Entre os amantes dos produtos apícolas, o néctar, coletado em regiões ecologicamente limpas, é especialmente valorizado. Altai é considerado um desses lugares - é aqui que se concentra um grande número de plantas melíferas únicas. Por isso, a região é famosa em todo o país pelo mel de Altai. Este produto apícola possui diferentes tipos. Além disso, todos eles contêm muitos componentes úteis.
Composição e aparência
O conceito “Altai” inclui diferentes tipos de néctar, que se distinguem por características únicas.Ao mesmo tempo, o mel de alta montanha contém muitas vitaminas diferentes - grupos B, C, PP, K, H. O produto também contém um grande número de enzimas. Estes incluem amilase, invertase e fosfatase. O produto também contém microelementos - em particular potássio, fósforo, cálcio, cobre, ferro.
Esta variedade contém até 40% de frutose. No entanto, também contém outros açúcares - em particular sacarose e glicose. O conteúdo exato dessas substâncias depende das flores das quais as abelhas coletam o néctar.
O mel de Altai é caracterizado por propriedades únicas:
- Aroma. Este tipo de mel é considerado um mel de ervas. Portanto, suas propriedades dependem das plantas melíferas que foram utilizadas pelas abelhas para fabricar o produto. O mel de Altai pode ser feito de sálvia, orégano, tomilho, madressilva e muitas outras plantas encontradas nas montanhas. O aroma do produto varia, mas é sempre bastante rico e contém uma nota dominante.
- Qualidades gustativas. Também dependem muito da composição do produto. Ao mesmo tempo, existem algumas características comuns. Um produto natural é sempre caracterizado por um sabor adocicado rico e agradável. Definitivamente contém notas ácidas e leve amargor.
- Cor. Pode ser diferente. Neste caso, tons de branco, âmbar, amarelo claro ou mais escuro são aceitáveis.
- Consistência e cristalização. Este tipo de mel cristaliza rapidamente. Ao mesmo tempo, de viscoso e líquido, torna-se bastante duro e contém inclusões cristalinas.
Os benefícios do mel Altai
Este tipo de mel possui muitas propriedades benéficas. Com seu uso regular, você pode obter os seguintes resultados:
- melhorar o funcionamento dos órgãos digestivos;
- conseguir um efeito antibacteriano e cicatrizante;
- acelerar a recuperação de infecções virais respiratórias agudas e lesões do trato respiratório superior;
- restaurar o funcionamento do sistema imunológico;
- lidar com patologias dos órgãos genitais em mulheres;
- eliminar a anemia;
- melhorar o quadro de doenças estomacais, gastrite, úlceras, problemas de acidez;
- livrar-se do excesso de peso;
- lidar com doenças cardíacas e vasculares.
Os benefícios do mel de flores de Altai não param por aí.
O produto é considerado um substituto natural do açúcar. Portanto, às vezes é permitido usá-lo mesmo com diabetes.
Além disso, este tipo de mel é útil para fins cosméticos. O produto contém muitos aminoácidos e antioxidantes, o que faz bem ao estado da pele e dos cabelos. Com a ajuda da substância é possível uniformizar a tez, fechar os poros, eliminar pequenas feridas e arranhões e eliminar marcas de acne.
Tipos
Hoje, são conhecidas diversas variedades de mel de Altai, cada uma com características únicas.
Montanha
Este mel apresenta tonalidades amarelo-marrom, esverdeadas e vermelhas. O néctar é caracterizado por um rico aroma floral e um sabor ligeiramente amargo. O produto da montanha tem textura líquida e ao mesmo tempo viscosa. Ao mesmo tempo, cristaliza lentamente. Esse processo leva até 3 meses.
Campo
Portanto, este tipo de mel de Altai é considerado o mais comum. O produto natural geralmente apresenta uma tonalidade âmbar. Também é caracterizado por uma consistência espessa e um rico aroma de ervas. Existem notas ácidas no paladar.
Lugovoy
Este tipo de néctar é considerado rico em calorias. 100 gramas do produto contêm 315-400 quilocalorias. O néctar deve ser coletado desde o início da primavera até as primeiras geadas. A cor é amarela ou esverdeada.O mel do prado é caracterizado por um aroma floral-herbal e um sabor adocicado com notas de nozes.
taiga
Nesta zona, as gramíneas e árvores florestais são consideradas as principais plantas melíferas. O néctar da Taiga é caracterizado por tons amarelos ou avermelhados. Neste caso, o processo de cristalização leva de 1,5 a 2,5 meses. O produto tem consistência espessa e viscosa e sabor adocicado. Às vezes há notas de limão.
Plantas de mel de Altai
Existem muitas plantas melíferas crescendo em Altai. Assim, as abelhas produzem mel de taiga principalmente a partir de melada, morango, acácia e angélica. O néctar da montanha é obtido a partir de lavanda, trevo, erva de São João e castanha selvagem. Para fazer mel do prado, as abelhas usam tomilho, dente-de-leão, flores e camomila. O néctar do campo é obtido de plantas agrícolas - colza, trigo sarraceno, sanfeno.
Existem contra-indicações e danos?
Este tipo de mel pode causar sérios danos a algumas pessoas. É importante levar em consideração que o produto possui as seguintes contraindicações:
- doenças agudas do sistema digestivo;
- insuficiência renal ou hepática;
- doença de urolitíase;
- reações alérgicas a produtos apícolas;
- idade inferior a 3 anos;
- hipervitaminose.
É importante que as pessoas com diabetes mellitus dependente de insulina consultem seu médico antes de consumir produtos apícolas.
Recursos de armazenamento
Recomenda-se armazenar o produto doce a uma temperatura de +5-20 graus. É importante manter valores estáveis, sem oscilações bruscas. O melhor é guardar o néctar em um recipiente de vidro. Neste caso, vale a pena usar recipientes de vidro escuro. Graças à proteção contra a luz solar, você não precisa se preocupar com a possibilidade de o produto começar a fermentar ou azedar.
O mel de Altai é um produto único que traz grandes benefícios à saúde.Contém muitas vitaminas e microelementos valiosos. Ao mesmo tempo, é importante consumir corretamente o néctar de abelha, observando rigorosamente a dosagem.