O mel artificial é uma substância doce e açucarada que se forma sem a participação das abelhas. É preparado com vários ingredientes e o sabor lembra apenas vagamente um produto apícola de flores. Este doce produto é um bom substituto do mel natural para quem sofre de alergias e não pode consumir mel natural devido à intolerância individual. Você mesmo pode preparar a massa usando diferentes opções de receitas.
Por que você precisa de mel artificial?
O mel artificial é usado apenas na culinária. Não é utilizado para fins medicinais ou cosméticos, pois carece da maioria das suas propriedades benéficas para a saúde. É utilizado na fabricação de produtos de confeitaria, no lugar do mel natural. Às vezes, também é adicionado a produtos assados ou doces como um análogo do açúcar seco comum ou do xarope de açúcar.
Composição e conteúdo calórico
O mel artificial não contém as substâncias presentes na substância produzida pelas abelhas. A fórmula deste melaço consiste em:
- 48% de frutose e glicose;
- cerca de 30% de sacarose;
- até 22% de água;
- 80% de carboidratos;
- 3% de impurezas adicionais.
O conteúdo calórico do mel artificial é de aproximadamente 304 quilocalorias por 100 gramas de produto.
Processo de produção
O produto é produzido industrialmente a partir de diversos tipos de açúcar. Pode ser obtido a partir de vegetais ou frutas:
- beterraba;
- melancias;
- milho;
- melões;
- uvas;
- junco
Para dar à mistura uma cor característica de mel, são utilizados vários aditivos naturais. Na maioria das vezes é chá, açafrão ou decocção de erva de São João. Cores artificiais são usadas com menos frequência e, às vezes, uma pequena quantidade de mel natural é adicionada ao melaço.
O método de fabricação do produto em questão é denominado hidrólise ácida. Envolve o uso adicional de ácidos orgânicos, mais frequentemente cítrico, menos frequentemente láctico. As matérias-primas são prensadas para a obtenção do suco, que posteriormente é evaporado. Esse processo continua até que a matéria-prima adquira a cor e a consistência desejadas.
Receitas em casa
Você pode comprar mel artificial ou fazer você mesmo. Para obter um produto delicioso, use a receita que desejar.
Açúcar
Devido ao baixo custo da matéria-prima, esse produto é feito a partir de beterraba ou cana-de-açúcar. Proporção de ingredientes:
- açúcar – 70 gramas;
- água fervente – 30 mililitros;
- ácido cítrico – 1 grama;
- em vez de ácido cítrico, você pode tomar ácido fórmico na quantidade de meio grama;
- bicarbonato de sódio – 0,8 gramas.
Para misturar os ingredientes, prepare uma xícara de porcelana ou um copo especial. Despeje o açúcar em um recipiente e dilua em água fervente. Mexa os ingredientes até obter uma massa viscosa, depois despeje em uma panela e leve a 80 °C. Cozinhe a mistura em fogo baixo por 2 horas, lembrando de mexer sempre. Resfrie o mel acabado e despeje em potes.
De sabugueiro
Você também pode fazer mel a partir de materiais vegetais. E, em particular, do sabugueiro, que dará à massa um sabor picante e uma cor característica.
Pegue um frasco de 0,5 litro com inflorescências de sabugueiro bem compactadas. Transfira a matéria-prima para uma panela, onde primeiro despeje 1 litro de água. Leve a mistura para ferver, cozinhe em fogo baixo por 10 minutos, depois desligue o fogo e deixe o caldo esfriar. Deixe agir por 12-15 horas e depois coe.
Adicione 3 quilos de açúcar ao líquido resultante, leve a mistura para ferver e cozinhe por uma hora em fogo baixo. Mexa a mistura regularmente e, quando engrossar, desligue o fogo e acrescente 1 colher de chá de ácido cítrico. Mexa o “mel” para que todos os ingredientes fiquem uniformemente misturados e, quando esfriar, use como pretendido.
Carmesim
Para fazer um produto tão saudável, misture 2 quilos de açúcar com meio litro de água. Ferva a calda, retirando regularmente a espuma da superfície. Adicione 4 quilos de xarope de framboesa pré-preparado, deixe ferver e retire novamente a espuma.
Retire o recipiente do fogão, adicione 25-30 gramas de ácido láctico e 50 gramas de essência de heliotrópio à mistura ainda quente. Misture tudo bem, despeje em potes, deixe esfriar e enrole as tampas.
De ameixa cereja amarela
Este tipo de ameixa é um excelente análogo tônico do mel. Consumir a mistura ajuda a normalizar o apetite e melhorar o humor. Encha 1 quilo de ameixa cereja com meio litro de água. Cozinhe até que as frutas soltem todo o suco. Esfrie o caldo, passe por um pano de algodão ou peneira.
Despeje o açúcar no líquido na proporção de 1:1. Cozinhe a mistura em fogo médio até ficar espessa e lisa. Seu mel de ameixa cereja está pronto!
Melancia
Um nome alternativo para esse produto é nardek. Para prepará-la, pegue uma melancia madura, maior e mais doce, e use uma colher de pau para separar a polpa da casca. Passe por uma peneira e depois por um pano de algodão. Ferva a massa de melancia, deixe esfriar e coe novamente. Coloque o recipiente novamente no fogo e cozinhe o líquido até engrossar.
De melão
O mel de melão perfumado é preparado da seguinte forma:
- retire a crosta da superfície da fruta, retire as sementes da polpa;
- passe a fruta por um moedor de carne;
- coe o suco com uma gaze;
- cozinhe o líquido resultante até reduzir de volume seis vezes.
Agora esfrie a mistura e despeje em potes esterilizados.
Abóbora
Escolha apenas vegetais totalmente maduros. Corte a parte superior e retire todas as sementes. Despeje o açúcar dentro, cubra a abóbora com o “chapéu” cortado. O néctar que aparecerá dentro do vegetal em uma semana será o mel de abóbora.
Fruta
O mel artificial de frutas também é chamado de bekmes.Não contém açúcar e pode ser feito com frutas completamente diferentes. Mas o princípio de receber guloseimas é o mesmo em qualquer caso. Vejamos isso usando as uvas como exemplo.
Coe o suco de 1 quilo de fruta em um pano de algodão. Cozinhe em fogo médio até que o volume do líquido seja reduzido em três. Quando o suco adquire consistência de geleia, o “mel” é considerado pronto. Você pode preparar esta iguaria com um ou vários tipos de frutas ao mesmo tempo.
De acácia
Para preparar uma guloseima saborosa e saudável, leve:
- 1,5 litros de água;
- 2 limões médios;
- 1 quilo de flores de acácia;
- 2 quilos de açúcar.
Enxágue as flores de acácia, deixe escorrer o líquido e encha com água. Corte o limão em cubos e adicione à mistura de flores. Leve a panela ao fogo, leve os ingredientes para ferver e cozinhe por mais 20 minutos em fogo baixo.
Coe o líquido com um pano de algodão, acrescente o açúcar e cozinhe por 2 horas. Despeje o mel resfriado em potes esterilizados e feche com as tampas.
Como distinguir do natural?
Um produto artificial pode ser distinguido pelos seguintes critérios:
- falta de viscosidade característica dos produtos apícolas naturais;
- mantendo sua consistência original sem início da fase de cristalização;
- menor custo comparado ao mel genuíno;
- ausência de dor de garganta após comer “falsificado”;
- predominância da base sem qualquer sabor floral ou herbáceo.
O mel produzido artificialmente pode ser reconhecido pelo seu sabor. Assemelha-se a caramelo ou até açúcar queimado. Ele também espuma visivelmente quando derramado em um prato ou xícara.Usando esses pequenos truques, você pode entender facilmente que tipo de mel está vendo - genuíno ou obtido artificialmente.
Contra-indicações
O produto doce, ao contrário do mel natural, não é contra-indicado para uso em caso de alergia a produtos apícolas. Mas também tem proibições de uso, incluindo:
- intolerância a produtos doces;
- obesidade;
- diabetes mellitus de qualquer tipo e gravidade;
- problemas com esmalte dentário;
- alergia a componentes adicionais utilizados na obtenção do produto.
Durante a gravidez, não é proibido consumir esses doces, mas seu uso deve ser feito com cautela.
Recursos de armazenamento
Após o preparo, a massa deve ser colocada em frascos estéreis de diferentes capacidades. É necessário selar os recipientes com tampas de náilon ou papel grosso, envolvendo-os com elástico. Não é recomendado o uso de tampas metálicas para não provocar o desenvolvimento de processos oxidativos.
A temperatura do ar para armazenar esse mel não deve exceder +25 °C. Recomenda-se colocar os potes na geladeira ou despensa escura. Se armazenado corretamente, o prazo de validade do produto será de 9 a 12 meses.
O mel artificial é, em muitos aspectos, inferior aos produtos apícolas naturais. Mas também tem uma área de aplicação própria, possuindo características organolépticas agradáveis. E se você mesmo prepará-lo, usando aditivos naturais de frutas ou vegetais, a doçura adquirirá não só um sabor agradável, mas também uma série de propriedades benéficas.