O mel de trevo é conhecido desde a antiguidade, mas hoje é uma variedade rara. A composição contém muitos componentes valiosos e traz grandes benefícios ao corpo humano. Com a ajuda deste produto é possível fortalecer o sistema imunológico e enfrentar muitas doenças. Ao mesmo tempo, a substância tem efeito potente e pode provocar alergias. Portanto, deve ser utilizado com muito cuidado.
O que é mel de trevo e sua composição
O mel de trevo é um produto criado pelas abelhas a partir do pólen desta planta.Existem mais de 300 espécies de plantas na natureza, mas os insetos preferem as variedades brancas, vermelhas e rosa.
Para comprar mel de trevo natural, é importante saber sua aparência. A composição é de cor clara. Às vezes contém tons âmbar. Tem textura transparente e cristaliza em 2 meses. Depois de adoçar, a substância torna-se creme claro. O produto possui um agradável aroma floral.
O mel tem uma textura viscosa e viscosa. No entanto, após a cristalização torna-se granular. O produto caracteriza-se por um agradável sabor a caramelo. Parece um pouco com a íris. Não há notas amargas ou ácidas no paladar. Notas frutadas são sentidas no final de boca.
A composição do produto é determinada pela variedade do trevo, clima e outros fatores. O conteúdo de pólen de outras plantas também é importante. Então, o mel de trevo inclui o seguinte:
- açúcares – frutose, dextrose, sacarose, melitose, açúcar de malte;
- proteínas - a massa contém componentes que são facilmente absorvidos pelo organismo;
- óleos essenciais;
- conservantes;
- enzimas;
- vitaminas B, C, E, K;
- magnésio, iodo, cálcio, sódio;
- taninos;
- água;
- flavonóides.
O valor energético de 100 gramas da substância é de cerca de 310 quilocalorias. Este é um indicador bastante alto, por isso é recomendado usar a composição em dosagem.
Quando e onde são coletados?
Mais de 300 espécies de trevo são encontradas na natureza. As abelhas normalmente coletam pólen das variedades branca, rosa e vermelha. A coleta de néctar ocorre na primavera. Graças a isso, o mel cristaliza facilmente, mas leva muito tempo.
Isso pode ser determinado pelo aroma: quanto mais tarde o pólen for coletado, mais intenso será o cheiro do mel acabado.
Benefícios e malefícios
As propriedades benéficas da substância são indiscutíveis. Ao mesmo tempo, é caracterizado por certas características. Este produto é considerado uma das variedades mais doces. Sua doçura se deve ao alto teor de frutose. Em termos de doçura, a composição ocupa o terceiro lugar, atrás dos produtos à base de framboesa e coentro. Esse recurso é muito importante para pessoas que monitoram sua ingestão calórica.
O mel de trevo tem propriedades expectorantes pronunciadas. Em meio a infecções virais, recomenda-se o consumo de mel para bronquites e infecções respiratórias.
O uso sistemático da substância tem um efeito benéfico no funcionamento do sistema nervoso.
O produto normaliza o sono e a pressão arterial. É especialmente útil após operações e durante a fase de recuperação, em doenças debilitantes de longa duração.
Com a ajuda do mel de trevo é possível normalizar o funcionamento do aparelho digestivo. Se tomado antes das refeições, promoverá a secreção de suco gástrico. Ao consumir a substância 1,5 a 2 horas antes das refeições, será possível reduzir significativamente a secreção de suco gástrico.
A composição é frequentemente usada em cosmetologia. Esta substância é adicionada a cremes, géis e pomadas. Promove a restauração das células da pele e possui características bactericidas pronunciadas.
O efeito mais duradouro e pronunciado é alcançado com o consumo constante de mel. Se você comer 25-30 gramas do produto todos os dias, poderá saturar seu corpo com elementos valiosos. Neste caso, o tratamento térmico é contra-indicado.
Às vezes, o mel natural de trevo é prejudicial. Isso se aplica a quem sofre de alergias e pessoas intolerantes ao produto.Além disso, as pessoas que estão acima do peso ou que sofrem de diabetes não devem abusar do mel.
Usos do mel de trevo
O produto é utilizado na medicina, cosmetologia e culinária. O uso sistemático da composição ajuda a melhorar significativamente o bem-estar geral. Aproximadamente 30 gramas do produto por dia ajudam a fortalecer o sistema imunológico e saturar o corpo com substâncias valiosas. A composição também ajuda no combate a doenças crônicas.
O mel de trevo é frequentemente usado para tratar doenças. Porém, somente o uso adequado da substância ajudará a alcançar o efeito. É importante saber que o tratamento térmico reduz as propriedades benéficas do mel. Portanto, recomenda-se que o produto seja consumido in natura. Pode ser consumido como prato independente ou combinado com pão e fruta.
Contra-indicações
Nem todos podem comer este produto. Contém pólen, que pode causar intolerância à substância. Portanto, antes de usar o produto, é importante certificar-se de que você não é alérgico a ele.
Os médicos também aconselham evitar o néctar de abelha nos seguintes casos:
- crianças menores de 3 anos – o produto pode causar alergias em crianças;
- diabetes mellitus – o alto teor de carboidratos no néctar pode levar ao aumento dos níveis de açúcar no sangue;
- alergia;
- gravidez;
- Doenças do sistema circulatório;
- flebeurisma;
- tromboflebite;
- aumento da coagulação sanguínea.
Verificando a naturalidade
O mel de trevo é considerado um produto bastante raro. Para adquirir uma composição natural, é importante verificar o certificado, que atesta as qualidades comerciais do produto. No entanto, isso não garante sua autenticidade.
Para determinar a naturalidade de um produto, você deve prestar atenção aos seguintes sinais:
- aroma floral pronunciado;
- consistência espessa e viscosa - em meados do outono a massa deve estar cristalizada e bastante densa;
- o néctar fresco tem cor transparente - 2 meses após a coleta torna-se branco;
- falta de amargor no sabor - o verdadeiro néctar contém muito açúcar, por isso tem um sabor adocicado agradável e um final de boca frutado.
Como e por quanto tempo você pode armazená-lo?
O mel absorve facilmente odores estranhos e umidade. Portanto, é recomendável mantê-lo em local limpo. O melhor é colocar a mistura em potes de vidro. Porém, não é recomendado o uso de recipientes de cobre, estanho ou ferro.
A temperatura ideal para armazenar o produto é de +10 graus. Em valores superiores e umidade do mel superior a 20%, existe o risco de início do processo de fermentação. Os especialistas não recomendam armazenar o produto por mais de 1 ano. Isso levará à perda de suas propriedades benéficas.
O mel de trevo é uma composição valiosa que contém muitos componentes úteis e melhora significativamente a saúde humana. Para alcançar os resultados desejados, é importante seguir as regras de uso da substância e levar em consideração as contra-indicações existentes.