O mel não é apenas saboroso, mas também uma iguaria saudável. O produto apícola é utilizado há muito tempo na prevenção e tratamento de muitas doenças, e tem efeito fortalecedor geral, calmante e antiinflamatório. Existem muitas variedades de néctares medicinais apresentadas em mercados e lojas, mas o comprador não consegue descobrir qual mel é o mais saudável e delicioso.
As mais deliciosas variedades de mel
O mel natural de abelha traz grandes benefícios ao corpo humano.Castanha, urze, centáurea, melada, produtos apícolas de colza, néctar de dente-de-leão e agulhas de pinheiro têm um amargor natural, mas são indispensáveis no tratamento de certas doenças e na cosmetologia. Este mel raramente é consumido como guloseima.
Para aproveitar o dom das abelhas e beneficiar o corpo, escolha um produto com sabor e aroma doce e floral. Quais tipos de mel são considerados os mais deliciosos, veremos mais detalhes.
Lima
Todas as pessoas já experimentaram mel de abelha de tília pelo menos uma vez na vida. A iguaria curativa é caracterizada por um sabor adocicado e um final de boca ácido com notas amadeiradas e florais. O produto apícola natural é caracterizado por uma tonalidade pálida e amarelada e uma consistência viscosa. Se o néctar tiver tonalidade esverdeada, significa que contém mel de melada, o que aumenta seu valor.
A iguaria adquire sua cor âmbar ou dourada com a entrada de pólen. O conteúdo calórico da iguaria de tília é de 325 unidades de energia por 100 g de produto fresco.
Além de excelentes características gustativas, a doçura possui propriedades curativas:
- fortalece o sistema imunológico, protege o corpo dos efeitos de vírus e bactérias;
- tem efeito antipirético, alivia resfriados e gripes;
- tem um efeito benéfico nos órgãos digestivos, rins, fígado, coração e sistema vascular;
- limpa o corpo de acumulações prejudiciais, ajuda a eliminar o excesso de peso;
- tem um efeito calmante, ajuda a eliminar a insônia e a depressão.
Importante! O néctar natural de tília cristaliza e adquire consistência açucarada 7 meses após ser bombeado para fora da colmeia.
Trevo
O trevo é uma excelente planta de mel da qual as abelhas coletam néctar e pólen. A cor e o sabor da iguaria dependem diretamente do tipo de flores da planta, que são vermelhas ou brancas. Presente natural colhido a partir do trevo branco, caracteriza-se por tonalidade amarelada-esverdeada, consistência viscosa e transparente, sabor e aroma florais. O mel obtido da variedade vermelha da planta é caracterizado por um longo período de cristalização e tonalidade amarelada avermelhada.
O conteúdo calórico dos doces é de 310 unidades energéticas por 100 g de produto natural. O presente de abelha do trevo tem as seguintes propriedades curativas:
- tem um efeito benéfico nos processos metabólicos;
- promove a remoção de toxinas e acúmulos nocivos do corpo;
- tem efeito hemostático;
- promove a rápida recuperação do corpo após doenças e operações;
- apoia o funcionamento correto e suave dos órgãos digestivos, coração e vasos sanguíneos.
Importante! Uma iguaria feita de trevo ativa o funcionamento do cérebro, normaliza o funcionamento do sistema nervoso e promove processos hematopoiéticos.
Carmesim
O mel natural de framboesa raramente é encontrado nas prateleiras das lojas e nos mercados. O período de floração do arbusto de baga é limitado, pelo que o néctar recolhido pelas abelhas tem um valor especial, tanto para alimentação como para fins medicinais.
O presente de framboesa e abelha tem efeito fortalecedor geral e anti-séptico, recomendado durante a temporada de gripes e resfriados.O néctar também normaliza distúrbios hormonais e é usado no tratamento de doenças ginecológicas e urológicas.
Importante! O néctar natural de framboesa é recomendado para doenças crônicas do trato respiratório, é um excelente remédio para dores de garganta, amigdalites e outros resfriados e lesões virais do corpo.
Trigo sarraceno
Para obter mel de trigo sarraceno, os insetos coletam néctar dos campos da planta melífera de mesmo nome. A iguaria é caracterizada por tons amarelos escuros ou marrons, devido ao alto teor de ferro no produto apícola. A iguaria tem sabor doce e ácido, com leve sensação de amargor no final de boca, que passa rapidamente.
O néctar de trigo sarraceno contém uma enorme quantidade de substâncias úteis e nutrientes. Promove processos hematopoiéticos, normaliza o funcionamento dos órgãos digestivos, possui propriedades antiinflamatórias e bactericidas.
Importante! A iguaria do trigo sarraceno normaliza a pressão arterial, tem um efeito benéfico nos órgãos visuais e ajuda no processo de recuperação após uma doença.
Donnikovy
As abelhas extraem o doce néctar do trevo da planta melífera de mesmo nome, que floresce no início do outono. A planta daninha é dividida em variedades brancas e amarelas. O produto apícola fresco caracteriza-se por uma consistência viscosa, tonalidade âmbar e sabor adocicado, com ligeiro amargor no final de boca. O néctar apresenta aroma floral com leves notas de baunilha.
A iguaria promove a rápida cicatrização de diversas lesões e feridas e possui propriedades anti-sépticas. Além disso, o trevo doce ajuda a normalizar o funcionamento do sistema nervoso, auxilia no tratamento de resfriados e doenças virais.
Importante! O néctar obtido da variedade amarela da planta rapidamente cristaliza. O período de cristalização do mel de trevo branco é longo.
Acácia
A cor do néctar coletado pelas abelhas nas acácias pode variar dependendo da variedade da planta. A iguaria obtida da acácia branca caracteriza-se por uma tonalidade muito clara, enquanto a variedade de flores amarelas produz um doce de cor âmbar.
Importante! O mel de abelha acácia é o único produto apícola que não causa reações alérgicas.
Qual mel é melhor e mais saudável?
A questão de qual mel é melhor e mais saudável não pode ser respondida de forma inequívoca, porque, como dizem, não há discussão sobre sabores. Variedades de néctar de abelha coletadas em áreas ecologicamente limpas e prósperas são valorizadas em todo o mundo. E as demais características da iguaria são escolhidas com base no aproveitamento posterior do valioso produto apícola.