As variedades de mel são determinadas pelas plantas das quais as abelhas industriosas coletam o néctar. Para classificar um produto como uma variedade específica, ele deve conter pelo menos 30% de pólen e néctar de uma planta de mel. Como descobrir qual mel de abelha é melhor, tília ou flor, e como distinguir produtos apícolas semelhantes pela aparência e sabor, examinaremos mais detalhadamente.
Como distinguir o mel de tília do mel de flores
O mel de tília é dominado pelo néctar e pólen coletados nas árvores de mesmo nome.O período de floração das plantas é limitado, não durando mais do que 2 a 3 semanas, portanto o produto natural da abelha tília é considerado mais valioso e raro.
Como a iguaria de tília difere de outras variedades de néctar:
- após o bombeamento da colmeia, a cor do mel é dourada clara ou âmbar, mas durante o processo de cristalização o produto clareia e fica quase incolor;
- o aroma doce é perfumado, com tons pronunciados de tília;
- O produto apícola de tília tem sabor adocicado, após o consumo há uma sensação de leve amargor, que desaparece imediatamente;
- O período de adição de açúcar para iguarias naturais é longo, até 6 a 7 meses.
O mel de tília é mais benéfico em caso de resfriados e infecções virais. O néctar ajuda a reduzir a temperatura corporal elevada, alivia o estado geral durante a doença, ativa as funções protetoras do corpo e fortalece o sistema imunológico.
O néctar das flores é coletado por insetos de várias plantas melíferas. O período de floração começa no início da primavera e termina no outono. A cor e o sabor desse produto variam dependendo das plantas que predominam na área onde é colhido. As propriedades curativas dos produtos florais da apicultura também podem diferir dependendo das indicações medicinais das plantas melíferas.
Qual mel é melhor escolher?
A escolha da guloseima depende diretamente de seu uso e finalidade.
O néctar coletado de tílias em flor tem propriedades antiinflamatórias e anti-sépticas:
- tem efeito antipirético;
- alivia a condição do paciente durante resfriados e gripes;
- aumenta a resistência do organismo aos efeitos negativos do meio ambiente, fortalece o sistema imunológico;
- melhora a visão;
- usado como diurético;
- tem um efeito positivo no funcionamento do sistema cardiovascular;
- tem um efeito benéfico no funcionamento dos sistemas digestivo e geniturinário;
- O néctar de tília é recomendado no tratamento complexo de doenças dos rins, fígado e vias biliares.
Em combinação com o leite de cabra, a doçura curativa é usada no tratamento da tuberculose e outras doenças respiratórias.
Graças à sua rica composição vitamínica e mineral, o néctar de tília tem se mostrado comprovado em cosmetologia para a produção de máscaras rejuvenescedoras e de limpeza.
O mel de flores também se caracteriza por uma composição única de nutrientes e substâncias benéficas. O seguinte produto apícola é utilizado para fins preventivos e medicinais:
- tem efeitos fortalecedores e antiinflamatórios gerais;
- ajuda a limpar o corpo de acumulações prejudiciais;
- tem um efeito benéfico no funcionamento do fígado, rins e órgãos digestivos;
- restaura o sistema nervoso, elimina a depressão, ajuda a lidar com a insônia e a fadiga crônica;
- ativa o funcionamento do cérebro e do sistema cardiovascular.
A iguaria também possui propriedades bactericidas, o que permite sua utilização para fins cosméticos para melhorar o estado da pele.
Importante! Não se esqueça das contra-indicações do produto apícola. Não é recomendado o consumo de mel para pessoas propensas a alergias, que sofrem de diabetes, hipertensão e doenças digestivas crônicas.
As melhores variedades
Qualquer mel natural de abelha tem propriedades benéficas e curativas.De particular valor são as variedades do produto coletadas em áreas ecologicamente corretas e inacessíveis à maioria das pessoas.
Mel de tília
O mais valioso é o néctar de tília do Extremo Oriente e Bashkir.
- Na Bashkiria, as tílias são onipresentes, por isso não é difícil para as abelhas coletar néctar e pólen doces e curativos. Esta iguaria é recomendada para idosos para manter o funcionamento do coração, limpar os vasos sanguíneos e diminuir os níveis de colesterol. O produto apícola de tília Bashkir distingue-se pela sua consistência viscosa, tonalidade clara, sabor a tília com amargor característico e aroma floral.
- O doce do Extremo Oriente é obtido pelas abelhas nas encostas das montanhas, por isso é considerado o produto mais ecologicamente correto e que não causa reações alérgicas. Na aparência, esse mel distingue-se pela tonalidade avermelhada e pelo sabor e aroma delicados e doces de tília.
Importante! O tempo de cristalização do mel de tília pode variar dependendo da região onde o doce é extraído.
Mel de flor
Entre as variedades de flores, o néctar obtido em áreas montanhosas e florestais é considerado especialmente valioso. O mel de abelha de Altai é coletado por insetos nas montanhas durante o período de floração de várias plantas melíferas úteis.
O néctar da floresta siberiana ou taiga também é caracterizado por muitas propriedades benéficas e curativas. Além de pólen e néctar, contém melada de árvores coníferas e caducifólias, o que é benéfico para o corpo. A iguaria apresenta tonalidade mais escura, sabor invulgar com ligeiro amargor e agradável aroma floral-conífero.
O produto apícola é coletado por insetos longe de empreendimentos industriais e habitats humanos, por isso é considerado o mais ecologicamente correto.