O valor do mel natural reside, antes de tudo, nas suas qualidades curativas. No entanto, os compradores frequentemente encontram produtos falsificados. Por isso, muitos amantes da iguaria se preocupam em saber como determinar a naturalidade do mel de trigo sarraceno. Na hora de comprar doces é preciso estar atento a vários parâmetros: sabor, tonalidade, aroma, consistência.
O que é mel de trigo sarraceno e como ele se parece?
O produto pertence à espécie monofloral, pois é colhido apenas na floração do trigo sarraceno.O verdadeiro néctar apresenta uma ampla gama de benefícios: melhora a digestão, fortalece o sistema imunológico, normaliza a atividade do sistema cardiovascular, promove a formação do sangue e é usado como elemento cosmético. O mel contém muitas vitaminas (grupo B, C) e microelementos (cobalto, ferro, manganês, zinco), antioxidantes. Pelas suas propriedades anti-sépticas, o produto está incluído em regimes de tratamento de doenças ginecológicas (endometriose, miomas, erosões).
Na aparência, a doçura tem uma rica tonalidade âmbar escura. O mel de trigo sarraceno é uma iguaria para todos devido ao seu sabor ácido único com notas amargas.
Como distinguir de um falso
O produto difere significativamente de outros tipos de mel na cor, sabor e aroma. Para não se enganar na hora de escolher os doces, é preciso conhecer os tipos de testes populares.
Por cor
Uma peculiar tonalidade marrom escura é uma característica do néctar de trigo sarraceno. Graças ao processo de cristalização, a doçura fica mais clara, mas sua tonalidade não muda significativamente. Para verificar a naturalidade de um produto em casa, vários métodos são utilizados.
Um método popular é diluir levemente uma pequena porção da guloseima com água. Então o iodo é colocado na doçura. O aparecimento de uma tonalidade azul no néctar significa a presença de impurezas estranhas (amido, farinha).
Gosto
O mel de trigo sarraceno é fácil de reconhecer pelo seu sabor amargo característico. Muitos amantes da iguaria notam que o sabor é acompanhado por uma sensação de “lagarto”. Nem todos os amantes de doces gostam do sabor pronunciado. Porém, por conta dessa característica, ninguém duvida das propriedades curativas do produto.
Para aroma
Normalmente a qualidade do mel é difícil de avaliar pelo aroma.Porque com o tempo, o produto doce perde seu cheiro único. Além disso, se o néctar for armazenado aberto, qualquer aroma desaparece gradualmente. O mel fresco de trigo sarraceno tem um cheiro rico, às vezes você pode encontrar leves notas de sobremesa de nozes.
Como distinguir de outras variedades
O aroma do trigo sarraceno pode ser considerado exótico, pois não é familiar a todos. Uma característica bem conhecida de qualquer mel é a absorção de aromas estranhos. Portanto, ao avaliar o néctar, é melhor focar nas tonalidades e no sabor.
Como eles fingem isso?
A falsificação de doces medicinais é comum. Vendedores inescrupulosos costumam diluir o néctar com várias substâncias para dar-lhe mais peso. Métodos comuns de falsificação:
- Para aumentar o volume do produto, adiciona-se amido. A presença de uma impureza pode ser facilmente verificada com iodo (algumas gotas de iodo tornam a solução doce azul);
- Uma opção comum é diluir o mel com calda de açúcar. Para garantir a presença de calda, use um lápis químico especial. Para verificar, mergulhe a ponta de um lápis no mel. Em seguida, desenhe uma linha no papel. Uma tonalidade roxa ou azul na marca do lápis indica a presença de água no néctar;
- O produto natural é quase totalmente solúvel em água. Se aparecerem flocos na solução ou se formar um precipitado, significa que há impurezas estranhas no néctar;
- Às vezes, giz é adicionado ao produto para aumentar a viscosidade e o peso. Para identificá-lo, use vinagre de mesa. Uma pequena porção da guloseima é colocada em uma solução de vinagre (o giz reage com o vinagre, formando pequenas bolhas).
Na hora de comprar doces, é recomendável avaliar não apenas o aroma ou a tonalidade, pois a cor do néctar pode mudar durante a cristalização e o cheiro torna-se levemente distinguível com o tempo. Para ter certeza de que o produto é natural, é fácil fazer vários testes em casa.
O mel pecaminoso natural é um remédio popular comprovado para o tratamento de várias doenças. Porém, o efeito terapêutico é observado apenas se for utilizado um produto real que não contenha impurezas estranhas. Mesmo em casa não será difícil verificar a naturalidade de um doce.