Hoje existe um grande número de variedades de mel que diferem entre si no sabor. Eles têm diferentes composições químicas e benefícios. As variedades de mel de coníferas são de alto valor. Distinguem-se por uma tonalidade âmbar esverdeada incomum e um agradável aroma de resina. Este produto contém muitos componentes valiosos e traz grandes benefícios à saúde. Pode ser utilizado no tratamento e prevenção de diversas patologias.
De onde o produto é coletado?
O mel de coníferas é um produto único que as abelhas produzem a partir de um líquido especial - a melada.É produzido pelas árvores e pelos insetos que nelas vivem. As abelhas passam para a coleta de melada no início do outono, quando termina o período de floração de todas as plantas.
Na maioria das vezes, os insetos produzem mel de pinheiro. Também variedades muito populares incluem variedades de abetos e abetos. Os insetos processam a melada coletada da mesma forma que o néctar das flores.
As abelhas obtêm melada das seguintes fontes:
- Vegetal. Durante períodos de oscilações de temperatura e mudanças bruscas nas condições climáticas, secreções açucaradas aparecem na casca das plantas coníferas. São a melada, que é uma excelente fonte de matéria-prima para as abelhas. Este líquido consiste principalmente em água e sacarídeos.
- Animal. Alguns tipos de insetos que se alimentam da seiva das plantas deixam uma secreção adocicada e pegajosa nas árvores. Eles são chamados de melada. Contém muito açúcar, água e proteínas. A substância também inclui fibras alimentares e sucos vegetais.
Este tipo de mel apresenta características que permitem distingui-lo de outros produtos apícolas. Isso inclui o seguinte:
- Sombra escura. Ao mesmo tempo, o mel escurece gradualmente. Nos favos de mel o produto apresenta coloração âmbar esverdeada.
- Consistência espessa e viscosa.
- Aroma pronunciado de pinho.
- Sabor resinoso com notas amargas e ácidas.
O mel de coníferas não cristaliza, mas devido à sua maior higroscopicidade, azeda e separa-se rapidamente. Como resultado, forma-se um sedimento grosso.
O valor nutricional
As propriedades benéficas do mel de pinheiro estão associadas à sua composição. O produto é significativamente diferente de outros produtos apícolas. A matéria animal inclui produtos de degradação de proteínas. O produto vegetal contém muitos carboidratos.
Em média, o mel de pinho contém mais de 65% de frutose e glicose.Também contém 15% de sacarose e 11% de polissacarídeos, incluindo dextrina e melicitose. Aproximadamente 3% vem de componentes proteicos. O produto contém muitos ácidos orgânicos, componentes nitrogenados, minerais e lipídios.
Benefícios do produto
A iguaria do pinho contém muitos componentes valiosos. Graças a isso, encontrou ampla utilização na medicina popular. Este produto é frequentemente adicionado a infusões, decocções e pomadas medicinais. Ajuda a aumentar o efeito terapêutico.
A composição é usada para resolver os seguintes problemas:
- cura e restauração da integridade dos tecidos conjuntivos;
- eliminação de patologias dermatológicas - acne, espinhas, eczema;
- tratamento de amigdalite, asma brônquica, dor de garganta, lesões do aparelho respiratório;
- livrar-se de microorganismos nocivos;
- restauração do funcionamento normal dos órgãos digestivos e da microflora intestinal;
- tratamento da tuberculose;
- fortalecimento do sistema imunológico;
- eliminação de infecções virais.
etnociência
O néctar de coníferas é usado para preparar vários remédios que ajudam a lidar com diversas patologias:
- Para o tratamento de bronquite crônica, tuberculose, asma brônquica e pneumonia, recomenda-se que os adultos consumam 2 colheres de sopa do produto todas as manhãs com o estômago vazio. As crianças devem reduzir esta quantidade para 1 colher.
- Para melhorar as funções do corpo humano, recomenda-se consumir uma mistura de 20 mililitros de néctar de pinheiro e meia colher pequena de pólen de pinheiro. A composição é recomendada para uso diurno e noturno durante 3 semanas.
- Para limpar o corpo de patógenos, recomenda-se misturar 1 litro de chá verde e 1 colher de sopa de mel e pólen. Você também deve adicionar meio limão e 1 colher de vodka. Use o produto resultante três vezes ao dia.
- Para tuberculose, misture 1 colher de pólen e 1 litro de néctar de pinheiro. Infundir a composição por 24 horas e consumir 2 colheres pequenas três vezes ao dia. Recomenda-se fazer isso por 2 semanas. O produto deve ser regado com leite.
Aplicação de mel
Para que esse mel traga benefícios à saúde, é importante utilizá-lo corretamente. A composição deve ser usada separadamente. Geralmente não é recomendado misturá-lo com nada. O produto também pode ser adicionado ao chá de ervas. É importante que a temperatura do líquido não ultrapasse +60 graus. Caso contrário, o mel perderá os seus benefícios.
Ao consumir mel de pinho, deve-se respeitar a dosagem. Normalmente, os especialistas não recomendam tomar mais de 1 colher de sopa do produto por dia.
Contra-indicações e danos
O mel de coníferas quase não tem contra-indicações. Pode causar danos apenas nos seguintes casos:
- intolerância individual;
- uso descontrolado;
- exacerbação de quaisquer patologias.
Os médicos não recomendam o consumo de néctar de abelha para crianças pequenas e pessoas propensas a alergias. Deve ser consumido com muita cautela se você tiver diabetes ou obesidade. O mesmo se aplica a mulheres grávidas e lactantes.
Recursos e prazo de validade
O produto é altamente higroscópico, por isso pode oxidar e deteriorar rapidamente. Ao armazenar o mel em uma sala quente, ele se separa em sedimentos líquidos e cristalinos. Recomenda-se guardar a iguaria de pinho na geladeira. Deve ser consumido dentro de 1 mês.
O mel de coníferas é um produto apícola muito valioso, que se distingue pela sua rica composição química e propriedades benéficas. Com o consumo sistemático de iguarias, é possível melhorar a saúde geral e livrar-se de muitos problemas. Porém, antes de começar a usar o produto, é recomendável consultar um médico.