Qual tipo de mel é melhor - escuro ou claro: muitos consumidores pensam nessa difícil questão. Escusado será dizer que ninguém dará uma resposta definitiva, porque cada uma das variedades de produtos apícolas é útil à sua maneira. Mas você deve selecionar uma guloseima levando em consideração os propósitos para os quais ela será usada no futuro. Não é segredo que o mel é um componente da apiterapia e é muito popular na medicina popular.
Variedades pretas populares
Na verdade, não existem muitas variedades de mel escuro. Eles aparecem no mercado no final da temporada de coleta de mel nos apiários. O produto recebeu esse nome por causa de sua característica cor escura profunda.
As melhores variedades de produtos apícolas:
- Melada. É formado quando praticamente não há precipitação e há poucas flores nos prados, por isso as abelhas são forçadas a processar plantas semi-secas.
- Urze, querida. O produto caracteriza-se por qualidades gustativas específicas mas agradáveis, aliadas a um aroma requintado.
- Coníferas. Muito útil para doenças do aparelho respiratório, coração, vasos sanguíneos, bem como patologias infecciosas.
- Castanha. Tem um sabor amargo, mas desaparece quando o produto é ligeiramente aquecido.
- Trigo sarraceno. Com sua ajuda, muitas doenças são tratadas, mas é especialmente útil para artrite, reumatismo e radiculite.
Existem também tipos de mel escuro, como mel de prado e mel de chicória. O primeiro tem um sabor não muito agradável, mas um aroma excelente. O segundo é caracterizado por grande procura na medicina popular devido às suas propriedades antimicrobianas.
Variedades conhecidas de méis leves
O mel claro é mais popular que o mel escuro. Além disso, é mais adequado para uso oral, enquanto o tipo de produto discutido anteriormente é preferível para uso externo. As variedades de mel de cor clara mais populares:
- Acácia. Na forma líquida, a cor da substância é transparente. Quando se formam cristais de mel, a massa adquire uma tonalidade esbranquiçada ou levemente amarelada.
- Trevo. Incolor, transparente, mas de alto sabor. Ela, assim como a acácia, é considerada uma das melhores espécies de mel leve.
- Lima.É considerado quase um representante da classe premium. A alta classificação se deve às características organolépticas quase ideais.
- Pés doces. É obtido de abelhas que coletaram néctar de flores chamadas sweetcaps.
- Pepino. É obtido a partir do néctar que as abelhas coletam das flores amarelo-ouro do pepino.
- Resedovy. As abelhas fazem isso a partir do néctar coletado de uma flor chamada mignonette. Possui excelentes características organolépticas, sabor requintado e aroma agradável.
Phacelia e mel laranja claro também são procurados.
A diferença entre variedades claras e escuras
Embora seja fácil notar visualmente a diferença entre dois tipos de produtos apícolas, é impossível dizer inequivocamente qual produto é mais saudável. Cada um deles tem suas próprias qualidades positivas e negativas. As diferenças entre esses tipos de produtos apícolas são descritas com mais detalhes na tabela:
№ | Critério de comparação | Variedades leves | Variedades escuras |
1 | Cor | Branco ou transparente. Durante a cristalização, o produto pode adquirir tonalidade amarelada ou dourada. | Escuro, rico. Pode variar do marrom ao preto. Os produtos coníferos geralmente ficam esverdeados quando cristalizados. |
2 | Gosto | Refinado, rico, doce, com final de boca floral leve a intenso. | Ácido, forte, às vezes com um sabor amargo. O mel de castanha pode perder o amargor após o aquecimento; o que geralmente não é o caso de outros tipos de mel escuro. |
3 | valor energético | Relativamente baixo, portanto o produto pode ser consumido em pequenas quantidades para perda de peso. | Maior em comparação com variedades “brancas”. |
4 | Uso na medicina popular | Utilizado para administração oral ou na preparação de preparações naturais terapêuticas e profiláticas. | É usado principalmente externamente. A exceção são os tipos de mel de trigo sarraceno e pinho. |
Você pode considerar as diferenças entre as variedades de mel comparadas por um longo tempo. Mas você já conhece as principais qualidades distintivas de cada um deles.
Que tipo de produto apícola é melhor usar?
Cada tipo de mel é valioso à sua maneira. Além disso, ambas as variedades têm suas próprias propriedades benéficas especiais, além de efeitos positivos gerais. E tudo graças a certas diferenças na composição, pelo que o âmbito de aplicação destes tipos de produtos apícolas também pode variar.
Para uso externo
O mel escuro é mais indicado no tratamento de feridas, arranhões, hematomas, bem como no combate a patologias dermatológicas inflamatórias. Isso promove:
- eliminando o processo inflamatório;
- aliviar a dor, inchaço;
- acelerar a cicatrização de lesões cutâneas;
- aquecimento dos tecidos, o que é especialmente valioso para problemas de saúde dos músculos, ligamentos e articulações.
Para consumo interno
Certas variedades de mel escuro e todas as variedades de produtos apícolas claros podem ser adequadas para consumo interno. Entre as iguarias de cor rica para administração oral, é preferível dar preferência ao pinho, ao trigo sarraceno e à castanha.
Para o tratamento e prevenção de doenças
Variedades leves de mel são mais adequadas para esse fim. É na sua utilização que se baseiam a maioria das receitas da medicina tradicional, cuja principal tarefa é combater as doenças dos órgãos internos.Além disso, estão sendo preparados medicamentos especiais de uma espécie de medicina preventiva (preventiva) alternativa.
Observação. O mel escuro é adequado para o tratamento e prevenção de patologias cutâneas, articulares, ósseas ou musculares.
Para fins cosméticos
Para cuidar da pele, não há igual ao mel escuro. Mesmo as variedades light não contêm a mesma concentração de vitaminas e minerais valorizados na cosmetologia. Os principais são o tocoferol, o retinol, as vitaminas B (em particular o ácido pantotênico) e o ácido ascórbico. Não menos importantes são os minerais como zinco, magnésio, selênio, que estão presentes em abundância nos tipos escuros de mel.
Mas, caso não seja possível utilizar esse tipo de produto, pode-se levar variedades light.
Na luta contra quilos extras
Se você está acima do peso, é melhor evitar o consumo de variedades de mel escuro e dar preferência às variedades leves de produtos apícolas. E a razão para isso é o valor energético de cada um desses tipos de doces.
Grávida
Para mulheres grávidas, qualquer uma das variedades de produtos apícolas em consideração será igualmente útil. Afinal, os benefícios da iguaria dependem em grande parte não da cor da massa doce, mas de sua composição. Portanto, você pode consumir mel escuro e claro aos poucos. É permitido alterná-los, mas a gestante não deve ser alérgica ao produto!
Para crianças
As crianças preferirão variedades de mel light. A razão para isso é um sabor mais refinado, doce e suave.Mas para doenças respiratórias ou asma brônquica, dê preferência a um produto conífero.
Como você pode ver, é muito difícil dizer inequivocamente qual mel é melhor - escuro ou claro. Cada tipo de produto apícola tem suas próprias propriedades benéficas e diferenças na composição de vitaminas e minerais. Portanto, é bom que você tenha em casa dois potes de doces, e você decidirá qual e quando usar dependendo da situação.