Nem todas as pessoas sabem sobre as propriedades benéficas e, de fato, sobre a própria existência de um mel medicinal dimorfo único. Apicultores experientes, biólogos e fitoterapeutas, bem como especialistas no uso do mel para fins medicinais - apiterapeutas, são os que têm mais informações sobre o assunto. Possui aroma profundo e sabor incomum. Pelas suas propriedades benéficas e contra-indicações mínimas, este tipo de mel é considerado um dos mais raros do mundo.
Composição e aparência
A base do mel é o dimorfante, ou calopanax de sete lóbulos, planta relíquia da família Araliaceae, também chamada de “nogueira branca” por causa de sua bela madeira. Ela cresce em quantidades limitadas no Sudeste Asiático e no Extremo Oriente - no Japão, Coréia, China, no sul da região de Amur na Rússia, Sakhalin e nas Ilhas Curilas. A árvore é do período terciário, só isso a torna rara, e se considerarmos que também possui madeira única, fica claro porque o mel dimorfa é tão raro.
Mas a principal razão da sua singularidade é a sua floração instável. Calopanax distingue-se pelo seu capricho e exigência nas condições de cultivo, razão pela qual só pode florescer uma vez a cada 3 ou 4 anos.
Composto:
- Vitaminas do grupo B, A, C, E e PP.
- Macro e microelementos.
- Aminoácidos.
- Carboidratos (81% açúcares).
- Adaptógenos.
- Óleos essenciais.
O produto possui um aroma especial pronunciado, um sabor específico memorável e uma bela cor. É transparente, marrom dourado e cristaliza muito lentamente. Mas as suas qualidades medicinais mais valiosas tornaram-no popular.
Recursos benéficos
O mel Calopanax possui propriedades desinfetantes, bactericidas, analgésicas, antiinflamatórias e adaptogênicas. É útil tomá-lo em caso de exaustão e após doenças graves ou intervenções cirúrgicas (se não houver contra-indicações), em caso de distúrbios do sistema nervoso e cardiovascular.
Esta substância útil combate infecções pustulosas e feridas inflamadas, por exemplo, permite curar rapidamente a furunculose ou a acne.
Aplicação de mel dimorfante
O produto é utilizado nos seguintes casos:
- No tratamento de inflamações e resfriados.
- Como coadjuvante e estimulador da própria imunidade.
- Para a prevenção de doenças cardiovasculares.
- Limpeza e regeneração do tecido hepático, estimulação do fluxo biliar.
- Prevenção e tratamento de doenças da tireoide.
- Fortalecendo o sistema nervoso, estimulando a resistência ao estresse.
- Tratamento de doenças de pele, feridas, escoriações e arranhões.
Sua rara composição permite que seja utilizado como um dos componentes de produtos cosméticos. Cremes e loções com mel dimorfante ajudam a rejuvenescer e limpar a pele, melhorar o suprimento sanguíneo e o turgor, dar uma cor saudável e suavizar as rugas.
Como distinguir o verdadeiro mel dimorfante?
Uma composição rara e valiosa é falsificada, por isso é importante saber distinguir um produto natural de um falsificado. Às vezes, essa variedade é considerada mel de tília ou é feita uma mistura que nada tem a ver com substâncias de origem natural.
Para distinguir um produto de um falso, você precisa se concentrar nas características do mel dimorfante:
- Raridade - é impossível comprá-lo “a cada passo”.
- Hora do recebimento. Calopanax floresce em agosto e nesse período não há mais árvores floridas.
- Preço Alto.
- A consistência específica é líquida, ligeiramente viscosa.
- Mudança lenta de textura e cristalização. O mel dimorfante pode ser armazenado sem açúcar por 12 meses ou mais e, caso isso aconteça, adquire textura uniforme com cristais extremamente pequenos.
- Sabor memorável, doce, com amargor e leve final de boca ácido.
- Um aroma complexo que combina notas florais, frutadas e amadeiradas.
Em que casos o produto é contraindicado?
Contra-indicação de uso – reações alérgicas a produtos apícolas. Também não deve ser usado para diabetes, obesidade ou pessoas com digestão sensível.
O mel pode ser usado com cautela e em quantidades mínimas por crianças e idosos, bem como por mulheres grávidas e lactantes. Se não ocorrerem efeitos colaterais ao usá-lo, o mel pode ser usado como medicamento, cosmético antienvelhecimento e produto alimentar saudável.
Condições de armazenamento
O mel dimorfante deve ser armazenado nas condições adequadas. Tolera quedas de temperatura até -6 graus Celsius, o que significa que um recipiente de vidro pode ser colocado na geladeira. Porém, temperaturas acima de +20 graus Celsius prejudicam a composição benéfica, pois as vitaminas são perdidas quando aquecidas. Isso também afeta negativamente os adaptógenos contidos neste produto apícola.
O mel deve ser acondicionado em recipientes de vidro ou cerâmica que possam ser derramados, que não oxidem e não absorvam odores estranhos, com tampa bem fechada. Eles precisam ser protegidos da luz solar, mantidos no escuro e com umidade mínima, e não colocados perto de aparelhos de aquecimento. Então o remédio natural manterá sua qualidade por muito tempo.