A humanidade não tem absolutamente nada a ver com a produção de mel natural de flores. Todos os processos de aparecimento de um produto saboroso e curativo são controlados por insetos. Os apicultores melhoram o habitat dos trabalhadores coletores de néctar e bombeiam o produto acabado das colmeias no momento certo. Aí a querida iguaria vai parar nas gôndolas dos mercados e lojas. Veremos como escolher o mel natural certo e não ser vítima de engano.
Truques básicos na hora de escolher
Ao escolher um produto apícola, você precisa saber que muitos vendedores de doces falsificam o mel natural de flores misturando diferentes variedades e adicionando corantes naturais ou químicos a eles. Além disso, cada vez mais variedades exóticas de néctar aparecem em lojas e mercados, que, em princípio, não são encontradas na natureza.
- A mistura de diferentes tipos de doces é chamada de blending, e o vendedor é obrigado a avisar que o produto passou por tal processamento. Após a mistura, o néctar adquire cheiro e aroma pungentes e torna-se de cor escura.
- Na forma líquida, a guloseima dura de 3 a 7 meses. O processo de cristalização e fermentação depende diretamente das plantas das quais os insetos coletaram o néctar, da maturidade do mel e das condições de armazenamento. Os apicultores costumam passar a doçura cristalizada e depois dissolvida em banho-maria como néctar fresco. Esse mel é submetido a tratamento térmico e perde grande parte de suas propriedades curativas.
- O presente natural das abelhas é falsificado através da produção de xarope de frutose e glicose. Este produto é obtido a partir de raízes de açúcar ou resíduos da produção de álcool. É claro que o néctar falso carece dos benefícios e nutrientes produzidos pelos insetos trabalhadores.
- Um apicultor não pode obter mais do que 3-4 variedades de doces florais naturais em uma temporada. Se o vendedor disser que todas as 20 variedades de néctar vêm de seu apiário pessoal, isso não é verdade. Muito provavelmente, esse produto contém aditivos estranhos e prejudiciais ao corpo.
Conselho! Donas de casa experientes colocam uma gota de iodo em uma colher com mel. Se o néctar adquirir uma tonalidade azulada, significa que contém farinha ou amido.
Como escolher um produto natural no mercado?
Qualquer mercado atrai compradores com sua variedade e grande seleção de produtos apícolas. Também em muitas regiões são realizadas exposições, feiras e festivais especiais de mel. Para escolher um néctar de alta qualidade, você precisa saber claramente qual é a aparência, o cheiro e o sabor do mel de flores naturais.
Maturidade
Você pode determinar a qualidade pela maturidade da iguaria. Após coletar o néctar, as abelhas o colocam em células bem ventiladas para ventilar o excesso de umidade. Em seguida, as células são seladas com cera e inicia-se o processo de fermentação do mel. Após 3-4 semanas, as reações químicas são concluídas e os apicultores retiram a iguaria de suas colmeias. Quanto mais cedo o apicultor extrair a doçura das células, mais umidade permanecerá nelas.
Importante! O teor de umidade permitido no néctar de flores de alta qualidade não deve exceder 20%.
Gosto
O sabor da doçura depende diretamente das plantas melíferas das quais os insetos coletaram o néctar.
O mel de alta qualidade pode ser identificado pelas seguintes características de sabor:
- após o consumo, surge uma sensação de dor na garganta;
- ausência de caramelo estranho ou qualquer outro sabor;
- o néctar não deve conter amargor ou acidez muito evidente;
- O sabor do mel natural é agradável e não contém notas enjoativas.
Os produtos apícolas de castanha, tabaco e melada podem ter um sabor amargo natural; a doçura da tília também pode deixar um leve sabor amargo após o consumo.
Por aroma
Um verdadeiro presente de abelha sempre tem um aroma específico de flores ou ervas. As variedades de castanha e melada do produto caracterizam-se por um aroma ácido e ligeiramente áspero. Mas a doçura das ervas tem um cheiro agradável de ervas. O aroma do néctar de tília é dominado por notas florais.
Importante! O produto falsificado apresenta um odor muito leve ou nenhum odor.
Por consistência
A duração do processo de cristalização varia entre os diferentes tipos de mel. Mas qualquer uma das variedades de doçura natural forma cristais de açúcar em meados do outono. Se o néctar permanecer líquido e pegajoso durante o inverno, provavelmente será dissolvido ou diluído com ingredientes estranhos.
Avaliação visual do produto
Você também pode escolher uma iguaria natural com base em características externas:
- o néctar de tília fresco é caracterizado por uma tonalidade amarela ou âmbar e uma consistência transparente e viscosa;
- as variedades amargas e o mel de trigo sarraceno distinguem-se pela sua cor castanha escura, mas a clareza do produto permanece inalterada, a menos que seja cristalizado;
- a iguaria de maio pode ter um tom esverdeado, como a variedade de doces de erva-cidreira;
- A variedade de flores frescas da iguaria apresenta sempre uma tonalidade amarela brilhante ou dourada;
- O néctar de girassol tem tons âmbar brilhantes;
- o produto da abelha do pinheiro contém um grande número de enzimas específicas, que lhe conferem uma cor castanha escura com tonalidade esverdeada;
- A planta do mel do trevo doce é caracterizada pelo néctar âmbar;
- a iguaria colhida nas montanhas tem tonalidade amarela ou dourada;
- O mel das abelhas selvagens pode variar em cor dependendo do tipo de planta da qual os insetos coletaram o néctar doce.
O mel de flor de acácia é considerado o mais leve. A iguaria é caracterizada por uma cristalização muito longa e um tom turvo natural.