ao seu uso.
Aplicativo
O mel da floresta não encontrou aplicação apenas na indústria culinária. É utilizado no tratamento e prevenção de doenças. Além disso, o produto é muito popular na cosmetologia doméstica.
Doenças cardíacas
Para tratá-los, é preparada uma pasta especial com mel e canela em pó (fresca ou seca). Os componentes são misturados na seguinte proporção: 1 colher de chá de mel com 0,5 colher de chá de tempero. A massa resultante é espalhada no pão em vez de geléia e consumida diariamente no café da manhã.
Artrite
Uma bebida de mel é usada para tratar a artrite. Em um copo de água você precisa dissolver 2 colheres de chá de mel e 1 colher de chá de canela em pó. Lembre-se que o líquido deve estar morno e não quente, caso contrário o produto apícola perderá suas propriedades benéficas.
Tome o remédio duas vezes ao dia - de manhã e à noite. Se você beber regularmente este doce remédio, ele ajudará a aliviar a dor e a inflamação, restaurar a mobilidade das articulações e colocar a doença em remissão por um longo tempo.
Infecção da bexiga
O produto também é eficaz para cistite. Para aliviar a dor, a inflamação e o desconforto ao urinar, prepare um medicamento semelhante ao anterior. Basta dissolver 2 colheres de sopa de canela em pó e 5 mililitros de produto apícola em um copo de água.
Misture bem os ingredientes. É importante que se dissolvam completamente em água morna. Utilize o produto imediatamente após o preparo, é preferível fazê-lo de manhã ou à noite, antes das refeições.
Este remédio caseiro destrói patógenos. Resultados positivos do tratamento podem ser observados no final da primeira semana.
Em cosmetologia
O mel da floresta é usado na cosmetologia doméstica para preparar máscaras faciais e capilares. Isso promove:
- suavizando rugas;
- rejuvenescimento;
- alcançar um efeito lifting;
- combate à acne;
- intensificação do crescimento capilar;
- prevenir o desenvolvimento de alopecia;
- fortalecendo o folículo piloso.
O produto é frequentemente adicionado a todos os tipos de esfoliantes para rosto, corpo e cabeça. Também é útil para lubrificar a lâmina ungueal e a área ao seu redor. Saturar a pele com vitaminas ajuda a fortalecer as unhas, eliminando a laminação e a fragilidade.
Tipos de mel florestal
De acordo com o tipo de coleta, o mel florestal é dividido em 2 variedades:
- Melada. Este produto apícola é considerado o mais valioso porque contém componentes de origem animal e vegetal. É obtido a partir da secreção de pulgões.
- Feito. Na verdade, este é o mel que as abelhas produzem após coletarem pólen de plantas florestais.
Conselho. Para saber exatamente que tipo de mel “selvagem” está à sua frente, estude o rótulo do pote. Se você comprar um produto diretamente de um apicultor, poderá perguntar-lhe como o produto apícola foi obtido.
Dependendo da planta de mel, o mel pode ser:
- Sosnovym. Produzido principalmente na Grécia ou na parte Egeu da Turquia. Apresenta cor marrom escura e sabor caramelo ou amadeirado.
- Elov. Distingue-se pela cor âmbar com presença de veios avermelhados. O aroma lembra caramelo ou leite condensado.
- Pikhtov. Este mel é uma variedade de melada. A massa é de cor escura com veios esverdeados quase imperceptíveis. O cheiro pode ser diferente - herbáceo, resinoso, caramelo ou até balsâmico.
- Bukov. É caracterizado por um sabor suave mas muito doce. Possui consistência muito espessa, superfície lisa e não cristaliza quando na forma líquida.
- Dubov.Apresenta uma cor escura e um aroma agradável e bem definido. O orvalho do mel é produzido por insetos. O mel cristaliza rapidamente. Seus cristais podem atingir tamanhos impressionantes.
Esta lista pode continuar por muito tempo. Afinal, culturas florestais completamente diferentes podem atuar como plantas melíferas - tanto árvores quanto plantas.
Como distinguir de um falso?
É necessário identificar o mel florestal e distingui-lo do mel falsificado tendo em conta as suas características organolépticas. Você pode entender que este é um produto apícola verdadeiramente “selvagem” com base nos seguintes parâmetros:
- Cor. Varia do âmbar claro ou dourado ao marrom, às vezes até preto. Tons adicionais podem estar presentes se as plantas melíferas forem árvores coníferas.
- Aroma. Brilhante, bem expresso e tangível. Pode ser suave, mas às vezes há notas ácidas.
- Gosto. É difícil compará-lo com o sabor de outros tipos de mel. E mais ainda, um produto obtido artificialmente não poderá repetir este critério organoléptico. O sabor do mel da floresta é rico, adstringente, ácido, por vezes com ligeiro azedume.
O processo de cristalização ocorre de diferentes maneiras. Portanto, é difícil avaliar a autenticidade do mel utilizando este critério.
Contra-indicações de uso
O mel da floresta é sem dúvida um produto saudável. Mas não se esqueça das contra-indicações que também possui. É proibido usá-lo se você tiver:
- alergia a qualquer produto apícola;
- doenças graves do trato digestivo;
- oncopatologias progressivas;
- intolerância aos doces propriamente ditos;
- distúrbios no nível de acidez estomacal.
Apesar do baixo índice glicêmico, o consumo do produto apícola é proibido para quem tem diabetes. Pessoas com sobrepeso não devem se deixar levar e, se forem obesas, é totalmente contra-indicado. Os médicos aconselham não incluir mel na dieta durante a gravidez e não administrá-lo a crianças menores de 3 anos.
Recursos de armazenamento
O mel é armazenado em local escuro, protegido da luz solar direta. Uma despensa, adega ou cave são perfeitas para isso. Mas não é proibido colocar o recipiente com o produto na prateleira da geladeira.
Recomenda-se guardar o doce no mesmo recipiente onde estava no momento da compra. Normalmente são usados potes de vidro ou baldes de plástico para isso. A temperatura ideal para o produto não é superior a +25 °C. Se você seguir estas regras simples, o mel manterá suas propriedades benéficas por muito tempo.